“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

“A Herança”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 059 (14 a 20 de abril)

Gonçalo e Beatriz envolvem-se.

Heitor avisa Inês em como não vai deixar Pedro sair impune à morte do irmão.

Numa cilada montada por Pilar, Beatriz acaba por apontar uma arma à mãe. A mulher acredita que Beatriz é responsável pelas ameaças.

Vicente está de mala feita para ir para casa de Sofia. Amélia está feliz pelo filho e comenta que só lhe falta meter o anel no dedo da mulher. Empolga-se com a perspetiva de passar a viver na Herdade em vingança ao marido.

Gertrudes está fora de si com a detenção do filho e culpa Inês. Acusa-a de ser cobarde, de não defender Pedro, tal como ele a defendeu a ela. Ao discutirem, Luís ouve e fica a saber que o pai foi preso.

Gonçalo conversa com Beatriz no sofá sobre a detenção de Pedro, ela comenta como o amigo não estará seguro na prisão. Gonçalo aproveita para lhe perguntar se esteve envolvida no roubo da conta de Sofia, alegando que o responsável teria acesso às passwords. Beatriz fica tensa, mas mente em como não foi ela. Augusto entra na sala e a sua expressão muda ao ver Beatriz, seco, sai para ir jantar ao café. Beatriz percebe que o homem a odeia, mas Gonçalo desvaloriza.

Sofia está focada a treinar no ginásio quando Simão vai ter com ela, percebendo que algo se passa. Sofia desabafa sobre as ameaças que anda a receber. Simão sente culpa, mas não consegue dizer a verdade. Sofia recebe uma chamada de Teresinha, que avisa a madrinha que Vicente chegou de malas feitas para se mudar. Sofia esqueceu-se de avisar a rapariga e responde que falam melhor quando chegar, mas confirma que Vicente vai ficar uns dias com elas.

Teresinha mostra a Vicente onde pode arrumar as suas coisas e combinam animar Sofia. A rapariga comenta que a madrinha tem andado cabisbaixa e Vicente mostra-se simpático, mas perde o sorriso assim que Teresinha segue para a cozinha.

Inês já conseguiu acalmar o filho, diz-lhe que vai arranjar um advogado para o pai. Luís responde-lhe que devia pedir ajuda a Vicente. Inês fica tensa, mas o rapaz insiste em como têm de fazer tudo para ajudar o pai. Inês promete fazê-lo.

Beatriz ajuda Gonçalo com o jantar, carinhosa. Ela ajuda-o também com a mudança do penso e Gonçalo agradece o cuidado. Olham-se de forma mais profunda e Gonçalo acaba por a beijar. Envolvem-se apaixonados.

Sofia já chegou a casa. Teresinha comenta que ele já arrumou as coisas no seu quarto, mas Sofia recua e diz a Vicente que pode ficar no quarto de Teresinha, pois a rapariga pode dormir com a madrinha. Vicente disfarça a frustração com a solução encontrada.

Gonçalo e Beatriz sentem que estão mais próximos. Beatriz tenta perceber o que ele acha da relação, mas Gonçalo diz que precisa de mais tempo para descobrir o que têm realmente, não querendo rótulos.

Simão conta a Pilar que Sofia anda muito assustada com as ameaças e que quase confessou a verdade. Pilar fica atónita com a ação de marido, mas mente em como vai parar com as mensagens. Pilar sai para a cozinha e liga a Nando, diz que têm de pôr fim à situação e dá-lhe instruções, sorrindo.

Sofia está deitada com a madrinha a ver um filme. Teresinha pergunta-lhe se já se envolveu com Vicente. Sofia corta o assunto e põe um fim à conversa, não querendo falar do assunto com a rapariga. Vindo da sala, ouvem alguém a mexer na janela. Sofia e Teresinha ficam assustadas, pensando que estão a ser assaltadas. Sofia pega num objeto pesado para servir de arma, assustam-se quando batem á porta do quarto, mas revela-se sendo Vicente. Ele pede desculpa por as assustar e esclarece que estava a confirmar se as janelas estavam bem fechadas. Ficam mais aliviadas e Vicente acrescentam que não precisam de ter medo enquanto ele estiver presente. Deseja-lhes boa noite e Teresinha comenta que ele gosta mesmo da madrinha.

Nando vai buscar uma espingarda às cavalariças e sai de casa com ela embrulhada.

Clara está a tomar o pequeno-almoço na residencial, quando Heitor desce e vai ter com ela. Indignado, insiste que foi Inês quem matou Marco, não Pedro. Clara sonda-o alegando que ele poderia ter entregue o envelope com as provas pessoalmente. Heitor, irónico, responde que a polícia é sempre competente e não precisa de informadores.

Inês desculpa-se à patroa quanto à situação, por ter mentido sobre a identidade, mas defende-se em como estavam a tentar matar-lhe a família e que as mentiras se foram multiplicando. Brígida e Lucília têm pena da rapariga, que pede somente que a deixem trabalhar mais uns tempos até conseguir organizar a vida. Brígida pede-lhe que resolva a situação com o marido primeiro e que terá o emprego à sua espera. Inês fica extremamente agradecida.

Vicente, sonso, cruza-se com Gonçalo na herdade e conta-lhe que está a morar na casa de Sofia. Gonçalo deseja-lhes felicidades e Sofia tenta despachar Vicente para os viveiros antes que comecem a discutir. Afastam-se e Gonçalo recebe uma mensagem de Beatriz para combinarem algo. Respondem em áudios um ao outro e fica combinado jantarem.

Pilar vai ter com Beatriz e pergunta-lhe quando troca a escuta no gabinete de Sofia. Beatriz responde que é melhor não voltarem a instalar a escuta, alegando que com as ameaças e o roubo, não será o melhor momento, pois Sofia está demasiado alerta. Pilar diz que resolve o assunto sozinha e Beatriz espia-lhe o telemóvel através da aplicação da clonagem – vê que ela faz uma chamada a Nando pedindo-lhe para ir ao barracão e avançar com o que combinaram. Pilar pede que acabe com a irmã e Beatriz ouve Nando responder que Sofia vai pagar por tudo o que fez, ameaçador. Beatriz sai do gabinete apressada, avisa Diana que tem de sair imediatamente. Pilar fica satisfeita por a ter apanhado, observando a cena ao longe.

Sofia recebe mais ameaças, desta vez a pedir dinheiro em troca da sua vida e recebe uma localização para um encontro. Vicente não deixa que Sofia se precipite, mas ela está convicta a encerrar o assunto e confrontar o chantagista.

Gertrudes visita o filho. Pedro fica incrédulo por a mãe achar que Inês é que deveria estar detida e percebe que a mulher tinha razão quanto aos maus-tratos da mãe. Defende Inês e faz-lhe um ultimato, pedindo à mãe que tome o lado da família toda, que os apoie enquanto estiver detido, ou se afaste das suas vidas. Gertrudes fica incrédula.

Inês prepara-se para sair de casa quando é confrontada por Heitor. Ele empurra a porta, forçando entrada e faz-lhe frente quanto à culpa de Pedro na morte do irmão. Inês tenta defender-se, dizendo que foi um acidente e em como se arrependem todos os dias. Heitor não cede e avisa-a que só descansará quando ela sentir a mesma dor que ele, insinuando que vai atrás de Pedro. Inês implora para que não magoem o marido.

Beatriz encontra o barracão mencionado na chamada de Pilar. Assusta-se ao ouvir barulho de alguém a aproximar-se e pega na espingarda embrulhada num impulso. Acaba por a apontar a Sofia, que fica convicta de que Beatriz é a responsável pelas mensagens ameaçadoras que tem recebido. Beatriz fica confusa, não percebendo o que se passa.