"

Morreu a apresentadora Helena Ramos [1954-2018]

Helena Ramos

Helena Ramos [1954-2018]

Faleceu Helena Ramos. A profissional era uma das apresentadoras históricas da RTP e, por conseguinte, da televisão portuguesa.

A noticia  foi avançada pela RTP na sua página de Facebook, através da publicação com uma fotografia da apresentadora, o seu ano de nascimento (1954-2018) e a frase «até sempre».

O canal público também fez uma referência no “Jornal da Tarde” e tem dado relevância à notícia através da RTP3, com vários testemunhos. A estação de notícias está a homenagear a comunicadora através das palavras de quem com ela privou.

Fonte da RTP adiantou à Lusa que a causa da morte foi «doença prolongada». Já na RTP3, Eládio Clímaco confirmou a informação e adiantou que Helena Ramos nunca quis que a doença fosse pública para não perturbar os pais.

O velório da ex-locutora de continuidade e rosto durande décadas da RTP realiza-se hoje, a partir das 17h30, na igreja da Luz, em Lisboa.

Helena começou a sua carreira como locutora, mas acabou por se destacar na área da televisão. Entre os programas que conduziu está o talk show “Jogo de Damas”, em 1993, o “Canal Aberto”, em 1996, o “Boa Tarde”, em 2000, e “Os Vencedores”, em 2002, e “O Melhor de Nós”, em 2005.

Ao longo da carreira foi ainda apresentadora de programas temáticos referentes ao Carnaval, Marchas Populares, Natal dos Hospitais e Festival da Canção, tendo ainda dado a cara pelos sorteios do Totoloto e do Toto-Sorteio.

Destacou-se ainda como atriz, embora em participações pontuais na maioria dos casos. Nesta vertente esteve, por exemplo, na primeira fase de “Podia Acabar o Mundo” da SIC.

Em 2004, fez ainda parte da comissão instaladora do Canal Memória e era um dos rostos mais ativos da estação que reemite conteúdos anteriormente transmitidos na RTP1 e RTP2.