“Mar Salgado”: Resumo de 12 a 18 de janeiro

103º Episódio 

Destaque: Kika parte para Sevilha para casa de uma amiga mas sem que a mãe veja sai da camioneta antes da entrada na auto-estrada e esconde-se na garrafeira da casa da família. De lá telefona a Patrícia dizendo-lhe que já chegou a casa da amiga.

Antónia confronta Frederico com os esquemas fraudulentos que levou a efeito e mostra-se chocada por ele ter utilizado as doações que receberam em barcos e casas de luxo, em vez de ter ajudado as pessoas carenciadas.

Antónia apesar de saber que pode ser implicada nos crimes de fraude e corrupção, uma vez que a sua assinatura está em todos os cheques, mostra-se determinada em denunciar o caso à polícia judiciária. Frederico lembra-lhe que se ela tem a vida que tem deve às fraudes mas Antónia não aguenta manter-se calada, agora que sabe o que se passa e que descobriu que andou a ser enganada pelo marido.

Desesperada Antónia conta a Patrícia que a fundação era apenas uma fachada para desviar dinheiro. Alarmada e com receio do escândalo, Patrícia pede a Antónia para que não vá à polícia mas ela recusa-se a fechar os olhos aos esquemas do marido com quem passou parte da sua vida e que afinal veio a descobrir é um corrupto. Patrícia acaba por revelar que André foi agredido na Marina e que não lhe roubaram nada. Até por isso e pelas netas, Patrícia pede-lhe mais uma vez para não denunciar o caso de corrupção às autoridades.

Quando está a namorar com Sílvia, já bem bebido e sem ter comido nada, Diogo começa a tremer e com delírios. Inicialmente Sílvia pensa que ele está a brincar mas depois percebe que alguma coisa não está bem e quando se levanta para ir buscar água com açúcar, o namorado desmaia. Sílvia fica muito aflita e sem saber o que fazer. Quando Leonor chega e apercebendo-se que Diogo está com uma crise de hipoglicémia dá-lhe uma injecção na barriga.

André recebe um telefonema da mãe que fica preocupada ao saber o que se passou mas não lhe conta que acha que quem o agrediu foi o irmão. Ao amigo Nuno, que está com ele, André confessa que sente saudades de Leonor e que acha que Carlota o odeia porque se sente enganada. Entretanto, Nuno apresenta Eva, a nova hospede, a Joni e André.

Idalina bebe chá com Adelaide que não se cansa de elogiar Messias com a intenção de arranjar um caso entre ele e Tina. Idalina confessa que também gostava de os ver juntos mas lembra-lhe que Messias namora com a Rute. Adelaide aconselha-a a dar uma ajuda para o filho ver que Rute não presta e que ele devia namorar com Tina.

Frederico despede-se de Kika que vai para Sevilha ter com uma amiga. Antónia mostra-se indiferente à simpatia que o avô mostra ter pela neta. Quando ela sai e Frederico tenta falar com ela, Antónia retira-se dizendo que tem de tratar de um assunto, deixando o marido muito preocupado.

Na banca de Joni, o peixe fatiado por Bento está a ter muita saída e Cremilde não consegue ficar indiferente. A picardia entre os dois começa e Bento acaba por se cortar. Mas há males que vem por bem pois Cremilde acaba por lhe fazer um curativo, deixando o peixeiro todo contente.

Xavier não cumpre a promessa que faz e volta a bater em Júlia porque não quer que ela vá trabalhar para o centro comercial. Júlia tenta enfrentá-lo mas não consegue e é obrigada a ligar para Nuno e inventar uma desculpa a dizer que está doente quando na verdade o que se passa é que está com a cara inchada da estalada de Xavier e proibida de sair de casa.

Leonor tenta chamar o irmão à atenção por causa da diabetes e pede-lhe para ter cuidado mas Diogo sente-se condicionado pela doença e irritado com o excesso de zelo de Leonor, acabando por sair porta fora e ir trabalhar para estar distraído.

Antes de partir para Sevilha, Kika, irritada, acaba por confessar a Carlota que foi ela que virou o barco provocando o acidente mas adianta que a intenção era só assustá-la e não magoá-la. Carlota fica surpreendida mas ao contrário do que Kika pensava que iria acontecer não fica a odiá-la e até diz que a compreende porque o problema não está nela está na família onde cresceu. Kika sente-se arrependida e chora.

Antónia vai ter com Samuel para lhe contar o que descobriu relativamente ao marido e a fundação. Samuel aconselha-a a não se precipitar e a falar com um advogado antes de tomar qualquer decisão de denunciar o marido. Antónia, preocupada com o impacto que a situação poderá ter nas netas, concorda com Samuel.

Leonor desabafa com João sobre o irmão Diogo e conta-lhe que Carlota está muito revoltada. Leonor revela ainda que já contou a Martim que vai pedir em tribunal o reconhecimento da maternidade.

Entretanto, Martim tenta convencer Carlota a ir à escola e a retomar a sua vida normal mas a jovem não quer porque sabe que vai ser bombardeada com perguntas e comentários sobre o seu pai biológico que afinal é o tio e sobre a mãe adoptiva que afinal é a tia. Martim propõe-lhe uma mudança de escola mas Carlota não se convence.

Patrícia despede-se da filha e segue para o carro mas entretanto o autocarro antes de entrar na auto-estrada pára e Kika sai.

Laurinda não se consegue conformar com o facto de Eva ter ido mudar para casa de Nuno, para um quarto.

Sara, recebe uma carta de um advogado mas com medo de que sejam mais dividas nem abre. Quando Filipe chega a casa e ela lhe diz o que se passa, o marido ganha coragem e abre a carta, ficando a saber que se trata de uma notificação para que Sara esteja presente na leitura do testamento de um seu tio-avô.

Aurora entrega a Adelaide um envelope com quatro mil euros. Ela diz que quer entrar no próximo jogo da bolha. Entretanto, Adelaide chega ao mercado e Cremilde queixa-se da concorrência de Joni a vender o salmão fatiado. Adelaide mostra-se muito simpática e prova o salmão mas assim que acaba de o comer começa a dizer que se sente muito mal e que so pode ser do salmão. Com isto, as clientes ouvem e afastam-se todas da banca. Joni ainda alega que ela está a fingir mas Adelaide lembra-lhe que não deve duvidar de uma pessoa tão cristã como ela.

Patrícia confronta Gonçalo com o facto de André ter sido agredido e acusa-o de ter sido o responsável. Ele recusa a responsabilidade mas também não se importa nada com o facto. Entretanto Patrícia diz-lhe que mandou Kika para Sevilha para casa de uma amiga para ela melhorar porque está com uma depressão. Gonçalo fica furioso por não saber de nada e não se ter despedido da filha mas Patrícia lembra-lhe que ela não o quer ver.

Amélia está completamente descontrolada e não consegue estar longe de Carlota e sobretudo pensar que ela se vai aproximar de Leonor. No entanto, Martim diz-lhe que é preciso dar tempo a Carlota e que a filha adoptiva não a quer ver. Martim revela-lhe ainda que Leonor vai intentar uma acção de reconhecimento da maternidade. Com alguma firmeza, Martim consegue convencer Amélia a ficar sossegada.

Nuno convida Leonor para voltar a trabalhar com ele, dizendo que Martim já não se importa.

Escondida na garrafeira da casa, Kika telefona à mãe como se já estivesse em Sevilha. 

Pages: 1 2 3 4 5 6