“Mar Salgado”: Resumo de 15 a 21 de dezembro

[tps_header]

Mar Salgado Capa

Resumo da novela “Mar Salgado” de 15 a 21 de dezembro

[/tps_header]

81º Episódio 

Destaque: Durante o treino de vela, Kika e Carlota destacam-se dos restantes alunos e navegam perto uma da outra. Ao executar uma manobra, Carlota perde o equilíbrio e cai à água. Kika apercebe-se e deixa-se levar pelo ódio atirando o seu barco contra Carlota, deixando-a a boiar, inconsciente e a sangrar. Com o embate, Kika também cai à água.

Patrícia e Gonçalo procuram Kika e ficam preocupados por não a encontrarem. Quando estão a perguntar por ela a Teresa na recepção do hotel, avistam a filha e vão ao seu encontro. Kika recusa ir almoçar com eles, diz com raiva que os odeia e foge sem dar tempo a que os pais percebam o que se passou.

André visita Amélia para confortar a irmã e perceber o que levou Martim a pedir o divórcio. Ela conta, entre lágrimas, que Leonor contou a Martim que foi mãe de duas crianças quer Gonçalo fez desaparecer quando nasceram e que bastou ao marido juntar as peças do puzzle para concluir que Carlota é filha deles. André tenta minimizar o sofrimento de Amélia mas ela não acredita que Martim alguma vez lhe perdoe.

Patrícia e Gonçalo não encontram explicação para o amuo de Kika e decidem dividir-se para a procurarem.

Leonor conversa com Santana e pede-lhe que a ajude a arranjar maneira de seguir Gonçalo. Ele percebe que tem de arranjar alguém que Gonçalo não conheça e diz que vai falar com um amigo.

Antónia mostra-se preocupada com Amélia e André, sem explicar à mãe o drama que a irmã está a viver, diz que ela e Martim são adultos e que vão conseguir resolver os seus problemas. Entretanto, recebe uma chamada de Vera mas não atende, preferindo falar com ela mais tarde. Antónia pergunta se ele já decidiu se vai com ela para o Brasil, esperançada em que o filho reate com a ex-namorada, convicta de que ela é a mulher certa para ele. André responde que não tem essa certeza.

Hugo encontra Kika num pontão, desesperada a olhar para o rio. De início começa a provoca-la mas percebe que ela não está bem, pois diz que odeia os pais e também Carlota. Hugo fica preocupado e ao ver que Kika se aproxima demasiado da beira do pontão, puxa-a para si evitando que se atire à água. Kika abraça-se a Hugo e chora convulsivamente nos seus braços, recusando ir para casa.

Laurinda fica muito feliz quando Filipe conta que vai voltar lá para casa com Sara, mas o filho avisa que será apenas até que possam alugar uma casa. Eva aproveita para informar os pais que já pediu transferência para a capitania de Lisboa, sem contar a verdadeira razão da mudança. Laurinda protesta, aborrecida com o facto de a filha sair de casa mas Henrique diz que se trata da vida dela e que deve compreender a sua decisão.

Mateus pede desculpa a Vitória por não lhe ter dado atenção da última vez que estiveram juntos, preferindo jogar computador. Ela irrita-se e só a muito custo o perdoa, depois de o censurar por ter mentido e ter roubado os pais. Mateus aproveita para lhe pedir para lhe dar guarida, pois está quase sem dinheiro e teve de sair do hotel. Vitória responde que é só sua amiga e que vive com os pais. Mateus fica aborrecido e vai embora.

Rute entra na Lataria e dá um estalo a Messias. Indignada confronta-o com o facto de ter organizado o leilão da virgindade de Tina. Ele defende-se e jura que não sabia do que se tratava, explicando que só pagou o valor mais alto para proteger a amiga. Vitória fica a par do que se passou e ralha com o irmão. Este conta a Rute que Tina já lhe devolveu o dinheiro que gastou e para se redimir propõe-lhe passarem mais uma noite romântica no Hotel Salinas. A namorada fica radiante e beija-o. Ele repara que ela tem um penso em cima da tatuagem. Rute mente e justifica-se dizendo que teve um acesso de fúria e apagou a tatuagem, lamentando-se por ter gasto uma fortuna a fazê-lo. Inocente, Messias diz imediatamente que lhe vai dar o dinheiro que ela gastou.

Hugo leva Kika para casa de Cremilde. A avó tenta perceber o que se passou para ela estar tão chorosa mas apenas consegue perceber que a neta se zangou com os pais.

Quando está a perguntar a Sara se viu Kika, Patrícia recebe uma chamada de Cremilde a informá-la que a filha está em sua casa. Antes de a ir buscar, Sara conta que vai voltar para casa dos sogros e agradece a Patrícia por a ter deixado ficar no hotel enquanto precisou. Patrícia prepara-se para ir buscar a filha e avisa Gonçalo que já a encontrou.

Diogo regressa a casa com Sílvia, cansados depois de terem ido correr, mas com energia para mandarem piadas um ao outro. Leonor assiste divertida à conversa mas depois de Sílvia ir embora conta ao irmão que pediu a Santana ajuda para arranjar alguém que siga Gonçalo e que vai falar com Júlia para lhe pedir que coloque um microfone no gabinete de dele.

Patrícia vai buscar Kika a casa de Cremilde. A mãe ainda tenta que elas fiquem para jantar mas Patrícia contorna o convite e diz que têm mesmo de regressar ao hotel.

Carlota janta com os pais e esforça-se para que eles desistam do divórcio. Ambos afirmam que o casamento acabou mas insistem que sempre gostarão muito dele e ficarão ao seu lado. Carlota fica desiludida e causa tensão em Martim e Amélia por desconfiar que lhe estão a esconder alguma coisa.

Nuno desafia André para irem beber um copo e brinca com ele ao fazer notar que ele deve estar muito cansado por ter passado a noite com Vera. André reconhece que não que estar com Vera mas sim com Leonor.

Leonor vai a casa de Júlia pedir-lhe que tente colocar um microfone no gabinete de Gonçalo na esperança de que durante alguma conversa ele revele o paradeiro da filha. A amiga aceita a tarefa, embora preocupada por poder ser apanhada. Xavier entra em casa e depois de cumprimentar Leonor, convida-a para jantar com eles.

Patrícia regressa com Kika ao hotel e pergunta-lhe o que é que se passou para ter fugido. A filha responde que não queria olhar para a cara dela nem para a cara do pai. Patrícia exalta-se e ralha com a filha, acusando-a de estar a ser mal-educada. Kika não se atemoriza, recusa-se a jantar com a mãe e vai para o seu quarto. No trajecto cruza-se com Carlota que lhe pergunta onde se meteu, deixando a mãe tão preocupada. Kika responde-lhe mal e exige-lhe que desapareça e a esqueça. A prima fica surpreendida e pensa que ela está aborrecida por causa da separação dos pais, oferecendo-se para conversar sobre o assunto. Kika baixa a cabeça e diz que não quer conversar com ninguém.

Aurora e Rogério conversam com grande cumplicidade à porta da casa dela. Aurora conta-lhe que o marido não desconfiou que eles estiveram juntos e o carteiro insinua-se para repetirem. Bento aproxima-se e eles disfarçam, despedindo-se. O peixeiro traz consigo uma flor num vaso e pede a Rogério que o faça chegar em seu nome a Cremilde. Rogério finge que o apoia e assegura que o tem elogiado à cunhada, agarrando na planta para a levar. Só que quando Bento vira costas, Rogério lê o cartão que acompanha a planta e deita-o fora de seguida.

Adelaide regressa da procissão e reclama por Cremilde não ter retido Kika em casa até á sua chegada, pois quer muito conhecer a bisneta. Tina aparece de sapatos na mão, cheia de dores nos pés e a avó censura-a por andar na rua até de manhã. Tina lembra-lhe que já não é uma menina e vai dormir. Adelaide promete voltar à conversa e Cremilde defende que a filha é uma rapariga com juízo. Rogério chega entretanto e oferece a Cremilde a flor que Bento lhe deu para lhe entregar, aproveitando para manchar a imagem do peixeiro ao contar à cunhada que ele leiloou a virgindade de Tina. Cremilde fica furiosa e ameaça esventrar Bento.

Patrícia conversa ao pequeno-almoço com Vera e confessa que se fartou das traições de Gonçalo, o que a levou à separação. Vera diz que não iria aguentar ser traída e Patrícia aproveita para a envenenar, recomendando-lhe atenção porque André está interessado noutra. A gestora assume que está a par do caso de André com Leonor e que é suficientemente persistente para o reconquistar. Patrícia despede-se de Vera e vai ter com Gonçalo e Amélia. A cunhada conta que não dormiu nada e o irmão aconselha-a a ir apanhar um pouco de sol na piscina do hotel, até ao início do treino de vela de Kika e Carlota. Amélia aceita a sugestão, enquanto Patrícia e Gonçalo procuram ainda uma explicação para o facto de Kika os rejeitar, dizendo que os odeia. Sem conseguirem adivinhar um motivo, vão assistir ao treino de vela da filha.

Diogo abre-se com Leonor e assume que não tem certezas sobre o que sente por Sílvia. A irmã incentiva-o a apostar numa relação com uma rapariga que parece gostar dele. Antes de sair de casa, Leonor confessa que está inquieta, pois é o dia em que Júlia vai colocar o microfone no gabinete de Gonçalo.

Enquanto Nuno prepara com Jorge o treino de vela, Pedro conversa com Carlota e ela oferece o seu barco para quando ele quiser treinar. Hugo aproxima-se de Kika para saber se ela está melhor mas esbarra na sua altivez. A rapariga agradece-lhe o apoio que lhe deu mas deixa claro que não são amigos.

Nuno percebe entretanto que Kika está desmotivada para treinar por ter brigado com Carlota, já que mostra o desejo de entrar na água quando a prima não estiver lá. Gonçalo e Patrícia aproximam-se e Kika vai embora para o barco sem lhes falar.

Durante o treino de vela, Kika e Carlota destacam-se dos restantes alunos e navegam perto uma da outra. Ao executar uma manobra, Carlota perde o equilíbrio e cai à água. Kika apercebe-se e deixa-se levar pelo ódio atirando o seu barco contra Carlota, deixando-a a boiar, inconsciente e a sangrar. Com o embate, Kika também cai à água. 

Pages: 1 2 3 4 5