“Mar Salgado”: Resumo de 15 a 21 de dezembro

 83º Episódio 

Destaque: Leonor enfrenta Gonçalo quando vai ao hospital visitar Carlota, a filha que ele lhe roubou à nascença

Leonor olha incrédula para Carlota e confirma com lágrimas nos olhos junto de André que ela é mesmo sua filha. Joana aproxima-se deles e pede-lhes que saiam. Leonor, muito angustiada, pergunta à médica se Carlota vai recuperar e Joana responde que a sua equipa está a fazer tudo para que isso aconteça.

A sós com André, Leonor fustiga-o e não o poupa por lhe ter escondido durante tanto tempo que a sua filha estava mesmo ao seu lado. Ele esforça-se por explicar que foi penoso guardar o segredo e que só o fez para proteger as sobrinhas e a irmã. Leonor não aceita as desculpas de André, mas dispõe-se a aguardar em casa por notícias de Carlota, concordando que o momento não é propício a conflitos com a família dele. André esboça fazer-lhe um carinho na cara mas Leonor evita-o, exigindo que não lhe toque.

Vera dá pela falta de André e pergunta por ele a Antónia. Esta não sabe onde está o filho e sugere-lhe que vá embora descansar. Vera diz que só o fará se preferirem que o momento fique guardado para a família. Antónia responde com grande deferência que ela já é da família. Vera diz então que vai procurar André.

Gonçalo argumenta com Martim que Carlota devia ter ido para um hospital privado e o cunhado irrita-se, reafirmando que é ele e Amélia é que sabem o que é melhor para a filha. Sebastião percebe que a discussão pode agravar-se e chama Gonçalo à atenção, dizendo que ao invés de ajudar, está a enervar toda a gente. Amélia abraça-se a Antónia, que responde a Sebastião que Frederico já deve estar a caminho do hospital. Tiago mostra-se muito preocupado com Carlota e conta a Catarina que pesquisou na internet que a infecção que ela tem pode mesmo matá-la. Catarina conforta-o, aperta-lhe a mão e garante que Joana irá conseguir curar Carlota.

Kika continua a sentir-se culpada pelo que aconteceu a Carlota e quase confessa à mãe que foi ela a atropelá-la com o barco. Patrícia insiste na tese de que se tratou de um acidente e esforça-se por fazer a filha acreditar que tudo acabará em bem.

Leonor passeia na praia e ajoelha-se na areia recordando o momento em que conheceu Carlota no centro de mergulho e o momento em que mergulhou com ela. Diogo surpreende a irmã em lágrimas e leva-a consigo para casa. Leonor interroga-se como é que Gonçalo foi capaz de lhe destruir a vida desta forma. Júlia bate à porta e vem enervada, mas perante o facto de Leonor lhe contar que descobriu quem é a sua filha, fica a ouvir a amiga explicar como chegou a Carlota. Só depois de acabar o seu relato é que Leonor pergunta a Júlia como é que correu a colocação da escuta no gabinete de Gonçalo. Júlia responde apenas que não conseguiu colocar a escuta, mas esconde que foi apanhada pelo segurança no gabinete do patrão.

Rogério leva Cremilde a jantar à Lataria mas ela está preocupada com o que sucedeu a Carlota. Bento estranha vê-los quando entra mas vai logo direito à mesa, perguntar a Cremilde se gostou da flor que lhe mandou. A peixeira não contém a indignação e repreende-o por ele ter leiloado a virgindade de Tina. Bento tenta defender-se mas Cremilde começa a agredi-lo com um peixe que alcança de uma travessa. Vitória entra em pânico quando se dá conta do escândalo e acaba com a luta. Rogério afasta Bento e este protesta com o carteiro, dizendo que afinal ele não está a ajudá-lo a conquistar Cremilde. Rogério volta a enganar Bento e garante-lhe que está a fazer tudo para que a cunhada lhe caia nos braços. Só que quando volta para junta de Cremilde, envenena-a contra o seu rival e diz que demorou mais tempo a regressar à mesa porque lhe esteve a dizer uma verdade.

Sara, Eva e Filipe preparam o jantar enquanto conversam. Sara está radiante pela forma como Laurinda se está a dar com ela. Filipe reconhece que a mãe está mais vulnerável porque de repente está com a casa vazia. Filipe conta que o pai já falou como advogado e que não quer desistir da acusação contra Mateus. Eva revela que Mateus foi pedir a Madalena para o deixar ficar em casa de Sebastião e Sara acha que nem Henrique nem Laurinda vão suportar o julgamento do filho. Nesta convicção, aconselha o marido e a cunhada a convencerem o irmão a pedir desculpa aos pais por os ter roubado e a pedir que retirem a queixa contra si.

Frederico e Amélia desesperam sem notícias de Carlota, enquanto Antónia sugere a Tiago e Catarina que vão descansar para casa. Tiago assevera que só deixa o hospital quando tiver notícias da namorada. Antónia fica contente por ele gostar tanto da sua neta. Joana surge entretanto e revela para satisfação de todos que o pior já passou e que a infecção de Carlota está controlada. Tiago saúda a boa notícia e Martim dá-lhe uma palmada amigável nas costas, pedindo ao mesmo tempo para ver a filha. Joana explica que isso só será possível no dia seguinte e Frederico oferece boleia para casa a Amélia. Martim diz que vai passar a noite no hospital e Gonçalo quer fazer o mesmo mas o cunhado mantém-se firme e recusa a sua companhia.

Vera ganha coragem e pergunta a André se não lhe quer mesmo dizer onde foi durante a tarde. Ele responde que não com rispidez e diz-lhe que vá para casa, pois não está a fazer nada no hospital. Vera fica magoada e faz notar que está ali a dar-lhe apoio. Entretanto, Gonçalo surge com o pai e a irmã e anuncia que Carlota está fora de perigo. André fica aliviado e Frederico acrescenta vai ficar com a filha.

Leonor começa a ficar inquieta sem notícias de Carlota mas recebe uma chamada de André a contar que a filha já está fora de perigo. Depois de desligar, Leonor chora em descompressão, enquanto Diogo sorri também ele mais tranquilo. A irmã tem vontade de ir para o hospital, mas acaba por concordar que naquele momento não vai adiantar nada.

Júlia chega mais tarde a casa e pede desculpa a Xavier por se ter distraído com as horas a conversar com Leonor. Ele esforça-se por não parecer aborrecido e Elsa diz que já estava a fazer uma sandes ao pai. Júlia está muito enervada e quando vai aquecer a comida deixa cair uma tampa no chão. O marido apercebe-se que ela não está bem e pergunta o que se passa. Júlia disfarça e Elsa pergunta ao pai se o mestre João não vai voltar ao mar. Xavier explica que Henrique ainda não arranjou outro arrastão e confessa que seria muito mau se não tivesse ido para outro barco, pois só com o ordenado de Júlia não conseguiriam sobreviver. A mulher fica de novo nervosa e quando Xavier vai atender um telefonema, confessa a Elsa que teve um problema na fábrica e que está preocupada por isso.

Tiago lamenta não ter querido ter aulas de vela, convencido de que poderia ter evitado o acidente de Carlota. Nuno afirma que se alguém é responsável é ele por não estar tão atento como devia. Tiago, de forma rude, concorda e frisa que ele é que é o instrutor. Nuno fica magoado e Catarina põe água na fervura, dizendo que ninguém tem culpa. Tiago mostra vontade de ir agradecer a Joana por ter salvo a namorada e Catarina fica feliz com a atitude do filho. Ele ressalva logo que o facto de querer agradecer à médica não significa que tenha mudado a sua opinião sobre ela.

Antónia agradece a Vera o apoio que prestou no hospital e ela responde que não fez algo de mais, pois eles são a sua segunda família. Sebastião conforta Amélia que confessa o medo que teve de perder a filha. Frederico consola Kika que continua a culpabilizar-se pelo que fez a Carlota. André faz menção de se ir embora e Vera avança para sair com ele. André mantém-se firme e não deixa margem para dúvidas. Diz que tem de ir tratar de alguns assuntos e rejeita o convite para passar a noite com ela, irritado com a insistência de Vera que procura saber onde ele vai.

Gonçalo agradece a Patrícia por ter levado Kika lá para casa e, ardiloso, convence a mulher a passar lá a noite com a filha. Patrícia deixa claro que apesar de aceitar ficar, isso não significa que esteja a reatar o casamento.

Leonor recorda o momento em que André lhe contou que Carlota é a sua filha. Nesse instante ele aparece-lhe à porta e acaba por entrar, penalizando-se por só agora lhe ter contado a verdade. Humilde, André reconhece que Leonor tem todos os motivos para o odiar mas espera que um dia lhe possa perdoar. Ela deixa claro que esse dia jamais chegará.

Martim conversa emocionado com Joana enquanto observa Carlota deitada na cama nos cuidados intensivos e só deseja não perder a filha. A médica enfatiza que ela agora está estabilizada e só pode melhorar.

Pela manhã, André volta a casa dos pais e revela a Amélia que já contou a Leonor que Carlota é filha dela. A irmã começa a sentir-se mal e socorre-se dos comprimidos, ao mesmo tempo que lhe pergunta como teve coragem para revelar o segredo que tinha prometido guardar. Amélia não aceita as explicações de André e diz devastada que vai perder o marido e a filha, chorando a sua dor. André tenta abraçá-la mas Amélia afasta-o.

Gonçalo vai tentar visitar Carlota logo pela manhã mas esbarra em Martim que faz valer a sua vontade e afirma que ele é que é o pai de Carlota e será a ele que ela quererá ver quando acordar.

Leonor chega à recepção do hospital e procura saber onde é que Carlota está internada. Há distância, Patrícia assusta-se ao ver Leonor encaminhar-se para o elevador.

Quando entra no quarto para onde Carlota será transferida, Leonor encontra Gonçalo que lhe pergunta o que é que está ali a fazer. Ela estremece ao vê-lo mas enfrenta-o e responde que está ali para visitar a filha. 

Pages: 1 2 3 4 5