«’Tou Certo ou ’tou errado?»: “Roque Santeiro” está de regresso a Portugal

 

"Roque Santeiro" é a nova aposta da Globo Portugal
“Roque Santeiro” é a nova aposta da Globo Portugal

Uma das novelas de maior audiência de sempre no Brasil e em Portugal está de volta aos nossos ecrãs. A Globo Portugal estreia dia 28 de novembro “Roque Santeiro”.

Protagonizada por José Wilker, a novela foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva e estreou há pouco mais de 31 anos e teve 209 episódios na sua totalidade.

“Roque Santeiro” conserva o título de maior audiência de sempre no Brasil com um share estimado em 95% no seu último episódio.

Roque Santeiro, Siozinho Malta e a Viúva porcina chegaram a Portugal na segunda metade de 1987 e alcançou igualmente uma grande popularidade entre nós.

No início das emissões, em 1993, a SIC também passou a trama de Dias Gomes nas suas tardes depois de assinar um histórico contrato que se mantém até aos dias de hoje.

Ainda em Portugal passou no extinto canal de cabo GNT no início da década. Agora “Roque Santeiro” está de volta e traz de novo uma das mais imortais frases das novelas brasileiras: «’Tou certo ou ’tou errado?» dito até à exaustão por Siozinho Malta (Lima Duarte).

A história:

A trama de “Roque Santeiro” decorre na cidade fictícia de Asa Branca, onde os moradores vivem em função dos supostos milagres de Roque (José Wilker), um artesão de santos de barro que teria morrido como mártir ao defender a cidade do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro).O falso santo, porém, reaparece em carne e osso 17 anos depois, ameaçando o poder e a riqueza das autoridades locais.

No dia em que o bando de Navalhada invade Asa Branca, todos os habitantes fogem apavorados, enquanto Roque Santeiro desaparece, sendo dado como morto. Logo após o incidente, uma menina que conseguiu sobreviver diz ter visto o rapaz numa visão. A notícia espalha-se, e Roque, tido como salvador da menina, é santificado. Uma estátua em homenagem ao herói é erguida em praça pública, e a população começa a atribuir-lhe curas e milagres.
O regresso de Roque Santeiro e o reconhecimento de que tudo não passa de uma farsa significa, no entanto, o fim do mito, prejudicando os interesses de todos os beneficiários da mentira, e também colocando em risco a sustentação da cidade. Os representantes das forças políticas, religiosas e económicas de Asa Branca começam a dividir-se entre os que defendem que a verdade deve ser revelada e os que querem manter o falso milagre porque precisam dele para sobreviver.
Entre os que se sentem ameaçados com a volta de Roque estão o conservador padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura), o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus) – principal explorador da imagem do santo – e o temido fazendeiro Sinhôzinho Malta (Lima Duarte), amante da pretensa viúva do santo, a fogosa Porcina (Regina Duarte).

Incentivada por Sinhôzinho, Porcina – que nem sequer conhecia Roque – espalhou a mentira de que tinha casado com o santeiro antes do seu desaparecimento, acabando por se transformar património da cidade. O problema é quando conhece Roque, apaixona-se de facto por ele, formando com Sinhôzinho e o santo o principal triângulo amoroso da trama.

“Roque Santeiro” estreia dia 28 de novembro no canal Globo. A novela será transmitida de segunda a sexta-feira, às 17h.