Episódio 52
No balneário dos rapazes, Salvador continua a tentar descobrir quem é a paixão de Guga. Leonor grita do lado de fora por Salvador e este diz-lhe para entrar. Leonor entra e Guga fica atrapalhado por estar em tronco nu. Leonor também fica constrangida e sai. Guga conta a Salvador que está apaixonado por Leonor, mas este não acredita.
Em casa dos Elias, Francisco cruza-se com Artur à saída e nenhum se coíbe de trocar acusações com o outro. Artur segue e tenta beijar Maria, mas ela não deixa. O médico vai ter com Simão e tenta chegar até ele, através dos jogos de computador.
Nessa altura, Diamantino encontra-se com Sebastião na fábrica e informa-o que passará a trabalhar com ele em casa dos Elias. Sebastião fica aparvalhado e Diamantino diz-lhe que não pode aproximar-se de Catarina.
No anexo, a banda termina o ensaio e Catita comenta com os amigos que Carminho vai jantar lá a casa. Todos se riem ao imaginar o que será. Catarina convida Pedro para jantar com a família Elias e ele aceita, disfarçando estar radiante. Artur conta a Maria como correu a conversa com Simão e aconselha-a a levá-lo ao consultório. Maria e Artur estão quase a beijar-se, mas Célia aparece, interrompe e comenta que fazem um lindo casal. Catita chega com Carminho a casa e apresenta a namorada à família. Arlete esmerou-se a pôr a mesa, mas fica furiosa quando Carminho pergunta se foi Fernando a fazê-lo, porque não está lá muito bem. Arlete trata Carminho de forma ríspida o resto da noite, mas tenta que seja tudo perfeito. Carminho agradece o jantar e, quando sai, Armando cai logo em cima de Arlete pelo seu comportamento. Alice e Arlete parecem mais interessadas em discutir que Carminho é mais rica que Catita.
Em casa dos Elias, Leonor fica irritada por ver Pedro lá em casa. Os miúdos comentam que Célia está lá em casa porque está grávida e Simão fica surpreendido, por não ter percebido nada. Ninguém se esquece do que Célia lhes fez e não têm certeza que seja bom ela estar grávida.
Depois, Francisco chega com Sebastião e Catarina fica de queixo caído. Francisco também fica espantado por todos saberem da gravidez de Célia. Pedro está a fervilhar por dentro, enquanto olha para Sebastião. Francisco diz que o rapaz ficará ali a ajudar Diamantino e Catarina protesta, dizendo que o anexo é para a sua banda. Pedro percebe que está a mais e decide sair. Francisco conversa com os sobrinhos e tenta criar um clima de tranquilidade na casa, apesar de tudo o que tem acontecido. Luciano aproveita que estão todos juntos e anuncia que regressará a Angola, em breve. Todos ficam tristes. Zezinha está muito triste e Luciano pede aos netos que encontrem uma forma de se manterem em contacto.
No quarto, Constança fala com Guga pelo computador e este justifica-se com a bebé para não a ter convidado a ir lá a casa. Guga tenta acabar tudo com Constança, mas ela não aceita e diz que também tem que concordar com a decisão. Guga fica exasperado. Catarina vai ter com Sebastião ao anexo e pergunta-lhe se já não sente nada por ela. Sebastião não resiste e beija-a, apaixonado. Sebastião quebra o beijo suavemente e diz a Catarina que não podem estar juntos. Pega num caderno e escreve que estão sob escuta. Catarina percebe e finge que sai. Ao mesmo tempo, Diamantino escuta a conversa e fica na dúvida se há de confiar no que ouve ou não.
Dentro de casa, Maria encontra Francisco a fazer a cama no sofá e estranha que ele não durma no quarto. Francisco justifica-se por ter dormido no quarto na noite anterior e pede-lhe ajuda para manter Catarina longe de Sebastião.