Oficial: RTP perde exclusividade na emissão do Euro 2016

Euro 2016

A RTP adquiriu os direitos de transmissão televisiva do Euro 2016 na sua totalidade. A empresa pública tinha nas suas mãos a possibilidade de exibir os jogos de futebol em sinal aberto (RTP1 e RTP2) e no Cabo (RTP3 ou num canal criado para o efeito).

No decorrer do processo houve tentativas, por parte da RTP, de venda dos direitos à SIC, TVI, Sport TV e BTV. As privadas de sinal aberto recusaram à partida a proposta por esta não incluir jogos de Portugal nem de equipas de primeira linha.

Já a Sport TV ofereceu resistência à compra do pacote de jogos e chegou a falar-se na possibilidade da BTV avançar para o negócio, o que não se veio a verificar.

A cerca de 5 semanas do início do Euro 2016, que se vai realizar em França, a RTP fechou acordo com a Sport TV para a venda dos jogos do evento desportivo. A RTP não abriu mão, no entanto, da transmissão de todos os jogos da seleção de Portugal e de outros, num total de 24 partidas.

A estação de desporto da Controlinveste fechou a transmissão do Euro 2016 na íntegra, em sinal fechado. Já a RTP mantém a transmissão exclusiva em sinal aberto de todos os jogos da seleção portuguesa, o jogo inicial, as meias-finais, todas as partidas dos quartos-de-final, a final e, em cada dia dos oitavos-de-final, a RTP vai transmitir um jogo.

Do lado da Sport TV fica a transmissão, na íntegra, de todos os 51 jogos, sendo que em 24 partidas não terá exclusividade, mas partilhará a emissão com o operador público.

Com a recusa da SIC e TVI em sublicenciar o pacote de jogos que a RTP propôs, o operador público será o único canal em sinal aberto a transmitir desafios do campeonato europeu.