‘Into the Woods’: A Crítica

Into-the-Woods-bannerDepois de ‘Maleficent’, a Disney volta a desafiar o imaginário dos amantes de contos infantis ao reunir várias histórias num só filme. Seguindo a mesma linha da série da ABC, ‘Once Upon a Time’, o musical transporta para um cenário bem comum às histórias de encantar, a floresta, algumas das personagens mais conhecidas dos “contos de fadas” interpretados por um elenco de luxo.

O que têm em comum Cinderella, João e o Pé de Feijão, Rapunzel ou o Capuchinho Vermelho? Nada, até que chegou ‘Into the Woods’ para baralhar de novo estas tramas. À mercê de uma bruxa, brilhantemente interpretada pela infalível Meryl Streep, as personagens são levadas à floresta com vários objetivos levantando-se mais à frente o egoísmo destas figuras. Já alguém imaginou uma Cinderella egoísta? Ou o Capuchinho Vermelho a tirar proveito da bondade de um padeiro? É isso mesmo que vemos neste musical, a desconstrução de alguns heróis dando-lhes características humanas como o egoísmo, a ironia ou até mesmo orgulho.
INTO THE WOODSOscars já não são Oscars sem ter Meryl Streep na corrida por uma estatueta. A nova história da Disney marcará a 19ª nona indicação da veterana atriz, desta vez na categoria de Best Supporting Actriz (Melhor Atriz Secundária). No papel de Bruxa, a atriz de 65 anos volta a convencer a academia numa atuação exímia ou não falássemos de uma das divas de Hollywood. Se Meryl merece levar mais uma estatueta para casa isso já é outra história…

Num ano em que se prevê uma luta renhida para a maioria dos prémios, na minha opinião, a atriz perde por concorrer num género pouco usual quando falamos em nomeações ao Oscar, a fantasia. Apesar de convencer no papel, a atriz está longe de ser a favorita para a categoria, longe também de outros papéis que fez ao longo da sua carreira. Contudo, merece sem dúvida a nomeação.

Mas Meryl poderá não ser a única cara do elenco na corrida pelo Oscar, Emily Blunt é outro nome indicado para a categoria de Best Supporting Actriz (Melhor Atriz Secundária). Apesar do seu nome estar apenas na repescagem, ou seja na segunda linha, Emily conta com uma nomeação para os Globos de Ouro que poderão alterar as contas sobre as nomeações para os Oscars.

No papel da mulher do padeiro que deseja a todo o custo ter um filho, Emily volta a estar no topo. A atriz que foi um dos destaques de ‘The Devil Wears Prada’, onde curiosamente contracenou com Meryl Emily-Blunt-in-Into-The-Woods-WallpaperStreep, apresenta uma representação credível de uma personagem que está longe de ser uma heroína. Mas não, Emily não deverá constar da lista de nomeadas, e, na minha opinião, faz sentido quando comparamos o seu desempenho ao de outras indicadas à estatueta.

Quanto ao filme, ‘Into the Woods’ é um sonho para os amantes do mundo da fantasia, numa adaptação bem realizada, não falássemos nós da Disney. Se deverá estar na corrida pelo Oscar? Penso que deverá ficar-se pela categoria de ‘Best Adapted Screenplay’ (Melhor Argumento Adaptado), o que não é (de todo!) um desmérito para o filme, mas sim uma prova do valor que os estúdios Disney têm.