Semana 11: Duarte pede o divórcio e Inês ameaça fugir com o filho

194º Episódio

Duarte combina um encontro com Júlia e pede a Gui que tome conta da agência de viagens na sua ausência. O irmão aceita a tarefa e dispõe-se a inventar uma desculpa, se Inês telefonar ou aparecer à procura do marido, prometendo enviar uma mensagem de aviso a Duarte. Este agradece e vai embora entusiasmado, perante o olhar reprovador de Gui.
Algo envergonhados, Bruno e Tânia assumem que são namorados, mas combinam contar apenas aos amigos. Com receio de que vão à sua procura, entra na loja de Nicole que acaba de arranjar as unhas de Áurea que está entusiasmada por ir levar Lourenço a jantar em casa dos pais, mas também insegura por ser a primeira vez. Nicole aconselha a amiga a não se afligir, pois os pais querem sempre o melhor para os filhos. Áurea acrescenta que Bruno gostou do namorado dela e o filho confirma. A manicura diz que sendo assim, ela já tem a aprovação da pessoa mais importante. Nicole e Áurea ficam derretidas quando Bruno se despede de Tânia com um beijo na cara.

Hugo vai tomar um café ao centro comercial e deixa Isabel muito desconfortável, insistindo em fazer conversa com ela. Primeiro diz mal de Miguel, considerando-o brejeiro por ter posto o nome de Insónia à loja de lingerie. Isabel, enfadada, esclarece que Miguel é um simples empregado. Hernâni aproxima-se nesse momento e avisa Hugo que o shoping tem câmaras de vigilância e que os seus seguranças estão bem treinados, para atirarem um homem ao chão se for preciso. Hugo fica indignado e diz que não é ladrão. Hernâni olha-o de alto a baixo e vai embora. Hugo afirma que, pelos vistos, vai ser difícil convencer as pessoas das suas boas intenções. Isabel não disfarça o incómodo e confirma o que ele diz, ficando ainda mais desagradada por ter de responder às perguntas que Hugo faz sobre Jorge. Ao saber que ele está a trabalhar numa revista, diz que lhe vai telefonar. Isabel fica desagradada e desabafa com Luísa, preocupada por ter falado do irmão com Hugo e com o que este possa querer dele.
Jorge está no gabinete de Artur e recebe com desagrado a chamada de Hugo, recusando-se a atender, explicando que ele deixou de merecer a sua amizade quando se tornou ganancioso por dinheiro e se transformou noutra pessoa. Artur concorda que ele fez bem em não confrontar Hugo, pois sabe tratar-se de um indivíduo violento. Jorge enaltece a coragem que Júlia teve ao denunciar o traficante e contribuindo para o meter na cadeia, mas percebe que o assunto é desagradável para Artur. Este, reconhece que não está a ser fácil lidar com Júlia na revista, pois ainda gosta dela.

Júlia e Duarte encontram-se às escondidas num parque de estacionamento e beijam-se apaixonados. Ele afirma que não vai aguentar a situação durante muito tempo e que já não tem vontade de voltar para casa. Perturbado, conta que a mãe e Inês já estão a fazer planos para o futuro do seu filho que ainda nem nasceu. Duarte diz a Júlia que não pode ficar com ela muito tempo, pois tem Inês à espera para irem jantar a casa dos pais dela. Júlia, apesar de triste, afirma que não vai agora começar a cobrar-lhe por passar menos tempo consigo do que com a mulher. Os dois abraçam-se sofridos.
Lurdes descobre a caneta de Bernardo no quarto de Teresa e arma-se em sonsa, perguntando à patroa se a caneta pertencia ao seu falecido marido. Teresa fica incomodada e pede à empregada que seja discreta como sabe ser. Lurdes finge retirar-se mas fica a ouvir o telefonema que Teresa faz a Bernardo, para que vá reaver a caneta. A empregada está cada vez mais desagradada com a proximidade de Teresa ao advogado.

Duarte regressa a casa e Inês confessa que já estava a pensar que ele tinha esquecido o jantar em casa dos avós. O marido justifica o atraso com um problema de última hora que teve de resolver na agência de viagens. Inês frisa que é um dia importante para Áurea que vai apresentar o namorado à família. Duarte responde que vai tomar um duche rápido e Inês dá-lhe um beijo em sinal de agradecimento.
Amélia deseja que o namorado de Áurea não seja esquisito com a comida. Ester tranquiliza a empregada, lembrando que os cozinhados que ela faz não dão margem a esquisitices. Alberto, mostra má vontade para com Lourenço e defende que elas não deviam estar preocupadas com o jantar do Barba Ruiva, depois de terem passado o dia a trabalhar na fábrica. Ester põe água na fervura e defende que devem ser amáveis com o namorado de Áurea, porque ela gosta dele. Para Alberto desanuviar, sugere que ele ligue à outra filha, Carminho, convidando-a e a Jorge para o jantar. Alberto dispara que quantas mais pessoas melhor, pois assim não terá de conversar com Lourenço. No entanto, Carminho recusa o convite que o pai lhe faz, dizendo que precisa de descansar, porque no dia seguinte vai regressar ao trabalho. Depois de desligar, Carminho vai abrir a porta de casa, porque alguém, tocou à campainha. Fica estarrecida ao deparar-se com Hugo, que entra a perguntar por Jorge. Visivelmente assustada, responde que o companheiro está em reportagem e que o melhor que ele tem a fazer é esperar que as suas chamadas sejam devolvidas. Carminho só se acalma quando Hugo afirma que ali foi apenas para pedir desculpas pelo mal que causou à sua família e ao amigo. Carminho diz que é difícil acreditar no seu arrependimento mas ele diz que tinha de tentar.

Alberto faz uma cena de ciúmes, porque Vera aproveitou a boleia de Sebastião na faculdade para regressar a casa e não esperou que o tio a fosse buscar. Ester diz que ele está enciumado, mas Alberto responde que esta apenas preocupado e quer evitar que Vera ande mal acompanhada. A sobrinha dá-lhe um abraço e diz que ele é o homem mais importante para si.
Jorge fica zangado quando chega a casa e Carminho conta que Hugo foi ali à sua procura. Ela confessa que ficou receosa mas que, afinal, ele pretendia apenas pedir desculpas pelos danos que causou à sua família. Jorge quer tirar a história a limpo e marca um encontro com Hugo no centro comercial.
Isabel comenta com Urbano que o seu café parece um confessionário e que até teve de dar conversa a Hugo, que lhe prejudica o negócio, pois ninguém quer ir ao café quando ele ali está. Urbano, previdente, aconselha a namorada a tratar Hugo de forma cordial para não arranjar problemas. Isabel muda de assunto e incita Urbano a tentarem que ela engravide, pois assegura estar ainda no período fértil. O médico diz que desta vez será à sua maneira e coloca uma música para começarem a dançar. Isabel olha para o relógio, ansiosa, aceitando dançar apenas uma música.

Babi janta em casa de Raquel, queixando-se de que perdeu muito tempo no médico, onde foi fazer uma nomografia. A amiga recorda-se de que teve em tempos um mioma, considerando fundamental realizar esses exames. Babi oferece-lhe companhia para a noite no Dancin’ Days, até porque Nonô vai ficar a estudar com colegas. Raquel revela que também não se quer deitar tarde, porque tem de acompanhar Mariana a agências de modelos para mostrar o book que ela fez na Blondie. Ao confirmar que Mariana e Júlia ainda estão zangadas, Babi diz que a rapariga tem a quem sair na teimosia, arrancando um sorriso a Raquel.

Nessa mesma noite, Mariana procura Júlia, reconhecendo que não se portou bem e que exagerou na vontade de ganhar o concurso da Blondie, disposta a tudo para o conseguir. Júlia aceita as desculpas e justificações da filha e faz as pazes com ela. Júlia oferece à filha o curso em Londres caso ela se disponha a fazê-lo. Mariana abraça a mãe num gesto de gratidão.
Cátia regressa a casa desalentada, depois de um dia de gravações do filme de zombies. Gui brinca com ela e abraça-a com a intenção de seduzir a namorada para uma noite de amor. Fica desiludido, pois Cátia afasta-o dizendo que vai tomar banho, vestir o pijama e ver filmes com actrizes a sério.
Lourenço passa por casa de Teresa para reaver a sua caneta e ela aproveita a oportunidade para corresponder ao charme do advogado, convidando-o para jantar. Enquanto Teresa se afasta para informar Lurdes, Bernardo observa-a intrigado.

Duarte, Bruno e Alberto, conversam com Lourenço sobre a sua vida profissional no mar. Lourenço causa entusiasmo em Bruno quando diz que tem o posto de primeiro imediato. Bruno, ouve as aventuras da viagem que Duarte fez à Índia e diz que também gostava de fazer uma viagem dessas. Lourenço dispara que têm de o levar a passear de barco. Alberto não aceita o convite porque quer sempre ter os pés assentes na terra. Na cozinha, as mulheres preparam o jantar e Ester comenta que os homens estão melhor a conversar sozinhos. Amélia deseja que não se zanguem e pensa nas implicâncias de Alberto. Inês assevera que o avô não é capaz de tratar mal alguém e conta à avó que tem realizado pequenos trabalhos de arquitectura e pergunta por Carminho. Ester diz que ela não vai jantar porque precisa de descansar. Inês compreende os cuidados que a tia está a ter com a gravidez e joga a mão à sua própria barriga, mas ninguém repara.

Jorge dá um raspanete a Hugo por ele ter ido à sua procura e ter assustado Carminho. Hugo volta a dizer que já pagou pelos seus erros e que quer retomar a sua vida, criticando Jorge por ter recebido Júlia de braços abertos quando ela saiu da cadeia e não ter a mesma consideração por si. Enervado com a conversa, Jorge acaba por se descair e afirma que Júlia pagou por um crime que não cometeu, insinuando que quem atropelou mortalmente um homem foi Raquel. Ao perceber o seu erro, Jorge vai embora de forma precipitada, deixando Hugo a pensar como foi Raquel capaz de deixar a irmã pagar por um crime que ela cometeu.

Teresa e Bernardo terminam o jantar e conversam num clima de romantismo com ela a confessar que não sabe lidar como que sente por ele, uma vez que durante largos anos viveu com Francisco um casamento de fachada e sem afectos. Bernardo desfaz-se em elogios à sua beleza e diz que Teresa é bastante sexy. De repente, o advogado lembra-se que deixou a escritura do prédio de Teresa que vendeu e vai buscá-la. Aproveitando que a patroa está sozinha, Lurdes diz à patroa que não está disposta a abdicar do lugar que ocupa na sua vida, partilhando coisas de que mais ninguém sabe. A empregada critica Teresa por esta nem colocar a hipótese do advogado ser um oportunista e faz-lhe um ultimato: ou se livra dele, ou ela vai à polícia contar tudo o que sabe. Teresa reage e diz que não vai permitir que Lurdes controle a sua vida. A empregada assegura que viverá melhor com ela ali em casa do que na cadeia. Teresa fica em estado de choque e Bernardo está à porta de casa, intrigado com o que acabou de escutar.

Pages: 1 2 3 4 5