“Operação Triunfo” na TVI? «Provavelmente, não!»

Operação Triunfo
Operação Triunfo

O programa “Operação Triunfo” chegou a ser noticiado como a grande aposta da TVI para o último trimestre de 2017.

Formato original espanhol, o talent show contou com oito edições no país vizinho. Três foram na pública TVE e cinco na estação privada Telecinco.

Com boas audiências na generalidade das oito temporadas, A “Operação Triunfo” (“Operacion Triunfo” no original) é um dos marcos do entretenimento original espanhol.

Recentemente a TVE anunciou publicamente o que já se especulava. A ‘OT’ regressa ainda em 2017 para a nona fornada de concorrentes.

Quase em simultâneo houve rumores em Portugal que a TVI também ia repescar o caça-talentos quase 15 anos depois da sua estreia na RTP1.

Em Portugal a “Operação Triunfo” estreou em março de 2003 e teve Catarina Furtado como apresentadora. O sucesso foi relativo e obrigou a TVI responder com um formato semelhante: A “Academia de Famosos”, apresentado por Fernanda Serrano e Paulo Pires.

Em 2004 regressou à antena da RTP1 e também teve Catarina Furtado como anfitriã.Reformulado, depois em Espanha ter mudado da TVE para a Telecinco o talent show regressou à estação pública para mais duas temporadas.

Entre 2008 e 2011 foi Sílvia Alberto a tomar as rédeas da “Operação Triunfo” em Portugal. Depois desta última edição os trabalhos encerraram definitivamente.

Bruno Santos, diretor-geral da TVI justificou recentemente a aposta numa nova edição da ‘OT’ no nosso mercado.

O responsável esclareceu: «Andávamos há algum tempo há procura de um programa de música». Bruno Santos acrescentou ainda à revista Sexta que «sabemos que este tem um grande apelo junto dos telespectadores. A SIC tem o “Factor X” e o “Ídolos”. A RTP o “The Voice Portugal” e nós, agora, temos a “Operação Triunfo”».

Para o patrão da grelha da TVI trata-se de «uma grande marca que cumpre o objetivo de juntar talento e reality show, o que permite pô-lo no TVI Reality».

Volvidas umas semanas há informações contraditórias que podem ter feito o formato cair e não regressar a Portugal, pelo menos na antena da TVI.

Segundo fonte da Endemol, produtora do talent show nos dois lados da fronteira, «provavelmente não vai haver uma quinta temporada, pelo menos para já».

Sem entrar em pormenores, a mesma fonte garante que o que está neste momento em cima da mesa é o regresso de programa já emitido na TVI para uma nova temporada. A terminar, mais uma incerteza: «Caso não chegue em setembro, é possível que seja aposta em 2018, mas a decisão final será sempre da estação».