Semana 1: Santiago é traído pelo melhor amigo

Esta semana em “Vingança”:

                            (31 de dezembro a 06 de janeiro de 2013)

Vingança - SIC - Resumo

Episódio 1

Penhasco junto ao mar. Santiago jura vingança àqueles que o traíram.

Marrocos. Actualidade
Um barco da polícia marítima de Marrocos tem o convés repleto de sacos com cadáveres. Os guardas estão a deitá-los ao mar. Depois do seu saco cair na água, Santiago, com o rosto desfigurado, consegue libertar-se e com o instinto de sobrevivência consegue nadar até uma praia onde acaba por desmaiar.

1997
No clube de esgrima Rodrigo e Santiago treinam. Santiago confessa a Rodrigo que quer casar com Laura. Rodrigo diz ao amigo para ter cuidado pois não quer que ele magoe Laura. Santiago descansa-o, mas Rodrigo acaba por sair da sala intempestivamente.

Em casa, Alberto lê no jornal que o amigo Horácio Medina está a investigar uma rede de tráfico de crianças. Fica petrificado com a notícia! Acaba por ir a casa dos Ramalho falar com Luis. Quando Helena vê Alberto desfaz-se em amabilidades e prepara-lhe um lanche. Entretanto Alberto conta a Luis que Horácio quer remexer no passado.

Quando está a chegar ao seu escritório, o advogado Horácio Medina é assaltado por um grupo de jornalistas a fazerem perguntas sobre a rede de tráfico de crianças. Mantendo a sua postura, Horácio diz que não presta declarações e entra no edifício. O advogado está furioso com a fuga de informação para os meios de comunicação social e de uma forma incisiva e desconfiada pergunta a Lourenço se ele sabe quem foi… Lourenço acaba por sair da sala cabisbaixo. Lourenço está nervoso pois está à espera do resultado do concurso para o lugar na Comissão Europeia. Nisto recebe uma mensagem a dizer que não ficou e fica muito desanimado. Santiago entra radiante no escritório e conta que foi seleccionado para ir para Bruxelas! Horácio fica surpreendido por o filho não lhe ter contado nada e Lourenço fica enraivecido…

A família Lacerda está reunida à mesa a jantar. Carolina está com um olhar triste e não tocou no seu prato. Rodrigo conta que disse aos seus amigos para irem lá beber um copo, em jeito de festa de despedida. Alberto, desconfiado que a mulher parou com a medicação, acaba por discutir com Carolina e esta levanta-se da mesa. Patrícia fica triste e Rodrigo pede ao pai para ter um pouco mais de paciência com a mãe… Entretanto começam a chegar os amigos, entre os quais estão Laura, Santiago e Lourenço. A festa está animada. Laura pede ajuda a Mariana para reunir as pessoas e faz um brinde aos amigos que partem para Marrocos no dia seguinte. Depois aproveita e brinda à entrada de Santiago na CE… Santiago agradece e acaba por, em frente a todos e de joelhos, pedir Laura em casamento. Lourenço e Rodrigo, ainda que por motivos diferentes, são os únicos que não conseguem disfarçar a inveja de Santiago. No final da festa Alberto vai falar com Lourenço, que está completamente embriagado. De uma forma dissimulada Alberto pergunta se há algum nome conhecido no rol dos suspeitos e depois mais directamente pergunta se o seu nome consta da investigação… Acaba por marcar com Lourenço um encontro de “negócios”.

Quando Santiago chega a casa, Horácio abre uma garrafa de champagne para comemorar o noivado do filho. Estão ambos em perfeita sintonia. Santiago aproveita o momento para perguntar ao pai o que se passa em relação à investigação que anda a fazer e que o está a deixar tão preocupado. Horácio confessa que o nome do amigo Alberto Lacerda está envolvido no processo, mas que ainda não há provas suficientes para o incriminar. Santiago fica preocupado com Rodrigo…

Em casa dos Lacerdas, Rodrigo e Alberto também estão a conversar e Alberto conta ao filho que esteve envolvido numa rede de tráfico de crianças. Rodrigo fica desiludido com o pai. Alberto diz ao filho que lhe contou o segredo porque precisa da sua ajuda e não para ele o julgar. Depois diz-lhe que antes da sua amizade com Santiago está a sua família…

Mais tarde Alberto encontra-se com Lourenço e este conta-lhe que ele é um dos principais suspeitos da investigação. Fulo, Alberto ameaça Horácio…

Santiago e Rodrigo chegam a Marrocos e estão encantados com tudo o que vêem. Num mercado de rua Santiago compra uma aliança para Laura e liga-lhe cheio de saudades e fazem juras de amor eterno… Ao mesmo tempo Alberto liga a Rodrigo e diz-lhe que Santiago não pode voltar a Portugal nunca mais! Rodrigo fica chocado! Alberto fala com Luis e diz-lhe que vão ter que ser eles a tratar da família Medina, pois Rodrigo não vai ser capaz de tratar de Santiago.

Horácio está num Clube luxuoso e, quando vai até à casa de banho, entram três seguranças e espancam-no com muita violência deixando-o inconsciente.

Sara vai ter com Horácio ao hospital. Percebe que o patrão está entre a vida e a morte e pede-lhe para não desistir.

Alberto diz a Luis que é pai graças a ele e que esses favores se pagam, mais tarde ou mais cedo… Luis pergunta-lhe o que tem de fazer e Alberto, pragmático, diz-lhe para fazer o que tem de ser feito relativamente a Horácio! Carolina ouve a conversa e fica em pânico! Vai até casa de Helena e, desesperada, pede-lhe ajuda. Muito baralhada Carolina diz frases soltas em que fala de Horácio e Santiago, de perigo, de Alberto e Luis. Assustada com o estado de Carolina, Helena quer ligar para Alberto mas Carolina acaba por fugir.

Luis entra no quarto de Horácio e mata-o. Quando Sara regressa ao hospital encontra o patrão morto e chora compulsivamente…

Sara vai para a igreja e encontra Carolina a rezar em estado de choque. Não diz coisa com coisa… Recusa a ajuda de Padre Pedro quando este sugere levá-la a casa. Entretanto Carolina grita em pânico que Horácio está morto. Sara pergunta-lhe se Alberto teve alguma coisa a ver com a morte de Horácio e Carolina desata a chorar. Sara acaba por levar Carolina para casa de Horácio. Carolina está ausente e faz tudo o que Sara manda. Sara dita a Carolina uma carta suicídio para Alberto. Está determinada a vingar a morte do seu patrão!

Em Marrocos, Santiago conversa com Rodrigo sobre a sua mudança de atitude e percebe que Rodrigo é apaixonado por Laura. Rodrigo vai-se embora e Santiago segue-o, pois quer saber o que se passa. Rodrigo percebe que uns homens estão a segui-los e decidem ir para o hotel. Começam a correr… Santiago acha que os despistaram mas acabam por perceber que estão perdidos. São atacados. Santiago defende-se e fere um homem. No meio da confusão aparece a polícia e levam-nos presos. Entretanto aparece um guarda que leva Rodrigo, deixando Santiago sozinho. Rodrigo liga para o pai a questionar se foi obra sua a que aconteceu e Alberto diz-lhe que um dia ele vai agradecer-lhe. Os guardas levam Santiago e este percebe que são os homens que o seguiram e que tudo não passou de uma armadilha. Espancam-no. Santiago está atordoado, mas ainda consegue ver Rodrigo antes de levar um tiro.

Laura diz a Mariana que não consegue falar com Santiago e que está com um mau pressentimento… Nisto Rodrigo liga-lhe e diz-lhe que foram assaltados e que o amigo está morto! Laura fecha-se na cozinha e corta os pulsos, numa tentativa de morrer também. Helena percebe que alguma coisa não está bem e Luis arromba a porta!…

Marrocos. Actualidade
Vitória encontra Santiago que, num fio de voz, lhe pede ajuda. Está devastado. Santiago diz que nada acontece por acaso e que regressou das cinzas para recuperar tudo o que lhe roubaram…

Pages: 1 2 3