
Com o fim confirmado de “Decisão Final” e com a certeza de que o canal público não pretende fazer regressar este tipo de formatos ao horário nobre, a RTP1 quer em 2013, dar espaço à ficção nacional.
Fonte ligada à RTP, contou ao Diário de Notícias que a direcção de programas liderada por Hugo Andrade quer apostar nas séries «que a estação tem já gravadas» em primetime.
Ao longo de 2012, a estação pública encomendou vários projetos que ficaram a aguardar espaço em grelha. Porém, agora em 2013, estes produtos de ficção vão ter luz verde para estrearem finalmente na grelha da RTP1.

“Depois do Adeus”, “Hotel 5 Estrelas”, “Uma Família Açoriana”, “O Jornal Matutino”, “Os Compadres 2” e “Sinais de Vida” são algumas das séries que Hugo Andrade quer colocar em horário nobre.
Ainda na calha está a produção do remake de “Duarte e Companhia” e a sitcom “A Mãe do Sr. Ministro”.
Recorde-se que na apresentação de “Sinais de Vida” (série de longa duração), o diretor de programas da RTP revelou que «cada vez mais estamos determinados em fazer da ficção a aposta principal do nosso entretenimento. Num ano em que aparentemente vai haver menos produção, o que nós sabemos é que vamos produzir mais do que produzimos este ano.»
Para além destas novas apostas, a RTP1 pondera repor algumas das séries ao longo de 2013. Exemplo disso são “Conta-me como Foi”, “Pai à Força” ou “Cidade Despida”.