A RTP, pela voz de Hugo Andrade, diretor de Programas, vai apresentar hoje às 18H a nova grelha do primeiro canal da estação pública, na Marechal Gomes da Costa, sede da empresa.
A maior das novidades, até porque vai ser diária, prende-se com as mudanças de fundo no day time. Como o Zapping já noticiou, João Baião passa para as manhãs para conduzir o “Praça da Alegria”. Tânia Ribas de Oliveira vai, entretanto, juntar-se a Baião quando terminar a licença de maternidade.
Por seu turno, José Carlos Malato regressa às tardes e ao “Portugal no Coração”, programa que lançou em fevereiro de 2003. Marta Leite Castro regressa também ao talk show que a deu a conhecer como apresentadora.
Sónia Araújo e Jorge Gabriel perdem o “Praça da Alegria”, mas ganham as tardes de sábado, com um programa também em direto e dentro dos mesmos moldes que a RTP tem feito ao fim de semana.
Outra das novidades prende-se com o início da tarde dos dias úteis. “Vidas em Jogo” está prestes a despedir-se dos espectadores e não vai ser substituída por nenhuma outra produção brasileira. O “Jornal da Tarde” estica e o “Portugal no Coração” arranca mais cedo.
As novidades chegam também ao horário nobre. O concurso de cultura geral, marca criada há mais de uma década, termina e estão preparadas e prontas a arrancar novas séries para o seu lugar.
Para os domingos à noite chegam Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington com “Odisseia” e Fátima Campos Ferreira com o “Prós e Contras”, que recua um dia e deixa a segunda-feira, mantendo o horário.
“Depois do Adeus”, “Sinais da Vida”, “Agora é a Sério”, “Os Açorianos” e “Hotel Cinco Estrelas” são alguns dos formatos de produção nacional que estão preparados para estrear na nova grelha 2013 da RTP1.
Nesta quinta-feira o Governo pode decidir, entretanto, o modelo de privatização da RTP no Conselho de Ministros.