Ex-“Masterchef” da TVI é jurada em “As Receitas Lá de Casa” da RTP1 [vídeo]

As Receitas lá de Casa
Sónia Lopes Pontes e Rodrigo Castelo são os jurados de “As Receitas lá de Casa”. José Carlos Malato apresenta

Apresentado por José Carlos Malato, “As Receitas Lá de Casa” é uma competição em que duas duplas de amigos ou familiares se defrontam para provarem que são absolutamente imbatíveis na cozinha.

A estreia está marcada para a próxima terça-feira, dia 30 de janeiro, às 12h15, na RTP1. A fórmula é bem simples: as duas equipas cozinham em simultâneo, têm um tempo para a prova e um cabaz com todos os ingredientes que necessitam para fazer o melhor prato.

No entanto, nem tudo é assim tão fácil… pois a receita não é delas. Em todos os programas a receita que ambas as equipas têm de preparar é apresentada aos candidatos através de um vídeo enviado por um telespetador, em que este explica a receita que as duplas têm de confecionar.

Os vídeos das receitas podem ser enviados para o seguinte email: [email protected]

No final, os pratos das duas equipas são provados pelos chefs Sónia Lopes Pontes ou Rodrigo Castelo, que decidirá qual o prato vencedor, conquistando essa equipa o prémio do dia (200€) e transitando para o programa seguinte.

“As Receitas Lá de Casa” é um formato original da FremantleMedia Portugal produzido para a RTP1.

Biografia dos Chefs

Chef Sónia Lopes Pontes

Depois de 14 anos como diretora Comercial, Sónia resolveu mudar o rumo da sua vida. Como é uma apaixonada por pastelaria focou-se em conseguir um um lugar ao sol neste setor.

Participou – e destacou-se – na segunda temporada do “Masterchef” emitido na TVI. Com uma formação em pastelaria no programa (na “Le Cordon Bleu” em Madrid), decidiu viver dos tachos. Desde 2014 é responsável por desenvolver produtos novos e diferenciadores no setor da pastelaria e por todo o processo de desenvolvimento e implementação em fábrica.

Participa nas principais feiras do setor, como a Alimentaria Lisboa, Alimentaria Barcelona, Sisab e Conxemar.

Lançou um bolo de marca própria (Bolo de Laranja da Sónia), que é vendido em mais de 14 países. Atualmente é procurada por grandes marcas nacionais e Internacionais e tem sobremesas suas em mais de 20 países.

Chef Rodrigo Castelo

Nascido em Santarém, em 1980, Rodrigo desenvolveu desde cedo o gosto pela cozinha, influenciado pelo seu pai.

Depois de ter terminado uma etapa profissional na indústria farmacêutica, decidiu inverter o rumo da sua carreira, concretizando um sonho antigo e, em outubro de 2013, inaugurou o restaurante Taberna Ó Balcão, em Santarém.

O respeito pelos produtos do Ribatejo sempre fez parte da sua forma de estar na vida e na cozinha – mesmo quando se limitava a fazer petiscadas para os amigos.

Por instinto e curiosidade tem vindo a desenvolver um consistente repertório gastronómico de inspiração tradicional e regional que lhe permite afirmar-se como uma referência nacional na cozinha.

Tem levado o seu Ribatejo aos mais conceituados eventos gastronómicos do país: Congresso dos Cozinheiros, Peixe em Lisboa e Sangue na Guelra.

Entre as distinções que ganhou até ao momento destacam-se o prémio “Mesa Diária” 2017, atribuído pela “Mesa Marcada”, 1º lugar na categoria “Restaurantes” no concurso “Revolta do Bacalhau” (2016), o prémio “Melhor Cozinha de Autor” e Medalha de Ouro no 6º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo (2016), Medalha de Ouro no 9º Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto (2015) e o prémio “Revelação” no 5º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo – Tejo Gourmet (2015).