“Jardins Proibidos”: Resumo de 29 de dezembro a 4 de janeiro

Episódio 90

Eduardo vem finalmente ter com Diogo e leva-o à filha. A bebé prematura está na incubadora e Diogo olha-a embevecido. Assoberbado pela emoção, decide que o nome será Vitória, em honra ao esforço da mulher.

No bloco operatório, Marta e Teresa lutam para salvar a vida a Raquel, cujo coração começa a falhar.

Simão chega a casa e Jacinta é repreendida por o ter convencido a ir à casa da mulher que o ofendeu quando estava a trabalhar. Quando Jacinta lhe questiona como foi o encontro, o filho conta-lhe que ela era muito estranha e começou a intitular-se de ¿mãe¿. Jacinta fica pálida, quando Simão lhe diz que Emília faleceu nos seus braços.

Teresa e Marta continuam a fazer todos os possíveis para estabilizar Raquel. O oncologista chega e dá luz verde para as médicas retirarem o útero, já afetado pelo cancro.

Jú encontra-se no hospital com Diogo quando recebe a chamada de Xavier a dar-lhe a notícia do falecimento de Emília. Xavier encoraja Jú a vir para casa, explicando-lhe que Vasco e Lena estão a tomar decisões que podem não ser as acertadas.

Teresa, Marta e o oncologista levam Raquel para um quarto nos Cuidados Intensivos. Apesar de terem conseguido retirar o tumor por inteiro, o estado de Raquel requer cuidados extremos.

Carminda chega a casa dos Catarino com um presente para Gabi. Ludovina abre a porta e fica a saber que Sónia, a mãe de Gabi anda ali a rondar e lhe deixou o presente. Antes de conseguir reagir, a menina aparece e começa a desembrulhar a prenda, inquirindo quem lho deu.

No bar, a festa de noivado está a decorrer, mas a noiva está atrasada. O local foi decorado para salientar o romantismo inerente à ocasião, com velas e flores. Rui conversa com Tomás e para surpresa dos dois, um estafeta chega e traz uma caixa para Rui. Trata-se de uma prenda de noivado de parte de Gonçalo. Rui decide abrir quando Carol chegar.

Ludovina, com a ajuda de Carminda, conseguem disfarçar e dizer à menina que não sabem de parte de quem é, mas que vão tentar saber. A prenda é uma boneca antiga e Gabi fica contente. Ludovina fica apavorada, pois a boneca já tinha pertencido à menina quando era bebé e foi o único artigo que Sónia levou com ela.

Miguel e Amélia, preocupados, conversam sobre a adoção de Inês. Estão de acordo que tudo o que fizeram foi para salvaguardar as filhas e que é urgente livrarem-se das cartas que a mãe biológica lhes mandou e que eles esconderam todos estes anos.

Marta e Teresa contam a Diogo como decorreu a cirurgia. Ele pede para ver a mulher e embora seja contra as regras, as médicas acedem e Eduardo leva-o.

Na quinta, Vasco, Lena, Jú, Leonor, Xavier e Lurdes estão reunidos. Vasco dá a entender que Simão teve implicação na morte de Emília e a suspeita é apoiada por Lena. Xavier e Lurdes defendem o rapaz e a idosa é maltratada por Lena.

Jú, não aguentando mais a malcriação da advogada, chama-a à parte.

Simão e Jacinta estão a jantar, mas o almeida não tem apetite. Jacinta tenta que o filho deixe de matutar no assunto, mas Simão continua a insistir que ela conhecia Emília. Jacinta fica aflita.

Simão insiste com a mãe e Jacinta tenta a todo o custo negar que conhecia Emília. Simão não fica totalmente convencido.

Jú, agastada, avisa Lena que não vai deixar que ela e Vasco atuem como abutres sobre a herança de Emília, não atribuindo a Teresa o que é dela por direito. Eduardo expressa a Diogo que o estado de Raquel é delicado e que ela vai precisar de todo o seu apoio. Diogo aproxima-se da mulher, que acorda e lhe pede que diga à bebé o quanto ela a ama. Diogo diz-lhe que não vai ser necessário, pois ela vai sobreviver.

Amélia e Miguel leem uma das cartas da mãe biológica de Inês, profundamente emocionados. Amélia despeja o conteúdo do envelope no colo. Lá de dentro, cai uma fotografia. Num grito de dor, Amélia, reconhecendo a mulher na foto, exclama o nome de Célia.

No bar, os convidados ficam embasbacados quando Carol entra, deslumbrante. Miguel e Amélia têm agora certeza que Célia é mãe de Inês e não sabem que medidas tomar. Por um lado sentem que é o momento certo para contarem a verdade à filha, mas conhecendo a proximidade entre as duas, concordam que o melhor é deixar Célia decidir.

Na Arrábida, Ludovina e Aniceto conversam, apreensivos, sobre a aparição de Sónia na zona. Ludovina teme que ela volte e tente retirar-lhes a filha, depois de tudo o que fez.

Aniceto está preocupado em como explicar a Gabi quem lhe ofereceu a boneca. No hospital, todos observam embevecidos o bebé dos Ramos, convictos de que vai ser pelo amor que têm por Vitória que Raquel e Diogo vão superar todos os problemas. Vera, curiosa, pede a Rui e a Carol que abram o presente que Gonçalo mandou. Carol tenta evitar, mas Rui desembrulha-o. Trata-se de um cd com o título “A banda sonora perfeita para o noivado perfeito”. Carol gela e tenta impedir que Rui o ponha a tocar, mas falha.

Xavier está em casa de Teresa à sua espera. Quando Teresa chega, Xavier dá-lhe a notícia. A médica fica incrédula e desaba a chorar, desolada.

Pages: 1 2 3 4