Crime + Investigation estreia “60 Dias Dentro”, a experiência televisiva que chocou os EUA [vídeo]

O canal Crime + Investigation vai estrear, em exclusivo para Portugal, “60 dias dentro”. Trata-se da experiência televisiva que chocou os EUA.

Durante 60 dias, 7 voluntários inocentes, são seguidos por cerca de 300 câmaras numa experiência que nunca mais vai ser esquecida.

A nova série documental, nunca antes vista em televisão, narra a experiência de sete pessoas, completamente inocentes, que se fizeram passar por reclusos num novo programa, que decorre numa das prisões mais perigosas dos E.U.A.

Ao longo de 12 episódios, gravada através de câmaras que filmam 24 horas os participantes vão ter que conviver com os restantes reclusos e funcionários da prisão, sem que ninguém saiba do seu segredo.

Na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, pelas 22h30, o Crime + Investigation estreia, “60 dias dentro”, série documental sem precedentes, e nunca antes vista em televisão.

Os participantes arriscarão a sua vida dentro da prisão e conviverão no mesmo ambiente que os restantes prisioneiros e trabalhadores do estabelecimento. O objetivo passa por mostrar o que ocorre na realidade atrás das grades e identificar os principais problemas desta instituição.

A ideia partiu do xerife Jamey Noel cujo plano traçado passava por ter 7 participantes inocentes a viver com verdadeiros reclusos, durante 60 dias, sem que ninguém, incluindo pessoal interno da prisão, soubesse do que se passava.

As câmaras, ligadas 24 sobre 24 horas, recolheram imagens inéditas, nunca antes vistas, que mostram a crua realidade da vida atrás das grades pelos olhos de pessoas que nunca cometeram um delito nem cumpriram pena.

«Desde que assumi o cargo, ficou muito claro que esta prisão tinha graves problemas, que tinham que ser solucionados rapidamente. A única forma de entender o que realmente estava a acontecer era introduzir pessoas inocentes para que nos proporcionassem informação objetiva e em primeira mão. Estes voluntários ajudaram-nos a identificar lacunas de importância vital no sistema, que não foram detetadas por trabalhadores infiltrados. Não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados deste novo programa», conta o xerife Jamey Noel.

Entre os perfis eleitos para voluntários desta experiência, encontra-se Maryum, a mais velha filha dos nove filhos do lutador Muhammad Ali, trabalhadora social especializada em violência nas ruas, Jeff, vigilante de segurança que se quer converter em funcionário das prisões, Barbra, jovem mãe e esposa de um militar que tem problemas para ter dinheiro no final do mês. Todos os participantes partilham do mesmo foco: compreender melhor o sistema penitenciário norte-americanoe ajudar a mostrar o impacto que tem este sistema na sociedade.

“60 Dias Dentro” estreia dia 10 de outubro no canal Crime + Investigation.