Veja como é constuido o ‘Cenário Inclinado’ do “Vale Tudo” [Com fotos]

O ‘Cenário Inclinado’ é o ponto alto do “Vale Tudo”

O ‘Cenário Inclinado’ é o carro-chefe do “Vale Tudo”. Este é o segmento mais popular entre os espectadores e também o mais temido pelos concorrentes. De semana para semana o ambiente muda e o cenário tanto pode ser uma casa de família, como um hospital, uma mercearia ou uma discoteca.

O objetivo do desafio é simples: Os participantes devem desempenhar tarefas perfeitamente quotidianas e deslocarem-se dentro da divisão como fazem em qualquer lugar, mas o problema é o providencial declive. O ser humano suporta até 22 graus de inclinação. O palco do ‘Cenário Inclinado’ tem 22,5 graus, o que torna o desafio numa prova hercúlea.

Rui Ávila, diretor-geral da Shine Ibéria, produtora do formato, conta à Notícias TV que o meio grau de diferença que é acrescentado «é suficiente para que as pessoas fiquem desorientadas e com a sensação de que estão a andar de barco». Esta particularidade faz com que os participantes percam «a noção das distâncias e é por isso que, muitas vezes, os concorrentes tentam cumprir tarefas como atender o telefone mas os olhos não acompanham a distância real a que está o objeto. A inclinação faz que os participantes sofram desequilíbrios e tenham mais dificuldade na improvisação».

A estrutura do cenário, que está presente todos os domingos à noite na SIC foi construída em cinco dias, por uma equipa de portugueses e à mão. «Foi tudo construído pela Associação Portuguesa de Cenografia, que é um dos parceiros do programa. O cenário foi feito de raiz já com a inclinação dos 22,5 graus. A base é uma estrutura fixa feita de ferro», conta à mesma fonte.

Todas as quintas-feiras a produção reinicia tudo. Há que desmontar o cenário da semana anterior e montar o da atual para que tudo esteja pronto ao arranque do “Vale Tudo”. «A inclinação do cenário não nos dá dores de cabeça. Já estamos habituados a trabalhar nesta área. Já fizemos cenários e montagens para novelas da TVI e para concursos como o “Quem Quer Ser Milionários” (da RTP1) ou “O Formigueiro” (da SIC). É um trabalho igual aos outros, é apenas mais divertido para nós», relata António Manuel, da Associação Portuguesa de Cenários.

Veja o processo de montagem e desmontagem do ‘Cenário Inclinado’ do “Vale Tudo”:

Foto: Notícias TV
Foto: Notícias TV
Foto: Notícias TV
Foto: Notícias TV