Conheça as personagens de “Quero é Viver”, a nova novela da TVI [com Fotos]

Conheça as personagens de “Quero é Viver”, a nova novela da TVI [com Fotos]

Graça Isabel dos Santos Pires (Helena Isabel)

Graça, acima de tudo discreta, conta muitas vezes que se cruzou com Ana pela primeira vez junto da porta dos artistas do Teatro Nacional, em Lisboa. Viu-a nos cartazes em fotografia e depois ali, em pé, junto a si.

Impressionada com o seu porte, sensação partilhada por Ana em relação a Graça, esta última emprestou um saco para que, chovendo, Ana não molhasse o cabelo esticado.

Começou aí uma relação profissional e pessoal de várias décadas. Graça criou a sua família mas também se dedicou à de Ana como se fosse sua.

Viúva de Pires, o único homem de quem gostou, dá graças a Deus por lhe ter deixado os melhores presentes do mundo: Raul e Rómulo, os seus filhos gémeos.

Graça sonha com o dia em que os rapazes encontrem a respetiva cara-metade… mas não facilita: um casamento é para toda a vida, ainda que curta, como a de Pires, engasgado com um osso de cabidela.

Graça pede muitas vezes a Deus que lhe guarde o juízo até ao seu último dia. Traz consigo um segredo que, em circunstância alguma, quer revelar.

Raul Augusto Lázaro Santos Pires (Isaac Alfaiate)

Raul, um Hércules, é filho de Graça e irmão gémeo de Rómulo. Nunca se deu bem com os estudos, mas sempre foi homem de arregaçar as mangas.

Deita a mão a tudo: trata da sua horta comunitária, da de Olga, faz biscates, estafetas e, ao fim de tantos anos, e desvanecido com o esforço de Ivanilda, uma mulher mais velha que trabalha em dois turnos e estuda, inscreveu-se no nono ano e, com a ajuda dela, espera cumprir.

Muito amigo do irmão, a quem admira a inteligência, Raul nem sempre compreende o aparente desdém com que Rómulo corresponde ao seu desvelo.

Sente que Rómulo tem alguma mágoa com ele mas não percebe por quê, tem a consciência limpa: nunca lhe fez nada de mal; nunca lhe faria nada de mal. Raul acredita no amor e espera, um dia, vir a estar à altura da mulher dos seus sonhos.

E nisso não abdica. Terá de ser ele a escolher. É a única situação em que põe hipótese de não concordar com a mãe.

Rómulo Augusto Lázaro Santos Pires (João Nunes Monteiro)

Rómulo, despeitado, chega a culpar a mãe pelo facto de, literalmente, não chegar aos calcanhares de Raul, o seu irmão gémeo.

Os pais, Graça e Pires, nunca conseguiram explicar como é que ele e o seu gémeo são como a noite e o dia.

Rómulo é inteligente, mau carácter, baixo e pouco requisitado pelas mulheres e Raul é burro, boa pessoa, alto, espadaúdo e todas suspiram por ele.

É bom ser inteligente mas Rómulo sente como se lhe tivesse saído a fava do bolo-rei.

Tem uma loja de penhores, não se sabe bem se a loja é mesmo dele ou só tem quota mas, financeiramente, parece estar bem na vida. Gosta da mãe mas não suporta os olhares perscrutadores que ela lhe lança.

Gosta do irmão mas gostava que ele fosse morrer longe para poder lançar uma dose extra de sedução para cima de Olga e, quem sabe, ela o olhasse como deve ser.

Amigo, associado ou só seguidor do Pastor Dave, Rómulo quer subir às alturas com a sua vida e, para isso, está disposto a correr todos os riscos.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9