RTP ‘desmonta’ parcialmente o ‘daytime’ esta sexta-feira

A RTP1 não vai exibir, na próxima sexta-feira, o “Há Tarde”. Vanessa Oliveira e Herman José dão lugar a Catarina Furtado e Jorge Gabriel.

A estação pública prepara o espetáculo solidário “Maratona da Saúde” que está de regresso aos ecrãs da RTP no próximo dia 27 de março, sexta-feira.

Numa emissão de nove horas, entre as 14h e as 20h e, depois, entre as 21h e as 24h, a maratona televisiva une a música e o humor à angariação de fundos para a investigação científica sobre a Diabetes, o tema desta segunda edição da Maratona da Saúde. Jorge Gabriel é o embaixador e vai apresentar este espetáculo solidário em conjunto com Catarina Furtado sob o mote «Juntos vamos vencer a Diabetes».

José Cid, Kátia Guerreiro, Berg, Paulo de Carvalho, Jorge Palma, Ricardo Ribeiro, Sara Tavares, Luiz Caracol, Miguel Ângelo e Eduardo Nascimento são alguns dos artistas que vão abrilhantar este espetáculo que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Segundo Jorge Gabriel, «estas iniciativas estão no conjunto das atividades de cidadania, onde todos nos devemos envolver. A Maratona da Saúde é a oportunidade de colaborarmos com homens e mulheres que desenvolvem um trabalho incansável de pesquisa de tratamento desta doença, a diabetes, e concomitantemente aprofundarmos o nosso conhecimento sobre este flagelo, silencioso, que nos corrói sem disso darmos conta. Simples gestos, como uma chamada telefónica, podem tornar mais próxima a cura. Contamos consigo. Ah, entretanto, cuide de si. Coma várias vezes ao dia, de preferência fruta e vegetais. Pratique exercício físico, e isto não implica ganhar uma maratona. Durma oito horas por dia, e sorria para a vida, porque por muitos males que lhe sucedam, não há nada mais importante que a sua existência».

Esta iniciativa permite, através do entretenimento, sensibilizar os portugueses para a doença da Diabetes, com testemunhos e histórias de vida não só de anónimos como também de figuras conhecidas do grande público.

Ao longo da emissão, os telespectadores poderão contribuir para esta causa através de chamadas para o número de valor acrescentado e as chamadas estarão a ser atendidas por um Call Center especialmente formado por caras voluntárias da RTP, da PT e cientistas portugueses.

Na primeira edição, dedicada ao tema do Cancro, a maratona televisiva foi emitida durante nove horas em direto, na RTP1 e RTP Internacional, e permitiu angariar mais de 160 mil Euros para a causa da Maratona da Saúde, através de cerca de 230 mil chamadas telefónicas e o envolvimento de mais de 150 voluntários.