“Mar Salgado”: Resumo de 22 a 28 de dezembro

[tps_header]

Mar Salgado Capa

Resumo da novela “Mar Salgado” de  22 a 28 de dezembro

[/tps_header]

87º Episódio 

Destaque: Martim entra sorridente no quarto de Carlota e fica em pânico quando não a vê deitada na cama e Joana lhe diz que ela teve alta e que foi levada pela mãe.

Amélia assume que não tem coragem para contar a Carlota que Leonor é sua mãe biológica e tenta convencê-la a manter o segredo. Leonor, irritada, responde que nada mais há para conversar e pede a Amélia que saia da sua casa, garantindo-lhe que se vai apresentar a Carlota como sua mãe. Amélia fica destroçada.

Enquanto isso, André consola Kika e esforça-se para desdramatizar o facto de ela ter descoberto que Carlota é sua irmã. Kika está demasiado revoltada e jura que jamais via perdoar as mentiras do pai, ainda que André tente limpar a imagem de Gonçalo.

Mateus deixa a casa de Sebastião e despede-se com azedume da irmã, acusando-a de viver às custas do namorado. Madalena fica perturbada e pede ao escritor para irem passear. Na praia, Sebastião assegura que não pensa que ela esteja a viver às suas custas e, já que ela se está a sentir mal por não ter um emprego rentável, sugere-lhe que passe a fazer a revisão dos seus livros. Ela acaba por aceitar com a condição de não receber por isso. Sebastião sorri e beija-a, apaixonado.

Bento obriga Joni a deixá-lo ver o futebol consigo e desabafa a sua tristeza por não conseguir conquistar Cremilde, acusando Rogério de ser incompetente para o ajudar, longe de imaginar que o carteiro também quer a cunhada para si. Joni aconselha Bento a entreter-se com outras mulheres e decide pregar-lhe uma partida. Finge que vai combinar-lhe um encontro com uma amiga sua, mas liga para um dos homens que o tem andado a assediar e marca um encontro romântico para Bento na Lataria. Ele fica entusiasmado, acreditando que vai mesmo encontrar-se com uma mulher vistosa. Joni disfarça o sorriso, antecipando a confusão que aquele encontro vai dar.

Cremilde mostra-se indignada por Bento lhe ter oferecido roupa interior antiquada e Rogério aproveita para ganhar terreno ao rival e mal consegue controlar-se para não agarrar a cunhada. Num momento de fraqueza está prestes a beijar-lhe o pescoço mas é interrompido pela chegada da mãe e da prima. Tina fica desconfiada com a proximidade física do tio à mãe, enquanto Adelaide não repara em nada de estranho. Rogério tenta disfarçar o mais que pode, temendo que alguém tenha reparado no seu assédio a Cremilde.

Sílvia mostra-se chocada com o facto de Júlia ter sido despedida mas Rute diz mal dela. Idalina ralha com Rute e defende Júlia, enaltecendo as suas qualidades como trabalhadora e como pessoa.

Entretanto, Leonor conta a Júlia que Nuno aceitou empregá-la no centro de mergulho para cuidar da parte administrativa. Júlia agradece a oportunidade mas recusa, pois teme que o beijo que deram possa interferir com o trabalho, ou que Xavier venha a descobrir esse momento de fraqueza. Para mudar o rumo da conversa, pergunta a Leonor como está Carlota. A amiga conta que a filha está a recuperar, mas rapidamente revela a angustia que está a viver, pois está certa de que Amélia e Gonçalo não vão permitir que ela se aproxime dela.

Nuno conta a André que Gonçalo despediu Júlia da fábrica e que decidiu oferecer-lhe emprego como administrativa do centro de mergulho. André acha que ele está a misturar situações mas Nuno nega que o beijo que lhe deu tenha qualquer importância, lembrando que até já lhe pediu desculpa. André, por seu lado, conta que Vera não desiste de o levar para o Brasil e que até a mãe já lhe ligou para o convencer.

Impotente para convencer André a ir consigo para o Brasil, Vera telefona a Gonçalo e diz que tem de lhe pedir um favor.

Empenhados em evitar a todo o custo que Leonor se aproxime de Carlota, Gonçalo e Amélia estudam a melhor maneira de a controlarem. Gonçalo diz à irmã que assim que Carlota tiver alta deve levá-la para um colégio interno na Suíça. Amélia duvida que ela queira estudar fora do país e Patrícia acha que estão apenas a adiar o problema e que mais tarde, ou mais cedo, Carlota saberá a verdade. Gonçalo jura que se for preciso monta guarda à porta do quarto da rapariga e manda Amélia tratar da viagem, comprometendo-se a conversar com Martim, para que ele autorize que a filha termine os estudos na Suíça.

Leonor fica irritada com Diogo, pois o irmão defende André, compreendendo os motivos que ele alegou para ter escondido que Carlota é a sua filha. O momento é de alguma tensão, mas os irmãos acabam por se entender. Entretanto, Vera decide aparecer em casa de Leonor e esta é apanhada de surpresa. A executiva pede-lhe que liberte André, confessando que ele não aceitará ir com ela para o Brasil enquanto tiver a esperança de a reconquistar. Leonor garante que isso nunca irá acontecer e força a saída de Vera. Depois de fechar a porta, Leonor não esconde a irritação que lhe invade a alma.

Idalina e Elsa incentivam Júlia a aceitar o emprego que Nuno lhe ofereceu no centro de mergulho, convencidas de que Xavier até vai ficar satisfeito por ela ter trabalho. Júlia continua indecisa mas reconhece que o marido está um homem diferente, para melhor.

Catarina faz um carinho a Tiago dizendo que o adora e ele sente-se envergonhado. A mãe deixa-o na mesa do restaurante a sós com Joana para ir lavar as mãos antes de começarem a almoçar. Tiago agradece à médica por não ter contado que ele não foi às aulas para ficar com Carlota no hospital. Joana fica feliz por perceber que o rapaz está mais próximo dela.

Carlota pede a Martim para voltar para casa dos avós quando sair do hospital, insistindo para que ele faça as pazes com a mãe. Martim não atende aos desejos da filha e reafirma que a separação de Amélia é irreversível.

Martim sai do quarto de Carlota e encontra Gonçalo no corredor, preparado para visitar a rapariga. Martim trava-o e manda-o embora, ameaçando contar a Carlota que ela é sua filha. Gonçalo fica furioso mas afasta-se, resignado.

Vitória junta Eva e Daniel na Lataria, na esperança de que eles possam ficar juntos. No entanto, Eva, que não conseguiu mudar de capitania, insiste em dar prioridade à sua carreira na Polícia Marítima e deixa claro a Daniel que não há qualquer possibilidade de namorarem.

Diogo janta em casa de Sílvia e brinca com ela, dizendo que a cozinha não é o seu forte. Ela volta a deixá-lo atrapalhado com as provocações que lhe faz. Mais a sério, Sílvia nota que ele não tomou a insulina que necessita e Diogo mente, respondendo que o médico lhe reduziu as doses, dando ideia que está muito melhor da diabetes.

Leonor, sozinha em casa, recorda angustiada a visita que fez a Carlota no hospital, desejosa de lhe contar que é a sua mãe biológica.

Joana procura um familiar de Carlota no hospital e encontra Gonçalo. Acusando algum desconforto, confidencia que as últimas análises clínicas revelaram que ela está recuperada e que vai tratar de lhe dar alta. Gonçalo abre um sorriso e agarra e faz uma chamada telefónica.

Amélia faz mais uma tentativa para que Martim deixe Carlota regressar a casa mas ele reafirma que não quer a filha perto de Gonçalo e mantém a intenção de continuar a viver com a miúda no hotel enquanto não alugar uma casa.

Leonor insiste em ir ao hospital mais uma vez para estar com Carlota. João oferece-se para ir no seu lugar para perceber se Gonçalo lá está, pois não acha prudente que Leonor se cruze com ele.

Martim entra sorridente no quarto de Carlota e fica em pânico quando não a vê deitada na cama e Joana lhe diz que ela teve alta e que foi levada pela mãe. 

Pages: 1 2 3 4 5 6