Conheça as personagens de “Massa Fresca” [com fotos]

Miguel Pereira Massa Fresca

Manuel Pereira (Guilherme Filipe)

É diretor e proprietário do colégio onde estudam os irmãos Elias. Professor de Ciências desde os 22 anos, sempre pensou muito o modelo educativo e a razão de ser da educação. Há quinze anos Manuel resolve investir na criação de um colégio – Colégio do Mocho – onde sonha implementar todas as ideias que foi desenvolvendo ao longo dos anos. Mas a gestão de um colégio revela-se bem mais difícil do que parece à primeira vista. Sobretudo nos últimos anos, Manuel vive a braços com as constantes alterações no sistema educativo e a desmotivação dos professores, e sente cada vez menos ânimo para levar avante as suas ideias mais progressistas. Os pais exigem resultados, e Manuel precisa de pensar mais na estabilidade que garanta lucros ao colégio do que no desenvolvimento de novas ideias. Manuel Pereira nunca chegou a casar – como ele costuma dizer, casou com o ensino, que nunca lhe deu tempo nem espaço para ter “amantes”.

Barbara Moreira

Bárbara Moreira (Isabel Figueira)

Bárbara é professora de EVT no colégio do Mocho. Tem uma relação especial com Catarina, porque também ela estudou Design, embora nunca tenha tido possibilidade de trabalhar na área. Os pais, um casal de classe alta com empregos de liderança, nunca viram com bons olhos que ela tenha ido para esse curso e, quando a filha ficou sem emprego, pediram a Manuel Pereira – amigo da família – que lhe desse uma oportunidade no colégio. Bárbara não recusou – queria trabalhar e deixar de precisar da mesada dos pais – mas sente-se um pouco frustrada por nunca ter perseguido o seu sonho. Bárbara veste-se e penteia-se de forma “alternativa”, atraindo facilmente as atenções. Outra paixão que Bárbara sempre teve foi a dança. Formou-se numa excelente escola, que lhe poderia ter aberto portas profissionais, mas lesionou-se e teve de abandonar esse sonho. Quando não está a dar aulas de EVT, dá aulas de dança no colégio e todos gostam do seu desempenho. Mas Bárbara nunca parece satisfeita e queixa-se frequentemente que nada lhe corre bem.

Carla Junqueiro

Carla Junqueiro (Sylvie Dias)

Professora de vocação, está a trabalhar no colégio do Mocho desde que se formou. Por ela já passaram muitos alunos, e Carla sente que o seu papel é cada vez mais importante na educação das crianças. Carla é uma mulher dinâmica que vive verdadeiramente empenhada em formar uma nova geração que possa pensar diferente, questionar o que já não funciona, criar o que pode ser melhor. Conta inicialmente com todo o apoio do diretor do colégio, que partilha das suas inquietações e vontades, mas Manuel vai pouco a pouco perdendo o entusiasmo, face aos problemas financeiros que o colégio atravessa. Carla pensará inclusive em despedir-se, mas os alunos impedi-la-ão, mostrando que têm essa garra e dinamismo que a professora lhes incutiu. Carla acaba por ficar, e a sua persistência contagia Manuel Pereira, que recupera o entusiasmo inicial e desenvolve com ela todas as ideias que vão no sentido de formar convenientemente as crianças e jovens que passam pelo colégio.

Hugo Santos Massa Fresca

Hugo Santos (Nuno Pardal)

Professor de Matemática no Colégio do Mocho, foi um dos melhores alunos do seu curso. Apesar de ter sido considerado por alguns professores um jovem génio, Hugo ocupava os seus tempos livres na busca de vida extraterrestre, o que valeu uma fama nada abonatória no meio académico, que o ostracizou. Acabou por concorrer a um lugar como professor de Matemática e Manuel Pereira, apesar de o achar um pouco “lunático”, rendeu- se ao seu currículo e à vontade expressa de ensinar os alunos a raciocinar. Hugo é muito distraído e as suas aulas são sempre “do outro mundo”. Os alunos estranham, mas entranham a matéria, e Hugo é capaz de ficar horas a explicar- lhes o que não entenderam, com uma paciência fora do comum. É um eterno apaixonado por Carla Santos, que no entanto nem repara na sua paixão. Ela estará mais empenhada em confrontar o diretor, amigo de Hugo, para implementar as suas ideias inovadoras no colégio.

Tiago Belo Massa Fresca

Tiago Belo (Lourenço Henriques)

Professor de Educação Física e treinador do clube de Futebol do colégio. Era treinador adjunto de Zé Manel, mas após a morte deste, Tiago assumiu as funções de treinador principal. Conta com a ajuda de Sérgio que o substitui sempre que é preciso. Fora do campo, Tiago é um homem pacato, sem grandes ambições. Mas quando a equipa está em campo, transforma-se noutra pessoa. É um treinador implacável, que não permite indisciplina, más notas nem falta de pontualidade. No colégio é muito respeitado e todos lhe reconhecem o seu bom carácter e princípios. O seu grande calcanhar de Aquiles é o enteado Guga, que estuda também no colégio e joga na equipa treinada por ele. Tiago está casado com a mulher há dez anos, ela está inclusive grávida, e Guga vive com eles. Tiago e Guga sempre se deram muito bem, mas Guga começa a destabilizar e a ter um comportamento mais agressivo. Tiago não sabe se é fruto da idade, se é por causa do irmão que vai nascer, e acabará por descobrir que Guga sofre de diabetes e terá de tornar-se insulinodependente.

Arlete Graça Massa Fresca

Arlete Graça (Maria Emília Correia)

É vigilante no colégio. Engravidou aos 18 anos de um vizinho, de ascendência angolana. Dessa relação nasceu Alice, que Arlete teve de criar sozinha, porque o vizinho foi a dada altura a Angola tratar de uns assuntos de família e nunca mais voltou. Arlete trabalhou durante muito tempo como empregada doméstica, até conseguir um lugar no colégio do Mocho, onde está desde que o colégio abriu. Desde que a filha e o genro foram para Angola, Arlete ficou a tomar conta dos netos, Carlos e Fernando. Apesar de boa pessoa, e amiga de todos os alunos, Arlete é muitas vezes injusta quando se trata de proteger o neto mais novo. Vive convencida de que o seu neto é prejudicado por não ter as mesmas posses dos outros, o que não é de todo verdade. Arlete tem uma memória invejável. Sabe o nome de todos os alunos, o que comeram ao lanche, quem os veio buscar, quem os levou… acabando por cair muitas vezes na “fofoca”. Se puxarem por ela, sabe a vida de qualquer pessoa daquele colégio.

Pages: 1 2 3 4 5 6