“Coração D’Ouro”: Resumo dos episódios de 12 a 18 de outubro de 2015

“Coração D’Ouro”: Resumo dos episódios de 12 a 18 de outubro de 2015

38º Episódio 

Sofia apanha uma mensagem de Henrique no telemóvel dele a combinar um encontro. Desconfiada de que se trata de um encontro amoroso, vai até ao hotel e depois de saber o número do quarto que ele reservou, chega ao respectivo andar e bate á porta. Sofia fica estupefacta quando ela de abre e Beatriz aparece vestida com um roupão. A cunhada também é apanhada de surpresa mas nem tem tempo de dar explicações porque Sofia lhe vira as costas e vai embora com altivez a tentar conter a irritação.

Beatriz entra em casa a chorar, acompanhada por Benedita e a censurar Duarte por a ter humilhado ao convidar Joana para as vindimas, quando podia perfeitamente esperar pelo divórcio para a levar para ali. A cunhada lembra-lhe que esse assunto já podia estar resolvido se ela não se tivesse recusado a assinar os papéis. Rita entra em casa a chorar e diz que o tio Duarte ficou debaixo do tractor. Benedita e Beatriz saem alarmadas em direcção à vinha, com a sobrinha atrás.

Henrique, Thomas, Jonas, William, João e Miguel conseguem retirar Duarte debaixo do tractor, perante a aflição de todos os outros que assistem à operação, especialmente Pedro que teme pela vida do pai. Henrique e Joana prestam os primeiros socorros. A ambulância chega ao local do acidente e atrás dela Benedita e Beatriz. Esta aproxima-se do marido e afasta Joana para marcar o seu território. Quando os técnicos colocam Duarte na ambulância, Beatriz faz questão de dizer em voz alta que o vai acompanhar. Joana não reage e encaminha-se para o seu carro para seguir para a clínica.

Teresa abraça Pedro e adivinha que o pai vai ficar bem, numa tentativa de animar o sobrinho.

Dentro da ambulância, Beatriz segura a mão de Duarte que fica confuso ao vê-la ali quando começa a despertar.

Na casa da Quinta, Maria serve um chá aos presentes e Catarina olha para a mãe de forma reprovadora. Henrique evita o diálogo com Maria e prepara-se para ir para a clínica. Pedro pede ao tio para ir com ele. João oferece uma chávena de chá a Inês e faz-lhe uma festa no rosto que ela permite e sublinha com um sorriso. Catarina observa-os e vai para o quarto, cheia de raiva.

À chegada à clínica, Duarte dá entrada nas urgências ladeado por Joana e Beatriz. Quando atingem o guarda-vento de acesso aos cuidados médicos, Joana diz a Beatriz que a partir daquela porta só entra pessoal médico. Ela reage mal e dispara que Joana faz tudo para ficar sozinha com o marido. A médica ignora, responde que agora é Duarte que importa e que depois dá notícias.

Sandra grava mais um vídeo e espanta Fernanda pela linguagem que usa. Inácio entra no posto e Jorge vai esconder-se no armazém. As funcionárias reparam e Sandra tenta perceber o tipo de relacionamento que eles têm. Inácio deixa-as curiosas ao desafiá-las a aparecerem no Magic Hall para perceberem o que se passa entre eles dois. Depois de Inácio ir embora, Jorge vai perguntar o que é que ele queria mas Sandra responde seca que o homem apenas encheu o depósito e promete a Fernanda que vai descobrir o tal “magical”.

Maria liga a Fernanda e conta que Duarte ficou debaixo do tractor na Quinta. A amiga pergunta e ela já se entendeu com Catarina mas Maria assume que não sabe se isso algum dia acontecerá. Assim e que percebe a presença da filha, desliga o telefone e censura-a por ter ido para a piscina num dia trágico por causa do acidente de Duarte. Catarina responde que ele não morreu e a mãe lembra-lhe que a imagem que ela passa também conta. A rapariga contra-ataca que ela devia era preocupar-se com a imagem que dá a servir chá aos patrões, vendo-se mesmo que o dinheiro que herdou não conseguiu apagar-lhe o hábito de servir os outros. Maria reconhece que até pode ser assim mas, ao contrário dela, nunca matou ninguém, acabando a conversa quando a manda vestir-se. Catarina vai furiosa para o quarto.

Joana presta informações sobre o estado de Duarte e avança que ele tem duas costelas fracturadas, a perna suturada e um pequeno traumatismo craniano, não correndo perigo. Beatriz, sempre implicativa questiona porque é que não foi Henrique a dar aquelas informações, enquanto Teresa agradece à investigadora.

Beatriz exige visitar Duarte mas Joana afirma que ele ainda não pode ver ninguém e que mais tarde mandará alguém chamá-la. Beatriz fica furiosa e resmunga que ela não perde uma oportunidade para se aproveitar da situação. Benedita pede que os poupe àqueles comentários e ela afasta-se muito irritada, esgueirando-se até ao gabinete de Henrique sem que alguém dê por isso. Quando entra, Beatriz bate a porta com violência e exige que ele despeça Joana. O cunhado aproveita-se da situação e tenta seduzi-la, mesmo sabendo que o irmão está internado ali ao lado, argumentando que vai arriscar muito se despedir a investigadora sem justa causa. Beatriz deixa-se beijar mas depois afasta-se a dizer que naquele dia não está disponível para ele. Henrique dispõe-se a esperar e sorri triunfante quando ela sai.

David fica surpreendido ao saber que Hélder quer vender a mota, mas o fotógrafo esquiva-se a explicar que o motivo é o facto de ter chantageado Henrique e ter ficado sem o dinheiro por ter sido descoberto. Entretanto, diz que se vai embora porque com a patroa fora dia santo na loja. O estagiário deixa-se tentar por um programa com miúdas e vai com ele, deixando para trás a reportagem de uma ópera que tinha de ir fazer ao teatro.

Pedro e Joana recebem Duarte no quarto, depois de ele ter sido tratado e ele brinca depois de ouvir a descrição das mazelas que sofreu. Depois de o filho sair para ir chamar os tios, Joana e Duarte conversam com grande cumplicidade até que Beatriz invade o quarto para o ver. Duarte fica na defensiva e diz que ela se pode ir embora se veio para armar mais confusão. Quem sai é Joana que não está para mais discussões.

William avalia com Henrique o andamento do ensaio clínico e mostra-se preocupado por ainda não haver conclusões e de haver uma paciente em estado grave. O cunhado volta a mentir e argumenta que ainda não é possível saber se o problema é do novo medicamento ou da doença crónica de que cada paciente sofre. Benedita diz que já podem ir ver Duarte e acaba com a conversa, sentindo-se muito desconfortável por estar a ser obrigada a encobrir o irmão.

Pedro confessa a Patrícia que ficou com medo de perder o pai e ela, por sua vez, desabafa com ele mostrando-se muito desanimada por não estar a melhorar e com vontade de se ir embora da clínica para aproveitar lá fora o tempo que lhe restar de vida. Pedro fica sem saber o que dizer.

Joana janta com Margarida e João e relata o acidente de Duarte na Quinta e o escândalo que Beatriz armou quando a viu lá. O ambiente fica pesado quando o tema de conversa passa a ser a missão da força aérea em que Margarida vai participar no Mali.

Benedita toma um café em casa de Beatriz e confirma que a venda da revista está para breve, temendo que o seu nome esteja no topo da lista se despedirem gente. Beatriz comenta que Pedro apanhou um grande susto por causa do acidente do pai e Benedita chama-lhe a atenção que tem de pensar mais no filho e evitar escândalos e discussões como aconteceu na Quinta. Beatriz confessa que é mais forte do que ela e jura que que fará tudo para afastar Joana de Duarte, mesmo que ele não volte para casa.

Sofia não esconde a surpresa ao saber por Henrique que Pedro trocou a ficha de Patrícia no hospital para ela receber o novo medicamento. O marido comenta que as hormonas dão a volta à cabeça dos rapazes mas vê na situação a oportunidade perfeita para justificar a William o fracasso da investigação e começar tudo de novo sem perder o financiamento. Henrique levanta-se e diz Sofia que vai sair porque teve um dia longo. Ela percebe que o marido vai para um dos seus devaneios femininos e pede-lhe que tenha cuidado para não se expor. Henrique dá-lhe um beijo e sai. Quando passa pela sala sente cheiro o tabaco e Sofia afirma que é impossível. Depois de ele sair e Assunção aparecer vinda da cozinha onde esteve a fumar à janela, a filha pede-lhe que não fume ali em casa. Ela desconversa e afiança que deixou de fumar a conselho médico e que não lhe ia mentir como o marido, ao dizer que foi ter com um amigo.

Leandro compadece-se de Catarina e ajuda-a a acabar de lavar a loiça no restaurante, permitindo que ela avance para preparar a comida que vai distribuir pelos sem- abrigo.

Pouco tempo depois, Catarina distribui as refeições pelos carenciados mas fá-lo com cara de enjoada.

Na manhã seguinte, Fernanda convida Maria e Catarina para tomarem o pequeno-almoço lá em casa. Ruben desdenha da competência de Vítor como treinador e Fernanda também acha que o marido devia deixar o disparate de bola, vincando que se ele passasse tanto tempo a trabalhar como o temo que passa com o jogo, estavam ricos. Catarina, farta de estar ali desculpa-se que tem de ir estudar para ir embora. Leandro insiste em dar-lhe boleia e ela não tem outro remédio se não aceitar. Ruben comenta ao ouvido do pai que como a carrinha é espaçosa, pode ser que a coisa se dê. Fernanda ouve o que ele disse e dá-lhe um carolo.

Henrique toma o pequeno-almoço com Sofia e Assunção. A sogra provoca-o dizendo que já não devia ver há muito tempo o amigo com quem se foi encontrar, para ter chegado de madrugada a casa. Ele recomenda-lhe que tome um comprimido se tem dificuldade para adormecer. Assunção desvia o assunto para a má qualidade do café e diz que vai ensinar a empregada a fazê-lo como deve ser. Sofia fica por momentos sozinha e não cede à tentação de ver o telemóvel que Henrique deixou esquecido, descobrindo que ele marcou um encontro com um doutor Bessa num hotel para as 16 horas. Sofia não se surpreende mas fica agastada com o que lê.

Teresa estranha quando Thomas lhe pede para criar uma lista semanal com os alimentos que ele quer levar para a escola em cada dia, dando a ideia de que está a aderir à comida vegetariana. No entanto, a mãe deixa-se convencer. Rita pede aos pais para verem uns passos de dança que tem estado a treinar mas a exibição só revela uma vez mais a sua falta de talento. Jonas e Teresa não têm coragem para a desiludir e dizerem que ela não tem de facto jeito para a dança. Já o irmão reafirma que só lhe estão a fazer mal, pois chegará a altura em que ela irá saber da pior maneira.

Entretanto, Jonas continua angustiado por ter deixado de dançar e estar obrigado a dar aulas. Teresa fica preocupada e penalizada por ver o marido infeliz.

Sofia e Inês conversam com um jornalista que está a fazer uma reportagem sobre a marca de roupa que elas vão lançar. Em simultâneo, uma fotógrafa vai registando imagens das máquinas de fabrico.

Enquanto isso, Henrique usufrui mais uma vez dos favores sexuais de Beatriz, que o obriga a prometer que vai despedir Joana. Depois da promessa feita, caiem na cama, ele cheio de desejo, ela entusiasmada por estar perto de consumar a sua vingança.

Joana dá alta a Duarte e o clima entre os dois continua a ganhar cada vez mais intimidade. Ela confessa que só esteve nas urgências a acompanhá-lo por ser ele. Duarte não perde tempo e convida-a para jantar lá em casa. Teresa aparece entretanto e leva o irmão, prometendo a Joana não o deixar ir mais para as vindimas.

Desconfiada de que Henrique está num encontro amoroso, Sofia vai até ao hotel e, depois de saber o número do quarto que ele reservou, chega ao respectivo andar e bate á porta. Sofia fica estupefacta quando ela se abre e Beatriz aparece vestida com um roupão. A cunhada também é apanhada de surpresa mas nem tem tempo de dar explicações porque Sofia lhe vira as costas e vai embora com altivez a tentar conter a irritação.

Pages: 1 2 3 4 5 6