CAEM: Chegou ao fim o mandato de Luís Marques

Chega ao fim mandato de Luís Marques à frente da CAEM

Luís Marques, que preside a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) vai deixar a presidência do organismo. O diretor-geral da SIC foi indicado pelas televisões para assumir o cargo. O mandato chega ao fim e são agora os anunciantes que têm de eleger um novo representante.

António Casanova, vice-presidente da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) é o senhor que se segue. Este é o nome escolhido pelo organismo que representa os anunciantes para suceder a Luís Marques e assumir a presidência da CAEM numa altura em que a polémica sobre o sistema de audiências da GfK continua bem viva.

A assembleia geral da CAEM está marcada para a próxima terça-feira e para além do presidente, vai ainda eleger os novos corpos sociais. António Casanova assume a pasta, em representação da APAN.

O sistema de audiências é a questão prioritária, até porque RTP e TVI não desistem da sua intenção. As duas estações pretendem que as alterações introduzidas ao painel pela GfK sejam validadas por um auditor independente. «As exigências que foram feitas [pela RTP e TVI] em momento algum foram aceites pela APAN, mas se houver novos cenários em cima da mesa a APAN irá, com certeza, avaliá-los», adianta ao Correio da Manhã Manuela Botelho, secretária-geral da associação.

Outra questão a resolver é a do pagamento do serviço à GfK. Segundo o diário da Cofina, em 2012 foram poucos os associados da CAEM a pagar pelos dados de audiências e em 2013 nem todos o estão a fazer. Agora com o painel aprovado, todos terão de remunerar a GfK, caso contrário a empresa poderá pedir à CAEM para que os incumpridores deixem de receber os dados de audiências. A TVI está no grupo dos não pagadores.