“Sol de Inverno”: resumo de 06 de janeiro a 12 de janeiro

 102º Episódio

Isabel ignora as ameaças de Laura e procura Salvador, revelando-lhe que é a sua mãe verdadeira. O rapaz olha-a sem reacção e incrédulo como o que acaba de ouvir.

Dulce está desesperada, temendo que Isabel seja uma das vítimas mortais do acidente de autocarro. Rita tenta acalmá-la para que não pense o pior e liga a Horácio, na expectativa de que ele atenda o telemóvel. Horácio não o faz e a ansiedade de Dulce aumenta. Ao ver na televisão o nome dos hospitais para onde estão a transportar os feridos, a governanta decide-se a ir procurar a afilhada, ligando a Laura para pedir autorização. Rita diz para não se preocupar com o serviço da casa, prometendo tratar de tudo.

Adelino grita por Sofia e a filha vem dos quartos, alertada pela aflição do pai. Ele conta desesperado que Beatriz sofreu um acidente e só pensa em ligar a Joana para avisar a neta. Sofia tenta manter a calma e avaliar primeiro o estado em que a irmã se encontra, propondo-se ligar para os hospitais, Nesse momento, Adelino recebe uma chamada de Beatriz, dizendo que já fez alguns exames médicos e se encontra bem. O pai respira de alívio e combina ir buscá-la com Sofia.

Horácio vai ter com Beatriz assim que ela desliga o telefone e conta que já esteve com a psicóloga que colocaram à disposição dos feridos, que é uma rapariga simpática, embora duvidando que seja possível ultrapassar o trauma da tragédia só com conversa.

Nuno está a completar um arranjo de flores para uma noiva quando recebe uma chamada do pai. Olha para Simão, estranhando aquela chamada e atende Horácio. Nuno fica enervado quando o pai lhe conta que o autocarro em que seguiam teve um despiste. A calma vai regressando ao saber que ele está bem e que a mãe tem apenas queixas num dos braços, aguardando para fazer uma radiografia. Nuno diz ao pai que vai imediatamente ter com eles e que vai avisar Ana do que aconteceu. Simão está sem saber o que fazer e avança que se o acompanhar ao hospital, o pai pode não gostar. Nuno impacienta-se e diz ao namorado que não está com disposição para gerir situações dessas. Simão apercebe-se que a questão que levantou não é importante e ajuda o namorado a arrumar a florista para seguirem para Santarém.

Dulce procura desesperadamente por notícias de Isabel na recepção do Hospital de Santa Maria, para onde levaram os feridos mais graves. A recepcionista tenta acalmá-la mas nesse momento surge uma maca com Artur ferido e inanimado, enquanto Isabel vem atrás amparando Lurdes que chora por ver o filho sem dar acordo de si. Dulce vai ao encontro de Isabel e abraça a afilhada, que lhe conta como está e como Artur ficou naquele estado. Isabel sussurra à madrinha que está muito preocupada com o filho da amiga porque ouviu um paramédico dizer que ele não mexia as pernas. Lurdes continua a chorar desesperada e Isabel vai reconfortá-la.

Mariano convence Lé a inscrever-se no curso de escrita criativa que está a organizar na livraria. Ao mesmo tempo lamenta não ter coragem de contar ao avô que não é advogado mas sim um livreiro à beira da falência. Lé é de opinião de que ele devia contar toda a verdade a Afonso. Mariano procura o telemóvel quando se lembra que tem de confirmar o encontro com a sua “Penélope”, estranhando que ela não tenha dito nada a esse respeito.

Beatriz regressa a casa ainda combalida, acompanhada por Sofia e Adelino. Joana vem imediatamente ao seu encontro e ela conta-lhe o inferno que viveu. A filha pede-lhe desculpa, confessando que sentiu imenso medo de a perder. Sofia puxa-a para si e abraça-a, com Sofia e Adelino a presenciarem a cena, emocionados.

Horácio e Nuno cuidam de Rosa, que tem um hematoma no braço, para além de outros ferimentos menores. Ela pergunta se Ana já está a par do acidente mas fica preocupada porque tanto o marido como o filho assumem que não conseguiram que ela atendesse as suas chamadas. Horácio vai olhando de lado para Simão que se isolou a um canto da sala. Rosa agradece ao filho e ao companheiro por a terem ido buscar e ao marido, convidando-os para jantar. Nuno e Simão percebem que Horácio está muito desconfortável com a situação e recusam para outra altura. Rosa pergunta porque é que Isabel e Lurdes foram para outro hospital e percebe que o marido está a esconder-lhe a verdade. Horácio não resiste e conta que as amigas estão bem mas que Artur ficou em muito mau estado. Rosa fica muito preocupada.

Lurdes é informada por uma médica que a cirurgia de Artur está a correr bem, mas adverte que ele teve hemorragias em vários órgãos, o que torna a operação ainda mais demorada. No entanto, a cirurgia mostra-se esperançada de que tudo acabe bem, o que dá um pouco de alento a Lurdes. Isabel e Dulce tentam que ela coma alguma coisa, mas sem sucesso. Afastada da amiga, Isabel confessa a Dulce que o facto de ter sofrido o acidente só a fez ter maior convicção de que precisa de chegar à fala com o filho e de lhe dizer porque é que o entregou para a adopção e o quanto está arrependida por tê-lo feito. A madrinha suplica-lhe que esteja calada, pois sabe bem do que é que Laura é capaz.

Lúcia fica agastada com Vicente porque ele lhe larga os dois filhos no bar, dizendo que tem de atender um cliente ao domicilio. Tomás troca cumprimentos com Matias e Violeta. Matias quer aprender uma manobra difícil do surf e pede a Tomás que lhe ensine. Lúcia tenta não demonstrar que está zangada e manda Vicente ir atender o cliente que arranjou.

Fábio tenta estudar e concluir um trabalho da faculdade, mas está à beira de um ataque de nervos, pois não se consegue concentrar, porque tem Célia à sua frente. Ela fica envergonhada com a franqueza do namorado. Carlos aproxima-se deles e não gosta que os amigos o culpem por Fátima ter acabado o namoro, dizendo que só lhe contou uma mentirinha sem importância.

Concha aconselha-se com Lé, tentada a visitar Artur no hospital. A rapariga está com um grande problema de consciência porque o ex-namorado tentou falar com ela no dia anterior ao acidente e ela não lhe ligou. Lé acha que ela deve ir vê-lo e a filha assume que prefere ir sozinha.

Salvador comenta com Matilde que se o pai fosse vivo, certamente que teria maior abertura para o ajudar a encontrar a mãe biológica. Matilde fica com as lágrimas nos olhos ao lembra-se do seu pai e de que Álvaro faria anos no dia seguinte. Salvador tem a certeza de que por mais anos que passem, terão sempre na cabeça a imagem de uns pais jovens que partiram cedo demais. Matilde assume que quer ir deixar flores na sepultura de Álvaro.

Laura conta a Teresa que o detective que mandou ao México já descobriu com quem Eduardo se envolveu, falando de um gang perigoso que, para além de tráfico de órgãos, fomenta a prostituição e a droga. Margarida fica escondida a ouvir a conversa e fica a saber que uma pessoa telefonou como telemóvel de Eduardo, adensando as dúvidas sobre se morreu na realidade, ou poderá estar ainda vivo. Margarida aparece finalmente e censura a mãe e a irmã por não terem contado nada, sabendo o que ela sofreu com a morte do irmão. Laura promete pô-la a part de todas as novidades e pergunta se está contente com a nova treinadora de equitação. Margarida responde que sim e diz que vai tomar um banho. Laura conta a Teresa que vai sair dentro de instantes para se encontrar com Manel e Vasco, deixando claro que tenciona estabelecer alguma ligação com o filho do namorado, mas vincando que o miúdo tem uma mãe que, apesar de destrambelhada sempre é a sua mãe. Teresa sorri com a expressão da mãe.

Isabel justifica a Dulce o seu desejo de contar a Salvador que é a sua mãe, porque sente que está a ter uma segunda oportunidade para endireitar as coisas, pedindo ajuda à madrinha para cumprir a sua vontade. Dulce está em pânico por não conseguir demovê-la e pede por tudo que não lhe faça uma coisa dessas. A conversa é interrompida pela médica que vai prestar informações a Lurdes sobre o estado de Artur. A médica revela que ele foi operado com sucesso e que Lurdes só o poderá ver no dia seguinte. A mãe deixa escapar algumas lágrimas de alívio e Isabel convence-a a ir para casa descansar, prometendo trazê-la à visita no dia seguinte.

Sofia elogia Joana por ela ter pedido desculpas à mãe e censurando-a, ao mesmo tempo, pela forma como tem tratado Beatriz. A sobrinha confessa que por vezes não se consegue controlar e que ainda tem coisas que estão mal resolvidas entre elas, pois não esconde que a mãe lhe escondeu toda a vida que o pai estava vivo. A tia insiste que ela tem de se moderar e Joana suplica-lhe que a leve para a Boheme, pois não consegue já suportar o trabalho no departamento de marketing da empresa. Sofia diz que ela tem de aprender a respeitar os superiores e responde apenas que vai pensar no assunto, mas sem compromisso. Joana fica convencida que tudo corre a seu favor.

Célia confessa a Fátima que, afinal, fazer amor com Fábio nada teve de assustador, antes pelo contrário, pois foi um momento muito romântico. Fátima fica feliz pela amiga mas diz que para ela o acto tem de ser mais agitado. No entanto, quando se apercebe que Célia não praticou sexo seguro, dá-lhe um raspanete, avisando-a que se não passa a ter precauções, qualquer dia estão juntos mas com companhia.

Fátima e Célia começam a ouvir alguém que está a cantar como o Tony Carreira. A empregada sai disparada para o corredor onde aparece a música mas fica desiludida ao ver que é Carlos. Fátima fica agradada com a serenata, mas garante que não vai ser isso, nem o facto de ele se desculpar de joelhos pelas mentiras que contou, que o irá perdoar. Carlos fica muito desiludido com mais uma tampa que recebe de Fátima. Ela vai-se embora e Célia diz ao motorista que a amiga gostou da surpresa, mas o motorista afiança que se gostou não foi o suficiente para o perdoar.

Dulce está de regresso a casa e agradece a Rita por tê-la substituído enquanto foi procurar Isabel. Por momentos, a governanta quase se descai, dizendo que bem é que a afilhada não está, pois só pensa em fazer disparates. Rita fica desconfiada mas sem poder aprofundar o que ouviu porque Margarida aparece entretanto para tomar um pouco de água e dizer que vai encontrar-se com Matilde e Salvador no bar da praia. Dulce fica preocupada e indecisa sobre se deve ou não contar a Isabel que o filho está agora ao seu alcance.

Lurdes quer avisar Jacinto do que aconteceu ao filho mas acaba por reconhecer que é praticamente impossível de localizar o marido. Horácio ainda diz que pode ir no carro dar umas voltas para o descobrir, mas desiste da ideia, chamado à razão por Rosa. Isabel vai para a cozinha preparar algo para comerem e Horácio segue-a, apercebendo-se de que está perturbada. O encarregado da fábrica pensa que isso se deve ao acidente, mas ela está é inquieta por querer revelar-se ao filho e pede a Horácio para que fique com Rosa a fazerem companhia a Lurdes, enquanto ela sai por algumas horas.

Nuno e Simão vão jantar a casa de Benedita, que os recebe muito bem. A conversa entre os amigos faz adivinhar uma conversa animada.

Isabel chega ao bar da praia e avista Salvador que está acompanhado por Matilde, Margarida e João Maria. Depois de ficar alguns instantes a olhar para a mesa, decide aproximar-se e pede a Salvador para falar com ele em particular. Ele fica surpreendido e diz que se precisa de conversar sobre o trabalho o deve fazer com Teresa ou até mesmo com a mãe. Isabel esclarece que não se trata de trabalho e Salvador aceita ir com ela para fora do bar. Matilde fica intrigada com o que é que ela terá para falar com o marido.

Fora do bar, Isabel enche-se de coragem e diz que tem dentro de si um segredo que não consegue carregar mais. Sem se deter e já com as lágrimas a banharem-lhe o rosto, Isabel revela a Salvador que é a sua mãe verdadeira. Ele fica sem reacção e incrédulo a olhar para ela. (conclusão)

 

Pages: 1 2 3 4 5