Conheça as personagens de “Quero é Viver”, a nova novela da TVI [com Fotos]

Conheça as personagens de “Quero é Viver”, a nova novela da TVI [com Fotos]

Sofia Pombeiro Vaz (Susana Arrais)

Sofia, antes de se apresentar como empregada doméstica, apresenta-se como sindicalista. Foi uma paixão que lhe veio por casamento com Carlos Miguel, sindicalista.

Trabalha em casa de Natália há 15 anos, assume-se como “funcionária do lar”. “pós-graduada” em limpezas, sabe o que deve valer um trabalho de excelência. Sofia conhece bem os seus direitos e não hesita em enumerá-los ao defender a sua classe.

Chega e sai a horas, naquele trabalho não há “favorzinhos”. E se fizer mais cinco ou dez minutos aponta num caderno e no fim do mês acerta as contas com… Frederico. Contrato de trabalho e contas são assuntos dele, não de Natália.

E Sofia explica sempre que não pode facilitar nem com um ou dois euros porque todo o dinheiro é pouco para custear o curso de Medicina que o seu filho Guilherme, o seu orgulho, o seu tesouro, o seu mais que tudo está a fazer em Sevilha.

Lamenta-se por vê-lo tão pouco mas o mais importante é que não lhe falte nada e que se concentre nos estudos.

Carlos Miguel Vaz (Rui M. Silva)

Estivador sindicalista passou o amor à unicidade sindical a Sofia.

Adaptou a palavra de ordem “trabalhadores de todo o mundo uni-vos” para “Sofia do meu coração une-te a mim até ao final das nossas vidas”. Unidos, idolatram o filho Guilherme.

Carlos Miguel, às vezes, teme que o filho não tenha o mesmo amor que eles têm à classe operária mas Sofia nem permite que ele pense nisso. Para ela, Guilherme é um ai Jesus sem mácula.

Carlos é irmão de Lúcia. Trouxe-a para junto de si quando se casou. Vivem no mesmo bairro.

Guilherme Pombeiro Vaz (Duarte Melo)

Uns acham que Guilherme é convencido; Sofia e Carlos Miguel acham que ele é o superlativo de tudo e em tudo.

Inteligente, manipulador e pouco dado a trabalhos extra, Guilherme aceita de bom grado que os pais se matem a trabalhar para lhe pagarem o curso em Sevilha e que o abonem em tudo o que precisa e mesmo naquilo de que não precisa mas com que sonha.

E tudo poderia correr bem se Guilherme não fosse a ingratidão feita homem. Que vergonha, Guilherme, ter vergonha dos pais.

Lúcia Vaz (Leonor Seixas)

Preguiçosa, Lúcia gosta de ter um ordenado ao fim do mês, que os Lobo Furtado lhe pagam pontualmente, mas gostava mais que ele lhe aparecesse por artes mágicas na conta.

Não é que não goste de trabalhar, mas se já existe tecnologia que lhe permite poupar-se (a si, às unhas, às costas e até às solas), não entende por que motivo não deve aproveitar.

Lúcia é uma rapariga sem papas na língua, não deixa nada por dizer, o que tanto atrai como afasta pretendentes.

O que ela não diz é que ficou profundamente marcada pelo desgosto que teve com Lima, o jogador de futebol pai incógnito de Fernandinho, o seu filho. Lúcia tem sofrido bastante com Fernandinho.

Enquanto ela, no máximo, se dá ao mundo num tik tok, o filho fecha-se no quarto sabe-se lá a fazer o quê.

Fernando Vaz (Henrique Mello)

Secretista, Fernandinho é um dos mais bem-sucedidos influencers nacionais juvenis.

Sempre irritado com a mãe, a quem não perdoa não lhe revelar o nome do pai para que possa ir em busca dele, e farto das reticências nos documentos oficiais no sítio em que é suposto escrever a filiação, Fernandinho decidiu subir na vida à sua custa e, rico e poderoso, descobrir de onde lhe vem tanto dinamismo, tanta vontade de trabalhar.

Da preguiçosa Lúcia não é certamente e Fernando, conhecendo histórias de pais que roubaram a fortuna dos filhos, e com medo que lhe aconteça o mesmo, esconde a sua florescente vida profissional da mãe.

O mais complicado de resolver foi encontrar um sítio para guardar o dinheiro porque, menor, ainda não podia abrir conta no banco sem autorização paternal.

Mas onde há vontade… há sempre solução. E mesmo naquele pacífico bairro onde vivem há agiotas capazes de enganar um jovem desprevenido.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9