Semana 4: A festa de aniversário

Episódio 10 – Desejo concedido

Na ausência de Eunice e Eduardo, que vão passar fora um fim-de-semana, José regressa a Lisboa para ficar a tomar conta do neto. Matias e Carlos vêm com ele. Sempre generoso, José traz hortaliças da aldeia para levar aos amigos que deixou no Lar de Terceira Idade mas, ao visitá-los, fica a saber que Madalena, a senil velhinha que o toma pelo falecido marido, está doente.

Compadecido, José, que está acompanhado de Pedro, vai conversar com ela, mas fica perturbado quando Madalena diz que sabe que chegou a sua hora e que nada a faria mais feliz do que renovar os votos de casamento para poder partir feliz. Também Armando, com quem José dividia o quarto no Lar, expressa um desejo: satisfazer o paladar com os petiscos que outrora fizeram as suas delícias.

Antes de voltar para casa, Ivo, o enfermeiro, comenta com José que a velhota caiu em depressão desde que José deixou o Lar e desde então nunca mais saiu da cama. Quando José fala do assunto com os amigos, Matias fica com pena de Madalena e recorda que se tivesse tido oportunidade de fazer algo pela sua Conceição antes de esta morrer, teria feito. José não se imagina a fazer teatro só para agradar a Madalena, mas Matias convence-o de que os males do coração têm segredos insondáveis.

Quem sabe um gesto seu ajude a senhora a recuperar a saúde física, já que a mental está irremediavelmente perdida?

Enquanto José medita na possibilidade, Pedro e Ana, sua vizinha, descobrem uma velha molheira que, nas suas cabeças fantasiosas, é uma lamparina mágica. Pedro propõe a Ana oferecer um desejo aos velhotes amigos do avô.

Pages: 1 2 3 4 5