Ópera “Akhnaten” é aposta da RTP2

Ópera Akhnaten
Ópera “Akhnaten”

“Akhnaten”, Ópera de Philip Glass é aposta da RTP2, numa produção do Metropolitan de Nova Iorque.

A fascinante obra-prima contemporânea do aclamado compositor Philip Glass. “Akhnaten” é a terceira parte de uma trilogia de retratos focada em figuras revolucionárias da história mundial.

O contratenor Anthony Roth Costanzo protagoniza o faraó revolucionário que abandonou o politeísmo egípcio tradicional, que se caracteriza pela fé a inúmeras divindades. O radical governante queria que o seu povo adorasse apenas um deus – o Sol.

Este é um trabalho que não tem uma narrativa ou libreto convencional. Em vez disso, a história é contada através de uma série de impressionantes quadros em palco e onde se destaca também o trabalho do talentoso encenador britânico Phelim McDermott, que combinando a música hipnótica e ritualística da ópera nos oferece uma visão cativante que inclui uma talentosa companhia de acrobatas e malabaristas.

A obra segue vagamente a história real da ascensão do Imperador ao poder, a construção da nova cidade e a queda da sua dinastia. No seu elenco encontramos a impressionante meio-soprano J’Nai Bridges (Nefertiti, a mulher do Imperador), a soprano Dísella Lárusdóttir (Rainha Tí), o tenor Aaron Blake (Sumo Sacerdote de Amon), o barítono Will Liverman (Horemebe), o baixo Richard Bernstein (Aí) e o baixo Zachary James (Amenófis III).

“Akhnaten”, uma produção visualmente esplendorosa, como como nunca antes vista no Metropolitan de Nova Iorque, para ver no sábado, a partir das 22h00, na RTP2.