“Jardins Proibidos”: Resumo de 29 de dezembro a 4 de janeiro

Episódio 89

Assim que recebem o telefonema, Marta e Teresa correm para o hospital para o parto da bebé de Raquel, deixando Sofia encarregue das crianças.

Raquel segue na ambulância para o Boa Esperança. Assim que chega é atendida por Eduardo. Em casa, Diogo liga, desesperado, para a mulher.

Aníbal, enraivecido, aparece no escritório de Lena e acusa-a de não ter sentimentos. Lena não se deixa intimidar, avisando que ela conhece os seus segredos e não terá problemas em os revelar se ele se meter no seu caminho. Aníbal fica tenso.

Raquel está no bloco, pronta para a cesariana, mas Vanda não permite que Teresa assista Marta na intervenção, atrasando tudo. Eduardo informa Diogo da situação.

Teresa tenta que Vanda a deixe entrar no bloco quando aparece Luís. Este defende Teresa e Vanda não tem alternativa senão aceitar. Quando Luís lhe pergunta onde esteve na noite do crime, Vanda diz que em casa, à sua espera. A enfermeira empalidece quando o cirurgião diz que foi a casa dela e ninguém atendeu.

Jacinta, nervosa, convence Simão a ir a uma entrevista para chofer. Simão estranha a insistência, mas acaba por assentir.

A cesariana está a decorrer e o momento é vivido com grande tensão. O cancro está espalhado pelo corpo de Raquel, mas mesmo assim, Marta consegue tirar a bebé. Diogo, já no hospital, aguarda ansioso por notícias.

Simão toca à porta da quinta. Quando o vê, Emília entra em transe, não conseguindo esconder a forte emoção que sente. Simão, constrangido e confuso, reconhece-a e prepara-se para se ir embora. Emília revela-lhe ser sua mãe e desfalece nos seus braços. Simão, desconcertado, grita por auxílio.

A ambulância vem a caminho da quinta, mas já não há nada a fazer. Simão chora ao dar-se conta que Emília morreu nos seus braços.

Raquel chora quando a bebé é depositada nos seus braços, sentindo que todo o esforço foi compensado por este momento.

Quando Vasco e Lena entram, não querem acreditar no que veem. Xavier e Fernanda choram, emocionados, junto ao corpo de Emília que repousa no sofá. Vasco, ao saber que foi durante a conversa com Simão que a avó se sentiu mal, expulsa-o bruscamente da propriedade.

Vasco aproxima-se da avó e professa o muito que a amava e como nunca a vai esquecer. Quando Xavier sai da sala, Lena congratula-o pela atuação, lembrando-lhe que agora vai ser milionário. Vasco, é sincero na sua dor, mas o seu olhar brilha ao pensar na herança.

Os maqueiros levam o cadáver de Emília. O ambiente é de consternação, numa mistura de sinceridade e falsidade.

Diogo anda de um lado para o outro à espera de notícias, e uma enfermeira vem ter com ela para o tentar acalmar.

Pages: 1 2 3 4