Semana 51: Marta desiste do casamento com Eduardo

176º Episódio

Geraldo dá os parabéns a Rui pela eminente vitória eleitoral e surpreende o cunhado e Catarina com esta atitude pouco usual.

Lá fora, o atirador contratado por Eduardo espera pela ordem que dite o assassinato de Rui.

António chega apressado à porta de casa do candidato e procura de imediato sinais de perigo. É observado pelo atirador e por Silveira, atentos e dispostos a abatê-lo, se necessário.

Vera tenta enganar Eduardo, dizendo-se representante de um grupo interessado em comprar a Quinta do Paço. Mostra-lhe a proposta generosa mas Eduardo rasga o documento, negando-se a negociar com ela. Entretanto, Gabriel conta a Jeremias que Rui venceu as eleições com maioria absoluta, tornando-se presidente da câmara. Para surpresa de Gabriel, Jeremias não festeja a vitória do filho e afasta-se preocupado para ir ter com ele, conhecedor do perigo de vida que Rui corre. Vera sai nesse instante derrotada no encontro com Eduardo.

No café Pão Quente a vitória de Rui é festejada por Maria de Jesus e até por Tonino. Hélder está um pouco desiludido mas rapidamente se anima quando recebe de Ana Isabel um beijo na cara.

António mantém-se entre a multidão que festeja a vitória de Rui e por pouco não vê o atirador que se esconde num dos telhados.

Vera interrompe o brinde de Rodrigo, Joana e Vitória para avisar que Rui corre perigo de vida, ameaçado por Eduardo por se opor à passagem do TGV pela Quinta do Paço.

Eduardo dá a ordem para que Rui seja assassinado.

Rodrigo sai espavorido e vai juntar-se a António que faz de guarda-costas de Rui, enquanto este percorre o trajecto entre a sua casa e a sede de campanha, sempre rodeado de muitos populares que o felicitam. Catarina e Jeremias vivem momento de grande inquietação.

Vitória tem mais um ataque de ciúmes e diz a Vera que a responsabilizará caso aconteça alguma coisa a Rodrigo.

Entretanto, Eduardo recebe e visita do doutor Alvim, que representa um grupo de investidores interessados na compra da quinta. Alvim diz que o negócio vai fazer-se e Eduardo cancela a operação que montou para matar Rui.

Quando Silveira e o atirador deixam discretamente a vila, António observa-os, estranhando a presença dos dois homens. Mais tarde conta a Vera o que viu, concordando ambos que Rui vai precisar de um guarda-costas.

Eduardo provoca Jeremias dizendo a este que o filho esteve quase a morrer e só devido a uma circunstância especial foi poupado.

Sónia diz a Cláudia estar preocupada com a reacção de Máquina, caso este não encontre a família que procura.

Marta desiste do casamento com Eduardo e com desilusão anuncia a decisão aos pais. Maurício e Perpétua consolam a filha dizendo que a apoiarão sempre.

Na manhã seguinte, Marta diz a Eduardo que em face da chantagem exercida por este vai deixá-lo em paz e dedicar-se em exclusivo ao escritório de advogados. Eduardo cínico aconselha-a a cuidar bem do processo P5, frisando que não vai admitir falhas.

Eduardo ordena a Geraldo que convoque toda a família Álvares para uma reunião onde pretende anunciar a venda da quinta. À medida que são contactados, todos revelam grande surpresa mas Catarina promete criar ela própria uma surpresa a Eduardo levando Vera consigo.

Rogério confessa a Vera estar cada vez mais convencido que o juiz do caso P5 foi assassinado por Eduardo e diz que vai falar com Marta para descobrir algo mais.

Alexandra prepara-se para regressar à Ucrânia ao receber a noticia que a filha está muito doente e vai ser operada. Gabriel apoia Alexandra e Cláudia também ao aceitar que ela deixe por uns dias o trabalho no centro de saúde.

Vera não quer ir à reunião com Eduardo para evitar mais um confronto com Vitória. No entanto, Catarina é persuasiva e convence a amiga a acompanhá-la.

Vitória, por seu lado, volta a revelar-se insegura e a sentir ciúmes de Vera mas Rodrigo insiste que a ama e que não tem razões para se sentir assim.

Rogério tem um discurso duro com Marta e dá-lhe a última oportunidade para deixar Eduardo e contribuir para a sua denúncia. Este, na Quinta do Paço, vai recebendo os Álvares com ar provocatório e diz que a reunião só começará quando Catarina chegar. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4