Conheça todas as personagens de “Rua das Flores”, a nova novela da TVI [fotos]

 

Rosa | Interpretada por Matilde Breyner

Sabem aquelas mulheres que não viram as costas ao trabalho? Pois, não é o caso da Rosa.

Na casa dos 40, totalmente descerebrada, solteira e meio desbocada. Vive e trabalha em casa de Tília, trabalho que herdou da sua falecida mãe, pessoa por quem Tília tinha elevada estima e a quem prometeu não deixar Rosa desamparada.

Detesta o que faz, preguiçosa no serviço, embora ande sempre a fazer de conta que se farta de trabalhar e por isso se queixe imenso. Aguenta aquele trabalho porque acredita que só assim atingirá o seu sonho: ser uma cartomante famosa e rica.

Não percebe rigorosamente nada sobre o ofício que almeja ter, mas acredita que tem um dom natural. Tenta escutar atrás das portas e assim tentar aprender com Tília, coisa que obviamente não consegue. Convence as amigas, também elas domésticas da rua, que é uma cartomante de mão cheia e passa a vida a tentar ler-lhes as cartas (um baralho convencional) com que anda sempre.

Obviamente que nunca acerta em nada. Não demonstra sentir nada por Jasmim, até porque se acha muito melhor que ele, mas também não lho diz diretamente, vai mantendo-o em banho-maria e nunca se compromete. Não sabe se gosta ou não de Tília, tem dias. De preferência aqueles em que Tília se resigna e desiste de a fazer cumprir horários e fazer minimamente bem o seu trabalho.

 

Tavares | Interpretado por Almeno Gonçalves

“O dinheiro não é tudo na vida”: o único ditado que nunca ouvirão da boca do Tavares.

Na casa dos 60, viúvo. O vilão da rua, dono de todos os imóveis onde estão as lojas. Avarento, só pensa em aumentar rendas e ninguém lhe fale em obras de melhoramento nos imóveis. O lema dele é que a chuva só entra nas lojas quando há chuva, portanto é queixarem-se ao São Pedro.

Odeia de morte o engenheiro Pedrosa que, na opinião dele, só lá vai para lhe tentar sacar dinheiro com obras totalmente desnecessárias. Ao dia 1, corre todas as lojas e ai de um inquilino que não tenha o envelope com dinheiro pronto. Sim, dinheiro que ele não põe nem um cêntimo nos bancos, que sabe bem que os bancos são todos uns comedores. Dono do quiosque, sítio onde passa grande parte do tempo a infernizar Margarida que só o aguenta e suporta porque é pai de Fábio Filipe, o seu grande amor.

 

Fábio Filipe | Interpretado por David Carreira

Um ator que é uma estrela quase ao nível de um… David Carreira.

Na casa dos vinte e muitos, filho de Tavares e ator de profissão. Saiu cedo de casa para estudar. O miúdo enfezado e tímido, que estudou na primária com Margarida e Dália, tornou se um ator de sucesso, um homem bonito, galã e até, um pouco, convencido.

Vai à rua com alguma frequência, não porque sinta saudades do local, mas porque vive lá o seu pai, que insiste em continuar a viver ali e sozinho. Faz disparar o coração de muitas miúdas novas a quem ele vai galanteando sem grande interesse.

Na verdade, Fábio interessa-se, em segredo, por mulheres mais maduras, mas com as quais é incapaz de vencer a timidez e insegurança. Quem sofre em silêncio por Fábio Filipe é Margarida que, desde sempre e muito antes de ele ser famoso, é apaixonada por ele e vive um romance imaginário com ele. Fábio Filipe que só a vê como a ex colega de escola e a atual empregada do pai não a vê como mulher, para ele é apenas a Margarida.

 

Margarida | Interpretada por Joana Coelho

Vinte e poucos anos. Doce, delicada, sonhadora. Mas, embora não pareça, é determinada. Sobrinha de Frésia, a dona do café. Além de tia, é uma espécie de mãe. Desabafam as suas dores de amor não correspondido uma à outra, pelo filho e pai respetivamente.

Uma eterna romântica, devora romances ao estilo Nicholas Sparks. Apaixonada desde criança por Fábio Filipe, com quem estudou na primária. A vida dos dois separou-se quando ele foi estudar para o conservatório ainda muito jovem. Mais tarde, ainda na adolescência, quando Fábio se torna um ator de sucesso, Margarida leva os dias a suspirar por ele e a sonhar que um dia ele olhe para ela e a enxergue. Coisa que nunca acontece porque quando ele vai visitar o pai vai sempre rodeado de pessoas, ou namoradas ou seguranças.

Margarida, no entanto, acredita que um dia as palavras que escreve com tanta emoção chegarão até ele… Se assim não for, encontrará outra solução porque está determinada a que assim seja! Porque, afinal, tal como todos os outros naquela rua todos são mais do que uma coisa só.

Veja mais personagens na página 3

Pages: 1 2 3 4 5 6