“Mar Salgado”: Resumo de 15 a 21 de dezembro

82º Episódio

Destaque: Depois de saber que Carlota está com uma infecção grave que a pode matar, André chama Leonor ao hospital e conta-lhe que ela é a filha que tanto procurou. Leonor fica perplexa e olha para Carlota com grande emoção

Kika vem à tona e fica em choque por ver Carlota inanimada e a sangra. Hugo, que assistiu a tudo, grita por Nuno que está distanciado com outros alunos e vai rapidamente ver o que se passou. Nuno fica assustado com o sangue que vê e verifica que Carlota está a respirar. Kika está em pânico e ajuda Nuno a transportar a prima para o cais.

Gonçalo, Patrícia e Amélia não se apercebem logo da tragédia porque estão a observar outros velejadores, mas o desespero instala-se quando Nuno relata o acidente. O instrutor presta os primeiros socorros a Carlota, enquanto Gonçalo afasta Amélia que está a dificultar as operações. A pressão é demasiado para Amélia que desmaia nos braços do irmão.

Martim visita Sebastião e explica-lhe porque é que decidiu separar-se de Amélia. Madalena entra em casa descalça e com os pés cheios de areia e oferece-lhes café com ar jovial. Martim recebe uma chamada de Patrícia a avisar que Carlota sofreu um acidente na aula de vela e fica assustado. De imediato parte para o hospital, prometendo a Sebastião que dará notícias mais tarde.

Hugo acusa Kika de ter atirado de propósito o seu barco contra Carlota e ela reage indignada dizendo que foi um acidente. Hugo não fica convencido mas não diz mais nada porque Patrícia aparece e pergunta à filha se não é melhor ser observada por um médico. Kika responde que está inteira e que só precisa de tirar o fato.

Carlota segue para o hospital depois de receber os primeiros socorros a uma ferida profunda que sofreu no abdómen. Amélia, muito angustiada, pede a Gonçalo que a leve para o hospital, pois quer estar perto da filha. Patrícia diz que vai esperar por Kika, enquanto Nuno tenta tranquilizar Pedro e Hugo que estão traumatizados com o que aconteceu à amiga.

André trabalha no seu computador e Vera vai dando pormenores da sua viagem ao Brasil, enquanto se debruça sobre ele e lhe beija a orelha. O momento é interrompido pela chamada de Nuno que o avisa que a sobrinha sofreu um acidente durante o treino de vela.

Catarina insiste com Tiago para ir com ela às compras mas ele recusa por pensar que ela quer sair com ele e com Joana, desculpando-se com o facto de ter já um compromisso com Carlota. André entra em casa acompanhado por Vera e conta que Carlota foi internada porque sofreu um acidente grave no treino de vela. Tiago fica aflito e quer ir para o hospital. Catarina lembra que Joana está de banco e pode ajudá-los a acompanhar a evolução do estado de Carlota.

Leonor conversa com Diogo e diz estar satisfeita com seu trabalho no centro de mergulho para onde foi trabalhar e que o novo patrão quer que ela fique por lá. Preocupada com os riscos que Júlia vai correr para colocar o microfone de escuta no gabinete de Gonçalo, diz que quer estar perto da amiga não vá algo correr mal.

No hospital, Martim reclama a paternidade de Carlota e exige a Gonçalo que se vá embora mas este diz que é o tio da rapariga e que vai ficar. Amélia chama-os à razão e faz ver que não é o local nem o momento para discutirem. Joana interrompe a discussão e comunica-lhes que a situação de Carlota é complicada pois sofreu uma perfuração do estômago e está a ser operada. A médica revela que precisa de um dador de sangue e Gonçalo avança, dizendo que é o pai biológico de Carlota. Martim engole em seco, por ver que é o cunhado que vai salvar a filha. Amélia chora e Martim esforça-se por conter as lágrimas.

Kika dispara perguntas a Patrícia sobre Carlota, culpabilizada por a ter atingido de propósito com o barco. A mãe, para a acalmar insiste que a prima vai ficar bem.

Pedro e Hugo também se questionam se Carlota vai ficar bem e esclarecem Sílvia que se trata de uma colega que teve um acidente na vela. Sílvia fica preocupada e arrependida de ter permitido que Hugo se inscrevesse nas aulas náuticas. Pedro diz não compreender como é que Kika perdeu o controlo do barco e Hugo insinua que pode não ter sido um acidente. Sílvia protesta porque é a vez de Rute cozinhar e ela ainda não pareceu em casa.

Rute desfruta dos luxos do Hotel Salinas com Messias e apesar de estar extenuada por uma noite longa de amor, acaba por não consegui resistir aos desejos matinais do namorado.

Filipe e Sara regressam a casa de Laurinda e Henrique e são muito bem recebidos. Laurinda e Sara fazem as pazes e vão animadas até à cozinha para tratarem do almoço.

Júlia e Leonor preparam-se para ir à fábrica colocar a escuta no gabinete de Gonçalo quando Xavier entra em casa. Júlia mente ao marido e diz que está de saída com a amiga porque tinham combinado ir ao centro comercial. Xavier finge não se importar, mas depois de a mulher sair com a amiga, refugia-se na garrafa do bagaço.

André fica agastado com Vera no hospital porque ela impõe a sua presença. Antónia está impaciente porque não consegue falar com Frederico.

A cirurgia de Carlota e Joana comunica que o estado dela é grave, revelando que a perfuração do estômago pode causar grandes complicações nos outros órgãos. Amélia e Martim imploram para que ela os deixe ver a filha. A médica fica confusa, pois tinham como verdade que Gonçalo é que é o pai da rapariga. Tiago abraça-se a Catarina, registando que é Joana quem está a tratar de Carlota.

Frederico fala finalmente com Antónia e ao saber que a neta corre risco de vida, cancela todos os seus compromisso na fábrica de Matosinhos e regressa a Lisboa.

Mateus vai a casa de Sebastião e pede para falar a sós com Madalena. O único propósito que tem é pedir-lhe que o acolha por uns tempos, pois não tem onde ficar. A irmã critica-o por todos os disparates que fez, especialmente ter roubado os próprios pais e lembra que a casa onde vive não é dela, mas sim do namorado. Mateus implora-lhe que fale com Sebastião e Madalena fica constrangida com aquele pedido, pois acaba por ter pena do irmão.

Vitória está perdida nos seus pensamentos e nem ouve Daniel, que lhe pede um café. Depois de voltar a si, confessa que não está nos seus dias e que não será agora que o vai reaproximar se Eva, tal como ele tinha pedido.

Bento encontra Rogério na Lataria e vai logo ter com ele para saber o que é que Cremilde achou da flor que ele lhe enviou. O carteiro assegura que a cunhada ficou muito sensibilizada e o peixeiro acha que é a sua oportunidade de marcar mais um jantar e depois entrar na intimidade de Cremilde. Rogério fica cheio de ciumes e afirma que ainda não é a altura de Bento “atacar”, dispondo-se a indicar-lhe o momento certo.

Tina dá uma massagem a Rute e ouve-a falar com entusiasmo da noite de amor que teve com Messias no Hotel Salinas. Por oposição, mostra-se revoltada com o que Joni lhe fez e conta a Rute o plano que tem para se vingar dele.

Com desculpa-se que esqueceu algures o seu telemóvel, Júlia liberta-se do segurança da fábrica e procura o gabinete de Gonçalo na administração, para colocar a escuta na sua secretária. Só que Jacinto volta para trás e surpreende-a, perguntando o que está ali a fazer.

Joana encontra Amélia com André perto dos cuidados intensivos e avisa que Carlota está em estado muito grave, como uma infecção generalizada que a faz correr risco de vida. Amélia fica devastada e chora agarrada a André. Este deixa que a irmã acompanhe a médica para prevenirem o resto da família e reflecte durante alguns momentos sobre o que deve fazer, sentindo a angustia das mentiras que carrega consigo. André parece ganhar alento e toma uma decisão. Movido pelo remorso, pede a Leonor que vá ter consigo ao hospital e leva-a a visitar Carlota, que está do outro lado do vidro, nos cuidados intensivos, a lutar pela vida. André ganha coragem e conta a Leonor que Carlota é a filha que tanto procurou. Ela fica perplexa e emocionada a olhar para a rapariga.

Pages: 1 2 3 4 5