“Belmonte”: 14 a 20 de outubro

Episódio 21

Padre Artur tem o castiçal na mão e vai na direção do barulho quando se apercebe que é António que está no interior da igreja. Artur pergunta-lhe o que faz ali.

António conta ao padre que não quis ir para casa porque os pais estão sempre a discutir e parece que se odeiam, especialmente a mãe que está sempre a tratar mal o pai. Padre Artur tenta perceber melhor o que poderá estar acontecer em casa de António mas este não adianta mais pormenores. António hesita em contar ao padre que viu a mãe com José.

Quando Beatriz acorda, reclama e confessa a Joaquim que quando António voltar lhe vai dar uma bofetada para não voltar a desaparecer. Joaquim responde, dizendo que não deixa que Beatriz bata em António. O casal exalta-se, gritando um com o outro e subitamente Beatriz atira um vaso à parede. São interrompidos pela campainha da porta. Joaquim dirige-se para a porta ainda atónito com a reação da mulher. À porta encontra-se António e Padre Artur. António agarra-se ao filho, aliviado. Padre Artur percebe que minutos antes houve uma discussão entre o casal mas Beatriz tenta disfarçar. Mais tarde, enquanto Joaquim adormece António, Artur aproveita para questionar Beatriz sobre a relação Joaquim. Beatriz tenta enganar o padre, aproveitando para se vitimizar. Beatriz diz que é vítima de violência doméstica. Padre Artur, percebendo a flagrante mentira, sem ser indelicado diz a Beatriz que não vale a pena mentir. Beatriz fica envergonhada. Quando Joaquim entra na sala, revela a desculpa que António arranjou para justificar o desaparecimento. António diz que ficou triste porque gosta de Leonor e esta beijou Ivo. Beatriz e Joaquim acreditam no filho. Antes de sair, o Padre questiona o casal sobre os seus problemas matrimoniais mas Beatriz fica na defensiva e afasta o assunto.

Na sala dos Belmonte, Lucas conta ao irmão que talvez possa ser filho biológico de Emílio e que João e Paula fizeram o teste de ADN e deu negativo. Pedro fica surpreso com o que Lucas lhe conta, sem perceber como Fernando sabe tanto sobre a família e o porquê de João não lhe ter contado nada sobre essas recentes revelações. Pedro decide confrontar João sobre a razão do secretismo e acusa o irmão de não confiar em ninguém desde que trouxe Paula e Sofia lá para casa. Pedro insinua que João fez apenas o teste de ADN com Paula para ter a certeza que não punha em causa um futuro envolvimento amoroso. João sente-se ofendido e aproxima-se de Pedro. A discussão sobe de tom. Perante o cinismo de Pedro, João faz um esforço para não partir para a violência, no entanto, a discussão alerta José que os interrompe. Pedro desafia João a contar a razão da discussão. José fica expectante, enquanto, Pedro e João se fitam.

Depois de se acalmarem, João conta toda a história a José. Todos questionam a razão de Emílio confiar tanto em Fernando. José percebe porque Lucas queria saber a sua origem. João conta que tudo indica que Lucas é filho de Emílio e de uma amante. Mas, ainda descontente, Pedro comenta que João fez o teste de ADN com Paula. José estranha a necessidade do irmão em fazer o teste e também o acusa de querer se envolver com Paula e que este deveria pôr fim ao casamento, por respeito a Julieta. João tenta controlar-se mas Pedro continua a espicaçar o irmão e em tom cínico diz que talvez João queira ficar com as duas, uma como mulher e outra como amante. José tenta impedir Pedro de continuar com as ofensas mas Pedro ignora e mantém o tom irónico e malicioso. João não aguenta e agarra Pedro pelos colarinhos. Pedro defende-se e atira-se ao irmão. Os dois envolvem-se numa luta, rebolando pelo chão. José testemunha tudo, em simultâneo com Paula. Esta grita com os dois para que parem. Os irmãos acabam por aceder aos pedidos de Paula. Pedro sai irritado do quarto, enquanto João pede para que todos saiam do quarto, para ficar sozinho.

No dia seguinte, Padre Artur vai até ao restaurante vegetariano e conta a Carol que António apareceu na igreja e foi assim que o encontrou. Marta ouve a conversa e fica alerta, tentando dar uma explicação, relacionando o “Anjo Negro” com aparecimento de António. Entretanto, durante a conversa Marta diz ao Padre Artur que acha que José ́é o “Anjo Negro”. O Padre fica sem resposta perante a teoria de Marta.

No seu café, Beatriz recebe a visita de José. Este diz a Beatriz que teme que o desaparecimento de António possa ter alguma coisa a ver com eles, dizendo que talvez o miúdo os tenha visto. Beatriz nega esta ideia e tenta descansá-lo mas José considera mais prudente afastarem-se por um tempo. Beatriz fica chateada e desiludida com a ideia de José e tenta refutar, mas são interrompidos pela chegada do Padre Artur, que os olha desconfiado. José decide ir embora para não chamar mais a atenção. O Padre aproveita para falar com Beatriz, dizendo-lhe que poderia ir mais vezes à missa, mas Beatriz percebendo que o Padre quer falar sobre o casamento com Joaquim e sobre António, reage mal e foge da conversa. Artur respeita Beatriz e resolve dar-lhe espaço.

Depois de Julieta e Inês voltarem a Estremoz. Carlos leva Raquel a almoçar. Embriagados, chegam a casa de Carlos e perante as diversas investidas, Carlos e Raquel envolvem-se e fazem amor.

Simultaneamente, em casa dos Belmonte, Julieta decide falar com Inês. No quarto, Julieta diz- lhe que tem algo muito sério para lhe contar. Nervosa, hesita na forma como deve expor o problema. Inês percebendo que se trata de algo sério referente a Carlos, fica preocupada. Julieta diz a Inês que tem que lhe mostrar algo que encontrou em casa de Carlos, ao mesmo tempo tira do saco um soutien que claramente não pertence a Inês. Inês olha para o soutien e fica estática.

Pages: 1 2 3 4 5