“1986”: Resumo dos episódios

“1986”: Resumo dos episódios

“1986”  é uma série da autoria de Nuno Markl que  conta uma inesperada história de amor durante a época de 1986, mais precisamente no período que antecede as eleições mais renhidas da história portuguesa. A série é exibidas à terça-feira, pelas 22h00, na RTP1.

Fevereiro de 1986 em Portugal.

A segunda volta das eleições presidenciais decide-se na mais intensa e renhida das lutas do pós-25 de Abril: de um lado, Mário Soares; do outro, Freitas do Amaral. Ambos os candidatos investem tudo numa das mais delirantes e mediáticas campanhas eleitorais da História.

Há hinos pop/rock. Há chapéus de palha para os adeptos do P’rá Frente Portugal de Freitas e autocolantes com sóis sorridentes para os crentes no lema ‘Soares é Fixe’. A esquerda decide unir-se para assegurar a derrota do candidato da direita, o que obriga os comunistas portugueses a engolir o histórico sapo de votar Soares.

A hora da verdade chegará a 16 de Fevereiro.

No meio deste turbilhão, acompanhamos a mais inesperada história de Romeu e Julieta: Tiago é um jovem solitário de 15 anos, viciado nos filmes que aluga incessantemente no vídeoclube do bairro. O pai, Eduardo, viúvo, é um crítico de cinema de mau feitio, militante comunista, prestes a cometer o crime do século – vai ter de votar em Mário Soares. O afeto que tem pelo filho manifesta-o com os filmes – o seu projeto é tentar ensinar-lhe tudo sobre a vida através do cinema. E também dos ensinamentos de Marx, que Eduardo não consegue evitar despejar sobre todos os amigos que Tiago leva a casa, mesmo que prometa sempre ao filho que não irá tocar nesse assunto para não maçar ninguém.

Tiago apaixona-se por Marta, colega de escola que ele começa por admirar ao longe, no recreio da Escola Secundária, e com quem ele só consegue comunicar dentro do vídeoclube – ela trabalha ao balcão, o que faz daquele espaço, o vídeoclube Hollywood, um paraíso romântico platónico. Platónico, pelo menos, até perceberem que foram feitos um para o outro, momento em que vivem a sua primeira vez. É depois desse evento histórico acidentado, mas intenso, na casa de Tiago, que Marta despeja o balde de água fria, ao convidar Tiago para um comício-concerto do movimento P’rá Frente Portugal. Ao contrário de Tiago, Marta foi criada em ambiente de direita, os pais fervorosos militantes do CDS e nostálgicos do Estado Novo.

Como irá Tiago conseguir levar a cabo o malabarismo de manter o seu amor por Marta sem desiludir o pai – e como lidarão os pais de Marta com a paixão da filha por um filho de comunistas?

Resumo dos episódios:

Episódio 8: Os Cinco e a Bomba – Parte II
Data de Exibição:
1 de maio 2018

Está tudo de castigo e 1986 transforma-se no filme de John Hughes, Breakfast Club. Tiago, Sérgio, Patrícia, Marta e Gonçalo são obrigados a resolver as suas diferenças por força de estarem trancados numa sala de aula. Há confidências e revelações. Mas será que este momento de compreensão sobrevive lá fora, à selva dos corredores da escola?

Episódio 7: Os Cinco e a Bomba.
Data de Exibição:
24 de abril 2018

Nessa noite, Sérgio quer conhecer a loira da sua vida, pelo que arrasta Tiago para a discoteca Jukebox. Por sua vez, Marta também é levada para a noite lisboeta pela recém-chegada tia Isabel, uma revolucionária que vem destabilizar a harmonia familiar. E enquanto o serão de Alice e Eduardo parece encaminhar-se para um amanhecer feliz, o mesmo não se aplica à noite longa e tumultuosa dos miúdos.

Episódio 6: A Grande Depressão.
Data de Exibição: 17 de abril 2018

Nem os seus jogos novos de ZX Spectrum resolvem a depressão de Tiago. Entretanto durante as aulas Tiago revela um talento escondido, o qual o irá aproximar do seu arqui-inimigo Gonçalo.

Já Sérgio encontra uma luz ao fundo do túnel quando recebe uma resposta ao anúncio que enviou para os “Pregões & Declarações” do jornal Blitz.

Eduardo e Alice encontram-se, por acidente, na Cinemateca, e uma chama parece acender-se.


Episódio 5:
A Grande Festa
Data de Exibição: 10 de abril 2018

Chega o grande dia. À chegada ao pavilhão, Tiago apercebe-se de que a festa organizada por Marta vai metê-lo em trabalhos.

Felizmente, em tempo de Carnaval, uma loja de brinquedos do bairro poderá ter a solução para que Tiago vá à festa sem ser reconhecido.

Eduardo tenta contrariar a solidão recorrendo a uma sósia de Olivia Newton John. E o caos acontece.


Episódio 4: TV Realidade
Data de Exibição: 3 de abril 2018

Sérgio leva para a escola a preciosa Camcorder do pai e, em poucas horas, realiza um documentário sobre o dia-a-dia dos alunos, inventa um novo estilo de televisão e cria uma pequena – e potencialmente catastrófica – indústria de VHS.

Eduardo descobre Alice, enquanto o passado dela regressa ao volante de um carro de luxo.

O videoclube e o projeto de Sérgio aproximam Marta e Tiago… Mas alguma vez poderão ser mais do que amigos?


Episódio 3:
Sólido como Rocha
Data de Exibição: 27 de março 2018

 Para conseguir dinheiro para comprar discos para tocar na festa de Marta, vale tudo para Tiago – até ser figurante num episódio da série do momento, Duarte e Companhia.

Mas esse plano não correrá exatamente conforme o previsto. Entretanto, os adultos estão com os nervos à flor da pele: Eduardo e Fernando por causa das eleições; Alice por causa da solidão.

Felizmente, a rádio pirata Boa Onda está no ar.


Episódio 2:
A Bordo do Challenger
Data de Exibição: 20 de março 2018

O Challenger está prestes a partir para o espaço levando os sonhos de futuro de Marta, candidata a astronauta.

Tiago prossegue os seus esforços para perceber como são as mulheres por dentro (ao nível da mente) e quais as canções ideais para animar uma festa, enquanto Sérgio tenta criar um negócio vencedor na escola em torno de uma edição da Revista Gina.


Episódio 1:
Tarzan Boy
Data de Exibição: 13 de março 2018

Em finais de Janeiro de 1986, o país prepara-se para a segunda volta das Presidenciais Soares-Freitas.

Apesar de ser filho de um militante comunista em pleno ataque de nervos por ter de votar Soares, Tiago, jovem tímido, tem outras preocupações: como conseguir que Marta, a aluna mais bela da escola, repare nele?

O que lhe vale são os amigos: o metálico Sérgio e a gótica Patrícia… e talvez o single da moda, “Tarzan Boy”.