Sinopse oficial! Conheça a história de “Papel Principal”, a nova novela da SIC

Papel Principal
“Papel Principal”

“Papel Principal” é a nova novela da SIC. A estreia da trama de Ana Casaca está marcada para hoje, após o “Jornal da Noite”.

Conheça a história de “Papel Principal”, a história de uma atriz de sucesso e da sua rival, que fará de tudo para lhe roubar a carreira:

Catapultada para a fama ainda jovem, na série Juvenil “Os Eleitos”, Aurora Guerra (34 anos) continua a ser reconhecida como a nossa mais popular atriz de comédia. Além da famosa série juvenil que a lançou já fez novelas e estreou há uns meses uma série à qual emprestou o próprio nome – “A Casa de Aurora” que está a ser um estrondoso sucesso. Faz também teatro musical. Mas, por detrás de uma mulher determinada e bem-humorada, esconde-se alguém manipulado toda a vida por uma mãe que, apesar de tudo ter feito para que a filha tivesse sucesso, sente inveja secretamente, pois a filha vive tudo o que ela nunca conseguiu para si.

Os pais, Júlio Guerra (55 anos) e Irene Guerra (54 anos) inscreveram a jovem Aurora no casting para uma série juvenil e, ao perceber que a decisão estava entre ela e outra rapariga da sua idade, Lúcia Rocha (34 anos), Irene não se coíbe de puxar dos seus galões junto do diretor de casting, um antigo conhecido (e ex-amante) e influenciar a escolha.

Ao contrário de Aurora, que cresceu numa família financeiramente estável, Lúcia nunca teve nada além do sonho de representar. Criada por uma mãe negligente e sem posses, num bairro problemático (Bairro Horizonte), viu nesta audição uma oportunidade de fugir à sua vida e assim que presenciou a reação ao seu desempenho, teve a certeza de que conseguiria o lugar da protagonista que procuravam. Mas estava enganada e percebe isso no momento em que vê a mãe de Aurora a conversar de forma íntima com o diretor de casting, seguindo-se a vitória de Aurora no lugar de protagonista da série.

Ao confrontar Irene esta acaba por humilhá-la e, numa discussão acesa, Lúcia tenta agredi-la, mas dá-se um acidente inesperado e esta quase perde a vida, ao ser empurrada e caindo na estrada. Irene afasta-se, sem se aperceber do que aconteceu. Lúcia fica com marcas numa perna, passando a coxear e tem a certeza de que as suas hipóteses como atriz morreram.

Vinte anos depois, vamos encontrar Aurora, prestes a estrear mais um musical, no Teatro Paraíso, recém-comprado por ela e pela família. Também vamos encontrar Lúcia prestes a ser apanhada pela polícia, na sequência de um assalto.

Neste abismo em que Lúcia assiste a mais um sucesso da mulher que lhe roubou o futuro, Lúcia sente que está num caminho sem retorno e, movida pelo ódio que lhe tem, decide que chegou a altura de se vingar: se ela não tem futuro, Aurora e a mãe não o terão. Arranjará maneira de se infiltrar na vida de Aurora e, juntamente com o seu melhor amigo, Paulo Peixoto (35 anos), irão tirar-lhe tudo. Tal como um lobo em pele de cordeiro, Lúcia transformar-se-á numa presença indispensável na vida profissional e pessoal de Aurora, boicotando-a, sem que esta o imagine, afastando-a dos pais, isolando-a, até se tornar na única pessoa em quem Aurora confia. Mais tarde Paulo terá como missão fazer com que Aurora se apaixone por ele.

Fred Nascimento (35 anos), o amor de juventude de Aurora, está de regresso a Portugal, depois de ter partido para os Estados Unidos, no final da primeira temporada da série “Os Eleitos” e, antes de conseguir contar-lhe que é casado, os dois envolvem-se e Aurora sente-se traída, quando descobre que Fred é comprometido.

Fred regressou a Portugal a fim de tratar da herança do pai, mas descobre que a cadeia de lojas que os pais possuíam Ponto sem Nó – enfrenta graves problemas financeiros, descobre também que o bairro onde o pai cresceu e se tornou num famoso campeão de boxe – o Bairro Horizonte – está em grave decadência, entregue ao crime. Ele decidir-se-á a ficar em Portugal e a recuperar o negócio e, como praticante de boxe, irá empenhar-se em tirar as crianças das ruas e levá-las para a Associação, mais concretamente para o ringue, onde terão mais hipóteses de descarregar o que têm de suportar diariamente. Vera Nascimento (38 anos) irá juntar-se ao marido, convencida de que, assim que a Ponto sem Nó tiver recuperado, os dois regressam aos Estados Unidos, longe de imaginar que o marido continua apaixonado por Aurora.

Aurora trabalha no Teatro Paraíso, que os pais compraram e onde funciona o estúdio, onde a sua série é gravada e o teatro, onde o seu musical é apresentado todas as noites.

Neste teatro, além de Aurora e os pais, trabalham também Diego Caseiro (27 anos), o maquilhador mulherengo, que teve de fingir que era gay, a fim de conseguir o trabalho. Matilde Silvestre (59 anos) , a atriz sénior da nossa série, que desempenha o seu papel com algum esforço, uma vez que ela é o oposto da sua personagem, Miguel Castilho (40 anos), o consagrado ator, que começa a sentir o peso e inseguranças da idade, apesar de ter apenas 40 anos, Daniela Teixeira (37 anos), que ainda sofre com a perda do marido, num acidente trágico, cujo culpado ela tenta até hoje encontrar, Roberto Batista (25 anos), um jovem ator que veio para Lisboa tentar a sua sorte e o criador da série e encenador do musical: Marcelo Pimenta (48 anos), que tem um feitio muito especial e, apesar de ser o melhor amigo de Júlio, está apaixonado por Irene. Este terá de enfrentar Inês Freitas (25 anos), que virá para ajudá-lo com os guiões da série, mas que prova ser mais talentosa do que ele. Além disto, Inês é a ex namorada de Roberto, disposta a tudo para que ele volte para ela.

No Bairro Horizonte, dominado por Ângelo Tavares (53 anos), com pulso de ferro, vivem Gabriela (25 anos), o seu braço direito e dona da Mercearia Horizonte, que está longe de imaginar que o homem que lhe deu a mão quando o seu pai desapareceu, é precisamente o homem responsável pelo desaparecimento do pai. Gabriela irá apaixonar-se por boxe, quando Fred reabre o ginásio na associação e praticará ali às escondidas de Ângelo, pois este é contra a ocupação daquele espaço por Fred e tudo fará para o expulsar do bairro.

No bairro vive a família Bezerro, Joel (50 anos), Marina (47 anos), Denise (24 anos), Zen (27 anos). Joel o obcecado sindicalista, que não consegue segurar um emprego por ser demasiado reivindicativo e que, em desespero, acabará por cair nas garras de Ângelo. Marina, que faz horas extraordinárias na Ponto sem Nó e é empregada de limpeza na casa de Aurora. Denise, cujo sonho é encontrar um homem rico e sair do bairro e Zen, que está determinado em juntar dinheiro para comprar uma casa aos pais, andando a amealhar desde criança, com os vários trabalhos que foi colecionando e sendo muito mais rico do que ele próprio imagina.

No bairro vive também Fernanda Peixoto (65 anos), a avó de Paulo, que recebeu Lúcia quando a mãe desta a abandonou no hospital, há 20 anos atrás. É uma mulher de força, que se recusa a compactuar com os esquemas de Ângelo e que não imagina que o neto que criou com tanto amor, vive ligado aos esquemas do gangster do bairro. Ela pensa que Ângelo foi o responsável pela morte da sua filha. Guarda também um segredo que poderá deitar por terra a sua relação com o neto.

Fora do bairro…

Café de Notícias

É o espaço recém-inaugurado por Pedro Dinis (40 anos), onde trabalham Zen e Alice Teixeira (17 anos), a filha de Daniela, que não imagina ter encontrado trabalho e uma relação de amizade com o homem responsável pelo acidente que vitimou o seu pai e que se instalou ali apenas para poder proteger a família do homem que vitimou, quando conduzia embriagado. O que não esperava era apaixonar-se por Daniela.

Atasca no Paraíso

É um restaurante gerido por Silvina Castilho (44 anos), mulher de Miguel Castilho. Ela veio de baixo e tem origens humildes, por isso, até hoje ainda não percebeu o que é que um homem lindo e famoso como Miguel viu nela. É, por isso, muito insegura em relação ao marido, mas em mais nada essa insegurança se revela.

Aqui não há turista que fique mal servido, se querem pizza Silvina diz que tem, claro que sim, e encomenda por telefone, cobrando-lhes o dobro do preço. Sabe que não pode ficar sem turistas, e se eles existem e têm dinheiro, que mal tem cobrar-lhes mais um bocadinho? É como se fosse uma taxa da cidade, é mais do que justo.

Quando Irene perceber que os ciúmes de Silvina estão a prejudicar a imagem do seu ator, uma vez que ela invade o palco do musical, ameaça-a com a polícia, caso ela se aproxime de novo dos estúdios.

Empolada pela raiva que sente de Irene, Silvina leva tudo à frente quando decide começar a escrever sob o pseudónimo Henrique Divo. Um crítico de artes, que aponta constantemente baterias a tudo o que é exibido naquele teatro e à série “A Casa de Aurora”. Não quer sequer saber que isso prejudique a série que sustenta o marido. Cada um dos atores pagaria para descobrir quem é este homem implacável, que parece odiar tudo o que venha da família de Aurora, mas ninguém imagina que, por detrás de um crítico tão mordaz quanto feroz, está uma mulher magoada.

Aqui trabalha também Denise, cujo grande sonho é casar com um homem rico e trepar a escadaria social sem esforço. Tem a certeza de que vai conseguir, é uma questão de tempo até que o seu homem rico lhe caia ao colo. Não diz a ninguém que vive no Bairro Horizonte, pois sabe que isso é meio caminho andando para ser discriminada e ficar afastada do seu objetivo.

Miguel e Silvina têm uma filha: Rita (17 anos), que vive envergonhada com o pai famoso. Podia imaginar-se que os adolescentes são capazes de matar por um pai que seja reconhecido na rua, mas isso é apenas na cabeça de quem não conhece um adolescente. Não se sente bem na sua pele, acha-se feia, com excesso de peso e é muito insegura. Em casa finge que tem imensos amigos, para não preocupar a mãe, mas na escola passa o tempo sozinha. É completamente viciada em videojogos e passa o seu tempo livre a dar tiros online. É aqui que ela brilha, enlouquecendo todos lá em casa, com o barulho dos jogos, é aqui que ela consegue ser ela própria, até chegar Roberto, que também joga e começa a destroná-la. Os dois estão sempre em despique online, ela odeia aquele jogador que está sempre a fazer com que perca. Ambos estão longe de imaginar que acabarão por conhecer-se na vida real e apaixonar-se, para horror de Miguel, porque este não se dá bem com o seu jovem colega de trabalho…

A Família Silvestre, composta por Gustavo (65 anos), Matilde (59 anos), Manel (36 anos) e Teresa (36 anos).  Tanto Gustavo como Matilde sonham com o dia em que o filho Manel e a sua mulher Teresa lhes encherão a casa com netinhos. Gustavo gosta da nora, mas sente que eles não os visitam o suficiente, por isso, convida-os com frequência para jantares, aniversários, inventando as mais variadas desculpas para que eles os vão visitar. Quando Gustavo sofre um episódio de saúde, Matilde vai perceber que, se calhar é melhor não adiar mais a tal licença e pedirá a Irene que a tire da série. Irene confronta-a com uma indemnização que ela terá de pagar e que a deixará sem poupanças. Mas, mesmo assim, ela acha que o marido é mais importante. Decide não contar à família que ficou sem o dinheiro e terá de gerir esta mentira com mestria. Gustavo fica muito feliz por ter a mulher de volta, mas essa felicidade vai esmorecendo, quando percebe que Matilde definha sem a sua profissão.

A Empresa de Investigação Debaixo D’olho

Manel e Teresa estão à frente de uma empresa de investigação privada – Debaixo D’Olho – investigando desde infidelidades entre casais e desaparecimento de pessoas, a burlas na internet. Quando, a pedido de uma cliente, tem de investigar um caso de infidelidade, Manel percebe que é Teresa, a sua própria mulher, que está a ter um caso. O que é que isto diz dele como detetive? O que é que isto diz dele como marido? Em negação por uns tempos, decide reunir todas as provas até conseguir confrontá-la, acabando por apanhá-la em flagrante delito. Quer o divórcio, mas ela recusa-se a abrir mão da Debaixo D’Olho e, depois de um confronto aceso, eles chegam a uma solução: quem conseguir resolver mais casos num determinado período de tempo, ficará com a agência. E começa a guerra entre o casal.

Na agência de detetives, o amor passa a viver de mãos dadas com o ódio. Vamos ver qual deles vencerá no final. Se Manel ou se Teresa. Ou será que nesta batalha, os dois reacenderão a paixão que tinham perdido?

E estão lançados os dados para uma história de vingança e rivalidade que terá como palco o mundo do espetáculo, cheio de todo o glamour, mas também de todas as peripécias e intrigas de bastidores.

Protagonizada por Carolina Carvalho, Ângelo Rodrigues, Margarida Vila-Nova e José Mata, “Papel Principal” estreia esta noite na SIC.