SundanceTV reforça aposta no mercado português

SundanceTV
SundanceTV

O SundanceTV, canal fundado por Robert Redford que exibe o melhor cinema de festivais e séries independentes internacionalmente galardoadas, vai lançar a sua primeira campanha no mercado português com o objectivo de assinalar as próximas estreias da temporada.

Segundo Manuel Balsera, SVP Sales and Marketing AMC Networks International Iberia, «O SundanceTV representa o ponto de encontro dos amantes do melhor cinema e de séries de qualidade. Estamos muito satisfeitos com esta campanha que vem reforçar o nosso compromisso em oferecer à audiência portuguesa uma proposta de conteúdos única, atrevida e criativa, composta por séries galardoadas de vários sítios do mundo, filmes recém-chegados dos melhores festivais de cinema e documentários de elevada qualidade. O SundanceTV é dirigido a espectadores que procuram algo diferente».

No segmento de séries, o destaque vai para produções como “The Windsors”, “Apple Tree Yard”, uma das séries mais aclamadas pela crítica que o The Guardian considerou transmitir uma “poderosa mensagem”, “La Fôret” (Melhor Série Francesa de 2017, no Festival de La Rochelle), “Prisioneiros”, “Hap & Leonard”, e “Texas Rising”.

Quanto às estreias de filmes de cinema independente e documentários, o canal realça “Canino”, a comédia nomeada para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (Grécia); “Taxi Driver”, “Free and Easy” e “À Procura de Sugar Man”, vencedor do Prémio Especial do Júri no Festival Sundance e do Óscar de Melhor Documentário.

Uma aposta nas séries mais exclusivas, reconhecidas pela crítica especializada

Este mês, o canal destaca “La Fôret”, uma minissérie francesa, com estreia a 11 de outubro, às 21h30, que representa uma das produções mais promissoras de 2017. Este thriller francês, composto por seis episódios, retrata uma intensa investigação policial numa pequena aldeia repleta de mistérios e foi considerada a Melhor Série Francesa de 2017 no Festival de La Rochelle.

A segunda temporada de “The Windsors”, a série satírica nomeada nos Prémios BAFTA e que o The Telegraph classifica como «uma explosão de comédia punk» chega ao SundanceTV a partir de dia 29 de outubro, às 21h30, para contar os episódios hilariantes do dia-a-dia da Família Real britânica, com o reconhecido ator Harry Enfield no papel de Carlos de Inglaterra.

Nesta nova temporada, vamos ver Camilla a tentar uma amizade com a Primeira Ministra Theresa May, mas com interesses escondidos, o príncipe Harry abre um clube noturno e vai ser descoberto um irmão gémeo do Príncipe Carlos.

A 1 de novembro, pelas 22h30, o SundanceTV estreia “Prisioneiros”, um thriller islandês que gira em torno de Linda (Tbhora Bjorg Helga) tornada prisioneira numa prisão de mulheres na Islândia por ter agredido ferozmente o seu pai, deixando-o em coma. Mas o que a terá levado a cometer esta atrocidade?

Depois de uma década marcada por excessos, a situação agrava-se: o seu pai, uma figura muito respeitada no mundo empresarial e na política, está perto da morte e o futuro é

imprevisível. Para sobreviver no ambiente hostil da prisão, não tem outra alternativa senão aproveitar o seu sex appeal e capacidade de manipulação. O que ninguém imagina é que Linda esconde um segredo obscuro, algo que possivelmente a poderia retirar da prisão.

“Apple Tree Yard”, a mini-série dos produtores de “Humans” baseada no best-seller da obra homónima de Louise Doughty protagonizada por Emily Watson e Ben Chaplin, chega ao canal a 18 de novembro, pelas 22h30.

Este thriller surpreendente acompanha Yvonne Carmichael, uma cientista respeitada, casada e mãe de dois filhos, cuja vida dá uma reviravolta depois de um encontro com um carismático e misterioso desconhecido que a leva a manter uma relação impulsiva e apaixonada, ao ponto de ser acusada de cúmplice de um acto violento, vendo-se envolvida numa trama comprometedora. A série foi considerada pelo The Guardian como «detentora de uma poderosa mensagem» e pelo The Telegraph como “um drama intenso que deixa com vontade de ver mais”.

A 26 de novembro, às 22h30, o SundanceTV estreia “Texas Rising”, uma série ambientada na altura em que a República do Texas declarou independência, a 2 de março de 1936. Pouco depois, o exército mexicano aniquilou todos os rebeldes na célebre Batalha de El Álamo. É neste contexto sangrento que se constrói este drama histórico de 10 episódios, produzido pelo History Channel e realizado por Roland Joffé (La Misión).

Bill Paxton assume o papel de Sam Houston, líder dos Rangers e que lutou contra os mexicanos para vingar a derrota de El Álamo. A célebre carta aberta de William B. Travis, comandante de El Álamo, representou uma chamada às armas para Smith el Sordo (Jeffrey Dean Morgan, de The Walking Dead), Lorca (Ray Liotta) ou Billy Anderson (Brendan Fraser), um ranger muito próximo dos índios, que se uniram para derrotar o tirano Antonio López de Santa Anna (Olivier Martinez).

“Hap & Leonard”, a série de produção original protagonizada por um elenco de luxo liderado por James Purefoy (“The Following”), Michael Kenneth Williams (“Boardwalk Empire”, “The Wire”) e Brian Dennehy (“Death of a Salesman”, “First Blood”), atualmente em exibição no canal, acaba de confirmar a chegada de uma terceira temporada com estreia em 2018.

Composta por 6 episódios, “Hap & Leonard” decorre nos Estados Unidos, nos anos 80, é baseada no segundo livro da saga literária de Joe R. Lansdale e retrata as aventuras de dois amigos de infância com grande facilidade para se meterem em conflitos.

Oferta exclusiva de cinema independente, com filmes premiados nos melhores festivais de cinema do mundo e documentários reconhecidos pela critica

No segmento de cinema independente, os próximos meses vão trazer ao SundanceTV, filmes como “Canino”, a impactante comédia negra nomeada para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (Grécia) que ocorre no seio de uma família de três filhos afastados do mundo exterior, bem como “Taxi Driver”, a obra do conceituado realizador Martin Scorcese, com a dupla de luxo Robert de Niro e Jodie Foster, nomeada a quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976 e considerado «cultural, histórica e esteticamente significante» pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, sendo ainda aclamado pelo público e pela crítica como um dos melhores filmes de todos os tempos.

No SundanceTV vai ser possível assistir à estreia exclusiva em Portugal de “Free and Easy”, a comédia chinesa vencedora do Prémio Especial do Júri no Sundance 2017 que conta a história de um representante de sabonetes que chega a uma área despovoada da China e envolve-se num crime com resultados trágicos e cómicos nos residentes, assim como “À Procura de Sugar Man” o documentário realizado por Malik Bendjelloul, vencedor do Prémio do Público e do Prémio Especial do Júri no Festival Sundance, bem como do Óscar de Melhor Documentário.

Baseado na esperança, na inspiração e no poder de repercussão da música, este documentário conta a história de Rodriguez, o maior ícone de rock dos anos 70 que nunca o chegou a ser. Momentaneamente aclamado como o melhor cantor e compositor da sua geração, Rodriguez caiu no esquecimento e renasce das cinzas num contexto completamente diferente, a um continente de distância.