Namorada de Carlos Areira, Rosa Belo Soares também está focada em conquistar um lugar no mundo da representação. Depois de ter tentado a sua sorte no casting de “Dancin’ Days”, para a personagem Mariana, a jovem chegou a ser umas das finalistas, mas perdeu o papel para Joana Ribeiro.
Com o novo casting proporcionado para “Ambição”, onde a SP Televisão pedia jovens atrizes que soubessem andar a cavalo, Rosa Belo Soares voltou a participar na esperança de ficar com o papel.
Porém, o papel que se destinava à nova revelação de “Ambição” acabou por ser dado a Joana Ribeiro. Consequentemente, a namorada do ator Carlos Areia lançou duras críticas a todo o processo realizado pela produtora e pela SIC, incluindo a Joana Ribeiro.
Em entrevista à TV7 Dias, Rosa Belo Soares esclarece que não criticou o estatuto da Mariana de “Dancin’ Days”, mas sim o «sistema de casting»: «Não acusei ninguém, nem falei com ninguém. Acusaram a Joana e não percebi porquê. Acho que poderiam ter sido mais discretos e assumir que não tinham escolhido ninguém porque já tinham uma pessoa que conheciam o trabalho… e deveriam entregar a personagem a essa pessoa.»
As suas declarações não são ressentidas, pois jovem sabe que «faz parte ser recusada» nesta profissão. Apenas teria sido «mais lógico para toda a gente que fez o casting, porque houve muita gente que se deslocou de bastante longe e esteve muitas horas À espera, para depois acabar assim. É revoltante, porque estão ali a tentar a sorte, mas faz parte, faz mesmo parte. Acho que era o lógico.»