RTP1 emite documentário “PS 50 Anos – A Raíz Alemã”

PS 50 Anos – A Raíz Alemã
“PS 50 Anos – A Raíz Alemã”

Em abril de 1973, foi fundado na Alemanha o Partido Socialista português. Hoje, 50 anos depois, a RTP revisita esse momento, a memória dos seus fundadores e as raízes alemãs, com recurso a imagens inéditas da criação de um partido que viria a ter um protagonismo dominante no processo democrático que se seguiu ao 25 de Abril.

Para a realização do documentário, a RTP falou com os fundadores da histórica reunião de Bad Munstereifel. Um deles, Rui Mateus, afastou-se da política e há quase 30 anos que não dava entrevistas depois de publicar um livro bastante polémico, “Contos Proibidos: Memórias de Um PS Desconhecido”. Aceitou romper o silêncio e falou em exclusivo à RTP.

Os momentos que marcam os 50 anos da história do Partido Socialista que, com apenas dois anos de existência, em 1975, venceu de forma surpreendente as eleições para a Assembleia Constituinte. Ao longo destes anos, os seus líderes conseguiram conquistar por duas vezes maiorias absolutas (José Sócrates e António Costa) ou estiveram lá perto (António Guterres). Dois dos seus secretários gerais conseguiram também ser eleitos para duplo mandato como presidentes da República, Mário Soares e Jorge Sampaio. Mas a personalidade dominante foi, sem dúvida, Mário Soares. Foi ele que assumiu a partir de 1964, com Manuel Tito de Morais e Francisco Gomes da Costa, a ideia de federar a oposição republicana, que não se identificava com o comunismo, numa organização política, a Ação Socialista Portuguesa.

50 Anos de História e memórias no documentário “PS 50 Anos – A Raíz Alemã”, da autoria de Jacinto Godinho e imagem de Carlos Oliveira, hoje, logo a seguir ao “Telejornal”, na RTP1.