“Mar Salgado”: Resumo de 15 a 21 de dezembro

85º Episódio 

Destaque: Gonçalo sofre um novo revés, ao ser confrontado por Kika sobre o facto de ser o pai de Carlota e de lhe ter escondido que a prima, é afinal sua irmã.

Leonor ilude a vigilância do hospital e consegue visitar Carlota.

Gonçalo fica em choque ao perceber que Kika já sabe que Carlota é sua irmã e que ele é o pai de ambas. De imediato tenta disfarçar mas a miúda grita-lhe que pare com as mentiras. Patrícia entra no quarto onde a sobrinha está a convalescer, seguida por Francisco e Amélia. Gonçalo apressa-se a dizer que Kika está muito perturbada com o estado da prima e pede à mulher para falar com ela em particular. Francisco começa por sugerir que Kika e Patrícia voltem para casa, mas a nora prefere decidir mais tarde. Amélia aconselha Gonçalo a ser visto por um médico depois da luta que teve com André. O pai pede-lhe explicações para a briga mas a prioridade de Gonçalo é falar com Patrícia a sós. Ela fica em pânico quando o marido lhe conta que Kika já sabe que ele é o pai de Carlota e que, afinal, aquela é sua irmã. Patrícia apressa-se a ir abraçar a filha, que permanece de olhar vazio e em estado de choque.

Diogo fica preocupado depois de Leonor contar que esteve no hospital para ver Carlota e que foi barrada pela polícia. O irmão insiste que ela tem de ter cuidado e aconselha-a a aceitar a ajuda que André lhe pode dar mas ela recusa a sugestão, reafirmando que não lhe perdoa o facto de saber desde sempre que Carlota é sua filha e nada lhe ter dito.

Martim toma uma bebida com Sebastião e reafirma-lhe a sua intenção de se divorciar de Amélia. Vera aproxima-se deles para saber como está Carlota e mostra-se feliz com o facto de ela já estar fora de perigo, pois a situação causou grande preocupação a André. Martim conclui que com a sobrinha fora de perigo, já nada justifica que ele adie a viagem ao Brasil. Vera não faz comentários, limitando-se a sorrir.

Madalena, Filipe e, sobretudo, Eva, fazem um ultimato a Mateus e exigem-lhe que peça desculpa aos pais por os ter roubado, que arranje um emprego e que reponha o dinheiro. Mateus tenta fazer-se de vítima mas Eva cala-o com dureza, sem deixar margem a negociações. Ou arranja emprego e retira a queixa-crime que fez contra o pai, ou fica por sua conta. A irmã dispõe-se a emprestar-lhe o dinheiro para pagar aos pais, mas garante que lhe vai exigir que lho devolva até ao último cêntimo. Mateus fica hesitante, perante a determinação de Eva.

Patrícia mente a Kika para justificar o facto de Gonçalo ter escondido que Carlota é sua filha, resultante do caso que teve Leonor. A rapariga recusa-se a perdoar o pai e a voltar a viver com ele na mesma casa.

Frederico e Antónia conversam sobre a briga de Gonçalo e André no hospital e censuram os filhos por estarem cada vez mais azedos, sem perceberem o que motiva as suas constantes desavenças. Frederico mostra-se esperançado em que Patrícia e Kika voltem para casa, mas Antónia faz notar que a neta anda cada vez mais estranha desde o acidente de Carlota.

André visita Carlota e a sobrinha, ainda muito debilitada, confessa o desejo de que os pais façam as pazes e desistam da separação. O tio muda de assunto e faz entrar Tiago para a ver. Ela fica mais animada e o namorado confessa que nunca teve tanto medo de perder alguém.

Patrícia conta a Gonçalo a conversa que teve com Kika e ele assegura que está tão preocupado com a filha quanto ela, irritado com o facto de Kika já saber que Carlota é sua filha e de Leonor. Patrícia recomenda-lhe que tenha cuidado com o que lhe diz e afirma que voltarem para casa nesta altura está fora de questão.

Gonçalo justifica-se mais uma vez a Kika mas a filha não aceita as suas explicações, apesar de ele assumir que ela é a sua única filha e que Carlota deixou de o ser quando a entregou a Amélia.

Tiago agradece a Joana a forma como cuidou de Carlota e a médica sorri, afirmando que só fez o seu trabalho. Catarina comenta depois com Joana que Tiago já não a encara como o diabo em pessoa e a namorada lamenta que para isso acontecer tenha sido necessário haver uma tragédia. A conversa prossegue à volta dos pais de Carlota e Catarina fica espantada quando Joana afirma com segurança que o pai biológico da rapariga esteve no hospital e que se chama Gonçalo.

Joni começa a receber chamadas de homens que solicitam os seus serviços sexuais e fica indignado com o teor das propostas, gritando a sua masculinidade. Numa das mesas da Lataria, Tina diverte-se com a situação e conta a Rute que colocou um anúncio a dizer que o garanhão do Sadio está disponível para encontros com outros homens.

Bento entra com Rogério no bar e Joni, ao vê-los com sacos de compras iguais, troça dizendo que perecem formar um casalinho. Eles justificam que foram comprar material sensível e afastam-se um pouco para conversarem. Bento confessa que está indeciso em avançar com a ideia de oferecer a Cremilde a lingerie que o carteiro lhe aconselhou. Joni recebe mais uma chamada com propostas indecentes. Bento distrai-se a ouvir a conversa e Rogério troca o saco que ele tem pelo seu e trata de ir embora. Joni recebe cada vez mais chamadas, perante o riso mal contido de Tina e Rute.

Laurinda fica esperançada em reconciliar-se com Mateus, depois de Eva dizer que ele está arrependido por ter roubado o dinheiro da conta poupança. No entanto, Henrique recusa-se a retirar a queixa que fez na polícia, apesar dos esforços de Eva e Sara. Laurinda enche-se de preocupação, perante a intransigência do marido.

Vitória está enjoada mas esconde à mãe que está grávida. Quando a mãe confessa alimentar o desejo de que ela lhe dê um neto, desvia a conversa, incomodada por não poder revelar o seu estado e muda de assunto, confessando o seu espanto por ter sabido que Leonor encontrou a fila e que o pai é Gonçalo. Idalina fica comovida, reconhecendo o sofrimento de Leonor.

Gonçalo força a entrada em casa de Leonor e Diogo tenta expulsá-lo. Ela aparece nesse instante e pede ao irmão que os deixe conversar a sós, provocando Gonçalo ao deixar claro que não tem medo dele. Ele intimida-a e jura dar cabo da sua vida se ela não desistir de tentar chegar a Carlota. Leonor não se atemoriza e reafirma que vai lutar por ficar com a filha.

Nuno ouve espantado a verdade que André lhe conta sobre a filha de Leonor e recrimina-o por a ter visto a sofrer e não lhe ter revelado o que sabia. André defende-se considerando-se também uma vítima das circunstâncias. Nuno afirma que a família dele devia ter vergonha pelo que fez a Leonor.

Amélia pede a Martim que permita que Carlota recupere em casa quando sair do hospital mas ele mostra-se intransigente e reafirma que vai levar a filha para o hotel, pois não a quer perto de Gonçalo.

Vera procura André no centro de mergulho, na esperança de que ele aceite ir com ela para o Brasil, agora que Carlota está fora de perigo. Para tornar a proposta mais atractiva, conta que já falou com os líderes da sua empresa e que eles concordaram em oferecer-lhe melhores condições para que ele venda a hAPPy. André deixa esclarecido que a sua recusa não tem a ver com dinheiro e reafirma a sua intenção de não sair de Portugal.

Patrícia tenta demarca-se de Gonçalo e diz de que não quer entrar em mais esquemas, nem quer sustentar mais as suas mentiras. O marido irrita-se e avisa-a de que pode sempre contar que foi ela quem deixou um dos filhos de Leonor na igreja e que o ajudou a livrar-se do corpo do pai de Leonor.

Leonor ilude a vigilância do hospital onde Carlota está internada e consegue aproximar-se do seu quarto numa cadeira de rodas. Assim que chega perto da porta, larga a cadeira e entra no quarto abeirando-se da cama onde a filha descansa. Carlota abre os olhos e fica surpreendida ao ver Leonor, que não com segue evitar que as lágrimas lhe invadam os olhos.

Pages: 1 2 3 4 5