RTP quer lançar canais na TDT

A televisão de serviço público portuguesa quer colocar os seus canais de cabo, Informação e Memória disponíveis na Televisão Digital Terrestre (TDT).

rtp

Segundo dados do Projeto Estratégico da empresa pública, que acabou chumbada pelo Conselho Geral Independente (CGI), “Em termos de canais temáticos (informação e arquivo-memória), estes estarão disponíveis para emissão em sinal aberto, no momento em que tal seja possível, pois há condicionalismos tecnológicos (TDT) e de modelo de receitas, que não estão ultrapassados“.

O ministro que tutela a RTP, Poiares Maduro defende a introdução destes canais na plataforma digital, mas devido a questões financeiras ainda não foi possível. Contudo o ano de 2015 pode trazer novidades, faltando apenas saber quais os planos do Governo sobre o alargamento da oferta em TDT.

A inclusão destes canais na TDT terá um custo aproximado de 12 milhões de euros para a RTP. Cerca de sete milhões dizem respeito ao preço que o grupo público teria de pagar à Portugal Telecom pelo transporte do sinal destes canais na TDT. Contudo as receitas de cinco milhões de euros anuais que recebe por fazer parte das diferentes operadoras de cabo deixam de entrar nos cofres do estado.Além disso, a RTP iria perder cerca de cinco milhões anuais em receitas, o montante que recebe por estes canais fazerem parte dos pacotes das operadoras de distribuição, como a NOS, MEO, Vodafone e Cabovisão.