[Semana 7] Top Secret – A Crítica: A análise semanal do “Secret Story 5″

Margarida Costa

Sinceramente, as últimas semanas têm passado um pouco ao lado. Não tem acontecido nada por aí além. Nada que me faça pensar “wooow, isto sim é bonito de se ver no Secret Story!”. Vai-se vendo. Só tenho a destacar a “Granada” lançada ontem. Espero que seja realmente verdade, que não haja o poder do reverso escondido por trás disto tudo.
Quanto à última Gala, não achei nada de especial… Voltámos a perder 10 minutos com o casal-fake, sem acrescentar nada ao programa.

TEMAS DA SEMANA
– Desde o início que temos assistido a alguns casos de bullying e de violência mascarados de brincadeiras. A produção devia por a mão nestes casos? Como é óbvio! O Hugo passou a última semana a chamar gorda à Vânia, com todos os cãezinhos amestrados a seguirem a piadola. A Elisabete tem sido gozada à força toda desde o minuto em que entrou naquela casa. E os castigos que têm sido dados não passam de paninhos quentes. Nomeações directas são o mínimo que a Voz devia “oferecer” àqueles concorrentes.
– Está, ou não, a facilitar-se o caminho do Pedro? Está. E não é só de agora, não é difícil perceber. Na semana mais baixa do Pedro, a produção (Teresa incluída) fez de tudo para limpar a imagem do concorrente. Mas sinceramente, eu nem me importo. Não morro de paixão pelo Pedro, mas não o odeio. Gosto dele. Prefiro vê-lo a ele na final que muitos outros que ali estão. Mas claro, não lhe daria o primeiro lugar. No entanto, por este caminho, é possível que prémio já seja dele.
– Quais as razões que, possivelmente, levaram à expulsão da Vânia? Razões podem ser muitas. Sinceramente, acho que a Vânia já não tinha nada de novo para dar. Ela entrou com tudo e gastou tudo logo de uma vez. Quanto mais tempo ela ficasse, mas repetido o jogo dela se ia tornar. Tal como disseram o Pedro, a Agnes e a Cristiana (numa conversa na cozinha, à frente dela) a Vânia não conseguia jogar sozinha. E não. Ela precisou sempre de alguém para se alavancar (alguém aka triângulos): Hugo e Inês e Daniel e Liliana. Só assim é que a Vânia se via. Nem as discussões com a Cristiana eram o mesmo. A táctica era sempre a mesma: Cristiana fala, Vânia pica baixo, Cristiana ataca, Vânia grita para a Cristiana não gritar. Era só isto. Era tão oco e forçado que nem força e motivos tinha para durar uma noite inteira, passava em 3 minutos. Por mim teriam ficado as três, mas prefiro a Agnes e a Cinthia à Vânia.

TOP +
– A “Granada” da Vânia
– Agnes menos votada
– Nada mais me chamou a atenção

TOP –
– Tempo perdido com o casal fake durante a Gala
– Daniela salva das nomeações
– Começo a cansar-me da Flávia. Acho que aquela dualidade dela não lhe fica nada bem.

NOMEAÇÕES
Odin e Daniel


Pedro Cunha

Sétima semana de SS5 passada, e nada de importante a apontar. A última gala melhorou em relação à última, mas nada que causasse grande impacto, o que por um lado percebo, já não há muito por onde inovar neste tipo de programas, mas se se esforçassem conseguiam.
A surpresa da semana, pra mim, foi a saída Vânia! Não estava à espera, não pelos portugueses, porque esses obviamente a expulsariam, mas porque a produção não a quis manter lá dentro numa altura em que tudo girava em torno dela, e podiam ter aproveitado a ligeira proximidade da Cinthia nas votações para mexerem os cordelinhos, se o fizeram a descarada na edição 2, quando expulsaram a Cleide e para salvar a Susana, podiam muito bem tê-lo feito agora. Mas pronto, a Vânia mesmo cá fora continua a jogar e adorei o presente envenenado ao enjoado do Hugo, assentou-lhe muito bem.

TEMAS DA SEMANA
– Desde o início que temos assistido a alguns casos de bullying e de violência mascarados de brincadeiras. A produção devia por a mão nestes casos? Considero mais fácil aplicar esta palavra às atitudes que o Pedro teve no início com a Elisabete, do que às supostas brincadeiras físicas, que apesar de toda a revolta nas redes sociais, nada é com o intuito de magoar. Já as palavras do Pedro para Elisabete e outras concorrentes, sim, são para magoar..
– Está, ou não, a facilitar-se o caminho do Pedro? Completamente verdade! Estão a levá-lo ao colo e não entendo porquê… Quer dizer entendo, ele é uma peça fundamental, mas acho que deviam ir com calma e não serem tão descarados ao encobri-lo e colocando sons engraçados nas paranóias dele, como foi o caso desta semana na cena do 24h sem cigarros, ele passou-se …
– Quais as razões que, possivelmente, levaram à expulsão da Vânia? A explicação é fácil, as fãs da Inês vingaram-se a grande! Mas o que importa é que foi a Vânia a pô-la dali para fora, e isso ninguém lhe tira.

TOP +
– Momento Luís regressa à Casa;
– Momento em que o Daniel confirma, na cara da Liliana, que tinha dito a Vânia que ela seria a sua ‘Number One’ caso tivesse entrada na primeira gala;
– Momento em que Agnes decide não desistir;

TOP –
– Expulsão Vânia;
– Destaque do casal Daniel e Liliana na Gala;
– Comportamento do Hugo com Vânia;

NOMEAÇÕES
Se estivesse lá dentro nomearia o Pedro e Agnes para que fossem a nomeações com o já nomeado Hugo e este não tivesse hipótese e saísse.

Pages: 1 2