"

“Os Dias da Quarentena”, de Cândida Pinto já tem data de exibição na RTP1

Cândida Pinto

“Os Dias da Quarentena” é uma reportagem da jornalista Cândida Pinto

Esta quinta-feira, às 21 horas, a RTP1 exibe a reportagem especial “Os Dias da Quarentena”. Este é um trabalho de Cândida Pinto.

Ao arrepio do mês da Liberdade, abril foi em 2020 um mês de confinamento. Pela primeira vez na vida os portugueses estiveram privados dos seus movimentos quotidianos, trancados em casa. A COVID-19 teve início na China no final de 2019, o contágio alastrou pelo mundo em pose de pandemia, a vida no planeta ficou suspensa. Lisboa fechou-se, ficou deserta e silenciosa, abriu espaço ao som dos pássaros.

Sob o Estado de Emergência fomos aos sítios onde estavam os lisboetas, a casa deles. Encontramos salas de apartamentos onde foram condensadas a empresa do pai, a escola da mãe, as aulas dos filhos. Uma equação complexa, às vezes caótica, que testa cada um. «Difícil é colocar o braço no ar porque a professora não nota», queixa-se Maria de 8 anos sobre as suas aulas virtuais.

As máscaras deixaram de ser uma estranheza, foram-se entranhando nos hábitos dos únicos locais frequentáveis: supermercados e farmácias. O frenesim do consumo parou. Os receios das grandes e das micro empresas dispararam. A angústia do desemprego voltou. Criaram-se mercados solidários, ajudas de emergência a quem deixou de ter rendimento.

«Isto é um bicho esquisito, ninguém o vê e aquele que o viu também não o queria ver», afirma José Correia, 76 anos, a viver com a mulher um dia a dia que não escapa ao medo. É preciso ficar em casa, fingir que está tudo bem. «Eu sei o que é o desespero, também mata uma pessoa», reflete José Buginga, 78 anos, sobre a morte da mulher. «Estamos a viver aquilo que eu nunca pensei que iria viver», considera Paula Henriques, enfermeira do Hospital Curry Cabral.

Viajamos pelas dúvidas e inquietações de jovens e velhos, mais abastados e com menos rendimentos, infetados, recuperados, pela normalidade de uma vida anormal. “Os Dias da Quarentena” é um documento sobre como os lisboetas viveram o abril do confinamento que poderá acompanhar esta quinta-feira, logo a seguir ao “Telejornal”, na RTP1.

“Os Dias da Quarentena” é uma reportagem da jornalista Cândida Pinto, com imagem de Rui Manuel Silva, imagens de drone de Carlos Pinota e imagens adicionais de Emanuel Prezado. Com edição de Samuel Freire e grafismo de Rui Batista.