Morreu o autor de novelas Gilberto Braga [1945 – 2021]

Gilberto Braga
Gilberto Braga [1945 – 2021]

Morreu na noite de hoje [hora de Brasília], aos 75 anos, o autor brasileiro de novelas de sucesso Gilberto Braga.

O autor estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro e sofria de doença de Alzheimer. Faria 76 anos na próxima segunda-feira, 1 de novembro.

Gilberto Braga foi responsável por escrever alguns grandes sucessos da teledramaturgia da Rede Globo como “Escrava Isaura”, “Dona Xepa”, “Dancin’ Days”, “Anos Dourados”, “Vale Tudo”, “Água Viva”, “Celebridade” ou “Paraíso Tropical”. O seu trabalho mais recente trabalho foi a novela “Babilónia”, de 2015.

Formado em Letras no Rio de Janeiro, chegou a trabalhar como professor de francês e crítico de teatro e cinema no jornal O Globo antes de começar a sua carreira como autor. A estreia na TV foi em 1973, quando escreveu dois episódios de “Caso Especial”.

Nome por trás de muitos sucessos, foi com “Vale Tudo” que ele conquistou um feito até hoje não superado: 86% dos televisores do Brasil estavam ligados no último capítulo da novela, para descobrir o grande mistério de quem havia matado Odete Roitman (Beatriz Segall). A trama de assassinatos misteriosos, inclusive, acabou por se tornar comum nos seus trabalhos seguintes.

Outro grande feito da sua carreira foi com “Paraíso Tropical”, de 2007, que chegou a ser indicada ao prémio de melhor novela no Emmy de 2008.

Um dos principais suspenses das novelas brasileiras – ‘Quem matou Odete Roitman?’ – foi criado pelo autor, na novela “Vale Tudo”, protagonizada por Regina Duarte e Glória Pires.

Gilberto Braga também criou mistérios com «Quem matou?» na minissérie “Labirinto”, com a personagem Otacílio (Paulo José), e em novelas como “Celebridade” (2003), com a personagem Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), e “Força de um Desejo”, com Henrique Sobral (Reginaldo Faria).

A quase totalidade da obra de Gilberto Braga foi emitida em Portugal pela RTP, SIC ou mesmo no canal de cabo Globo Portugal.

Algumas das novelas do escritor foram adaptadas fora do Brasil. “Dancin’ Days” é uma delas. A trama da SIC é uma das mais vistas do século, até à data.