“Coração D’Ouro”: Resumo dos episódios de 12 a 18 de outubro de 2015

“Coração D’Ouro”: Resumo dos episódios de 12 a 18 de outubro de 2015

37º Episódio 

Duarte sofre um acidente na Quinta durante as vindimas e fica debaixo de um tractor, depois de Beatriz fazer um escândalo ao perceber que Joana foi convidada para ali estar e ela não.

Henrique recebe Duarte na clínica e explica que não vai às vindimas na Quinta porque Maria não deixa. O irmão dispõe-se a falar com ela mas Henrique acha desnecessário, pois ela só lhe vai contar mentiras e virá-los uns contra os outros e reforça que o importante é arranjarem forma de a tirar lá de casa. Duarte diz prontamente que não conte com ele para isso, pois quer respeitar a vontade do pai. Sem querer aprofundar mais a conversa, Duarte pede ajuda a Henrique para saber o que se passa com Patrícia, explicando que Pedro se tornou amigo dela e que está preocupado. O irmão confirma que se trata de um caso complicado mas deixa claro que não pode dizer se ela está a tomar o medicamento que está a ser testado ou o placebo. Duarte exclama que ele não precisa de responder porque ele já percebeu.

De saída da clínica, Duarte cruza-se com Joana e convida-a para as vindimas. A investigadora teme que não seja uma boa ideia, pois vai ter de estar com toda a família dele mas Duarte contrapõe que também vão estar na Quinta os amigos e os trabalhadores, pedindo-lhe que pense no assunto. Joana fica indecisa.

Beatriz tranquiliza Pedro e diz que vai justificar as faltas à escola por ter ido com ela ao tribunal. Ele começa a mandar uma mensagem e a mãe pergunta-lhe para quem a está a escrever. O miúdo diz que se trata de Patrícia, confessando que tem medo que ela piore outra vez. Beatriz acha que ele não se deve envolver demasiado e que talvez devesse parar a sua actividade como voluntário. Pedro responde que se quer ser médico tem de saber lidar com aqueles problemas e ela mostra-se orgulhosa da sua maturidade. Entretanto, Beatriz tem a ideia de poderem fazer um programa os dois no dia seguinte mas o filho lembra que tem as vindimas na Quinta e tem de lá estar cedo. A mãe faz notar com acidez que não foi convidada e interroga-se se agora que António morreu vão convidar muita gente. Pedro, evasivo, responde que vão as pessoas do costume.

Catarina entra no restaurante com Maria a resmungar e diz que ela não a pode pôr a lavar pratos. A mãe afirma que já fez isso muitas vezes e informa Luís de que Catarina vai passar a trabalhar ali à noite. O sócio não se opõe mas avisa que na cozinha é para trabalhar a sério.

Rúben vai à loja de música para ver Adriana e finge que já está recuperado, atirando-se para o chão a fazer flexões. Quando termina a sua exibição fica cheio de dores, mas tenta disfarçar. A rapariga apercebe-se e diz que o melhor é ele inscrever-se na hidroginástica, que é o que a avó faz. Ruben fica ofendido porque a sua estratégia de sedução não resulta e ainda por cima é gozado.

Sandra conta a Fernanda que foi a um bar de travestis para ver se encontrava Jorge e que, como não conseguiu, pretende procurar noutros locais. Fernanda fica perplexa e diverte-se com a situação. Sandra acrescenta que aproveitou para fazer publicidade ao vídeo que está a produzir para colocar na internet. Quando Jorge chega ao posto, para ver se ele se descai, diz que o viu à noite nos bares do Bonjardim. Ele estranha a conversa e responde empertigado que não frequenta tal sítio. O encarregado muda de assunto e faz-lhes ver que sente alguma desmotivação da parte delas e que assim fica mais difícil ganharem o prémio para o posto de combustível do ano. Jorge pede sugestões para novas promoções e irrita-se com Sandra que só propõe descontos em menus com café e bolos. O encarregado diz que tem de sair e Sandra comenta com Fernanda que já chegou à conclusão que é de dia que ele gosta de se vestir de mulher, garantindo que vai descobrir por onde é que ele se anda a pavonear.

Maria conversa com Duarte e explica que proibiu Henrique de entrar na Quinta para as vindimas, sem revelar o verdadeiro motivo, dizendo apenas que ele não foi correcto consigo. Duarte faz-lhe ver que se trata de um evento familiar com grande tradição que não gostariam de alterar por respeito à memória do pai. Maria ainda resiste durante alguns instantes mas acaba por ceder, aceitando receber Henrique.

Pedro cruza-se com Henrique na clínica e faz-lhe muitas perguntas sobre o estado de Patrícia e o que lhe pode acontecer. O tio revela que estão a fazer tudo para a ajudar mas Pedro fica preocupado. Henrique estranha a situação e pede o registo dos pacientes, ficando surpreendido por constatar que Patrícia está mesmo a tomar o medicamento que estão a testar e vai à procura do sobrinho.

Pedro está de saída com Beatriz quando se cruzam com Joana. O ambiente entre ambas é de grande tensão e Beatriz prepara-se para fazer mais um escândalo. Pedro reage de imediato e consegue convencer a mãe a comportar-se, evitando a discussão.

Henrique aparece na recepção à procura de Pedro, mas já não consegue apanhar o sobrinho a tempo.

Henrique comenta com Sofia e Inês que Duarte conseguiu dar a volta a Maria e que ela permitiu a presença deles Na Quinta para as vindimas. Inês conta ao pai que está nas nuvens por ter agradado com os seus vestidos ao estilista com quem vai dividir o desfile. A família é de súbito surpreendida pela chegada da avó Assunção, que diz ter despedido a empregada e pretende ficar ali enquanto não compra uma casa mais pequena. Henrique fica desagradado, principalmente porque a sogra o manda ir buscar as malas e pagar ao taxista que a transportou. Sofia nem sabe o que dizer à mãe mas Inês está muito contente por ter a avó consigo.

Miguel informa João e Francisca de que no dia seguinte têm de se levantar cedo para as vindimas na Quinta. O filho pergunta se Inês sabe que ele vai e Miguel acha que sim. Francisca suspira e meio a medo diz que tem uma aguarela para terminar. O marido fica ainda mais enfadado e decreta que ela tem de fazer o que ele diz e coloca ponto final na conversa. Miguel agarra nas suas coisas e diz que vai sair. João pergunta à mãe porque é que permite que o pai lhe fale assim e Francisca justifica que quer evitar discussões.

Jéssica sente-se observada pela gigantesca reprodução de uma das suas fotografias em lingerie que está exposta na parede. Fred Pergunta se quer que a retire, embora avance que não lhe apetece. Jéssica confessa que às vezes preferia que ele tivesse ciúmes e depois de beijar o namorado, aceita manter o poster na parede.

Ruben comenta com Fernanda que andam uns “gaviões” na internet a comentar as fotos de Jéssica. A mãe recomenda-lhe que não deixe o pai ver aquilo mas Vítor entra com Leandro naquele momento e trata de contar que no balneário do clube “os marmanjos” estavam a ver a revista em que Jéssica saiu e que Leandro também participou na “festa”. Ruben indigna-se com o irmão mas Leandro defende-se dizendo que não pode evitar e ainda foi castigado como os outros. Fernanda pergunta ao marido se ele foi arranjar a torneira da casa da amiga Beta. Vítor finge que se esqueceu e ela acha que também falhou a conclusão da obra no quiosque de Maria. Ele jura que acabou tudo e Maria acaba por confirmar que é verdade quando Fernanda lhe liga.

Catarina lê uma revista e pergunta a Maria porque se demorou tanto tempo na cozinha. A mãe responde que esteve a ajudar a empregada a preparar tudo para o almoço das vindimas. Sempre amarga, Catarina interroga-se se ela pretenderá servir, enfatizando que já não é criada. Maria começa a impacientar-se e assume que só faz o almoço por Duarte e pelas irmãs e diz a Catarina que já lhe marcou consulta para a psicóloga, pois tem a certeza de que ela está doente porque quem faz o que ela fez e não sente remorsos, não pode estar bem. A filha fica enfadada com ela.

Beatriz engana Duarte e diz-lhe que siga para a Quinta, porque ela já pediu a Teresa que leve Pedro com ela. No momento em que desliga a chamada, o filho aparece e ela revela, com alguma tensão que houve uma mudança de planos.

Henrique reclama a Sofia delicadamente uma solução para alojarem a mãe dela. A mulher, por seu lado, pede-lhe alguma paciência. Assunção entra na sala e Henrique informa a sogra de que estão de saída para as vindimas na Quinta. Inês convida a avó para ir com eles mas Assunção dispara que já tem almoço combinado com uma amiga. A neta sorri e a avó pede que lhe tragam umas garrafas do vinho que foi premiado, pois quer levá-las a um lanche na próxima semana. Depois de todos saírem, Assunção senta-se descontraída e começa a fumar um cigarro.

Na Quinta, Duarte dá início às vindimas e observa o movimento dos trabalhadores. Henrique chega com a família e é recebido por Maria que corresponde ao aperto de mão de Sofia. Inês vai para o interior da casa e Henrique apressa-se a receber Miguel que está acompanhado por Francisca e pelo filho. João vai ter com Inês, enquanto Sofia dá o braço a Francisca, deixando Miguel e Henrique à conversa. Maria é ignorada, mas Duarte vem buscar toda a gente para a vinha e estende o convite a Maria. Ela fica indecisa mas perante a insistência de Duarte acaba por ir com ele.

Inês está na sala da casa quando Catarina aparece a descer as escadas, cumprimentando-a. Inês responde e assegura que está muito bem. João entra nesse instante e fica constrangido ao vê-las juntas. Catarina, ardilosa, diz-lhe que não precisa de fugir. João ignora-a e diz a Inês que precisa de falar consigo. Ela responde que primeiro tem de ir ao quarto do avô mas que depois está disponível. Ao mesmo tempo deixa escapar um discreto sorriso e João aceita a proposta. Catarina chama-o para que se sente a seu lado, garantindo que não morde. João responde-lhe que desista e ela fecha, furiosa, o livro que tem na mão.

Duarte começa a ficar impaciente por Joana ainda não ter chegado à Quinta mas quando pensa que ela poderá não ir, a investigadora aparece. O casal isola-se num carreiro onde não está ninguém e começa a ensiná-la a vindimar.

Teresa chega com Thomas e Rita e pede desculpa pelo atraso. Benedita estranha que Pedro não esteja com ela, já que era o que estava combinado, segundo Beatriz. A irmã confirma que seria assim se Beatriz não tivesse ligado a dizer que ela própria levaria o filho. Benedita torce para que assim seja.

Beatriz chega efectivamente com Pedro e quem os recebe é Henrique, que estranha vê-la ali. Ela não vê motivos para surpresas e enfatiza que ainda é da família. Pedro censura-a mas a mãe mantém-se determinada e diz que vai ter com o pai à vinha. Henrique detém Pedro e obriga-o a confessar que trocou a ficha clínica de Patrícia, para que ela ficasse a tomar o medicamento que está a ser testado. Pedro explica que agiu apenas para que ela melhorasse e o tio tranquiliza-o que não vai contar o que ele fez, embora deixe claro que não o devia ter feito.

Beatriz chega à vinha no preciso momento em que Duarte ajuda Joana com um cacho de uvas maior e a abraça por trás. Louca de ciúmes, completamente descontrolada, Beatriz pergunta o que é que Joana está ali a fazer, levando a que todos os presentes observem a discussão que ela inicia. Duarte, por sua vez, também lhe faz notar que não tem nada de estar ali porque não foi convidada e ela responde que não precisa de convite algum porque ainda é a sua mulher. Duarte manda-a embora, mas Beatriz não se demove e continua a zurzir nele. Joana farta-se do escândalo e vai embora. Duarte quer segui-la e é agarrado por Beatriz de quem se solta bruscamente. Benedita leva Beatriz consigo, muito a custo, enquanto Duarte se precipita furioso para o tractor, arrancando bruscamente. Sem prestar atenção ao caminho, uma das rodas entra numa valeta e faz com que o tractor se vire, deixando Duarte debaixo dele. Pedro, Rita e Teresa gritam em grande aflição. Passado o primeiro choque, todos acorrem para socorrer Duarte. 

Pages: 1 2 3 4 5 6