“Mar Salgado”: Resumo de 24 a 30 de novembro

64º Episódio 

Destaque: João e Santana fazem uma espera a Cristóvão em casa de Leonor para o obrigarem a revelar o que é que ele descobriu sobre uma rapariga que pode ser filha dela.

Leonor reaje com indignação à investida de Cristóvão e garante que não vai deitar-se com ele para receber informações sobre uma rapariga que pode ser sua filha. Leonor fica furiosa com o segurança e expulsa-o de casa.

Patrícia sonda Martim e fica radiante por perceber que ele quer enterrar de vez o assunto dos pais biológicos de Carlota. No entanto, o cunhado não cala a indignação por ter sido enganado pela mulher e afiança que Amélia tem muitas explicações para lhe dar.

Gonçalo faz notar a Amélia que agora já não tem de recear que a filha continue a procurar os pais biológicos mas a irmã acha que tem um problema grave para resolver, pois Martim vai pedir-lhe explicações por lhe ter escondido que pagou para ter Carlota. Como se não bastasse, Amélia recebe uma chamada do colégio da filha a dizer que ela voltou a faltar às aulas. Gonçalo diz que é natural que a miúda não esteja com cabeça para estar na escola mas a irmã não transige e diz que vai falar com ela.

Carlota chora a sua tristeza nos braços de Tiago e ele, revelando-se incapaz de a ver chorar, oferece-lhe um desenho que fez dela. Carlota fica radiante por ser a primeira a ver um desenho feito por ele e agradece-lhe com um beijo. Ele entusiasma-se e começa a beijá-la com maior intensidade, insistindo em levá-la para o quarto. Carlota resiste e acaba por se zangar, saindo porta fora a repetir que ainda não está preparada para se envolver intimamente com ele.

Leonor visita Alice na casa de repouso mas acaba por se sentir frustrada, pois a enfermeira está prostrada e incapaz de ser uma testemunha credível contra Gonçalo. Lurdes percebe que Alice está a ficar demasiado agitada e acaba com a visita, dizendo a Leonor que ela pode recuperar rapidamente ou só ao fim de meses ou anos.

Bento tenta o perdão de Cremilde por lhe ter oferecido a jaqueta de casamento de Laurinda mas ela recusa as tréguas e ameaça esventrá-lo com a faca do peixe. Tina e dá à mãe um balde de vísceras e Bento foge da banca com medo de apanhar com elas. Joni diverte-se com a situação e lembra-lhe que ainda vai ter de ouvir a irmã e o cunhado, correndo o risco de ser expulso de casa.

Bento desvaloriza e escuda-se no facto de estar quase a receber, podendo assim pagar um hotel. O patrão lembra que com as dividas que tem, não lhe vai sobrar sequer um euro.

Henrique comenta com Laurinda que Bento passou das marcas ao roubar-lhe roupa. Ela garante que desta vez não lhe vai perdoar. Laurinda muda de assunto e tenta fazer conversa com Filipe mas o filho reaje com azedume e decreta que para as coisas ficarem bem entre eles tem de pedir desculpa a Sara pelas ofensas que lhe dirigiu. A mãe mostra-se indignada mas rapidamente fica com um grande sentimento de culpa quando Filipe assume que se a mulher ainda não engravidou, foi por sua vontade e não dela.

Leonor conta desalentada a João e Santana que encontrou Alice muito doente e incapaz de testemunhar contra Gonçalo. Os amigos perguntam com curiosidade que informações tinha Cristóvão para lhe dar e ficam revoltados quando ela conta que ele exigiu ir para a cama com ela a troco de lhe mostrar um dossier. João engole a raiva e murmura que têm de descobrir o que é que Cristóvão sabe.

Pedro comenta com Elsa o facto de Xavier ter autorizado que eles namorem. Elsa não se mostra entusiasmada e afirma segura que não confia no pai e que se a mãe voltar para ele, foge de casa.

João procura Xavier e pergunta-lhe o que queria quando o procurou. O pescador mostra-se simpático e reafirma que está mudado, lembrando que até já autorizou o namoro entre os filhos de ambos. Aproveitando a embalagem, pede ao mestre para voltar a trabalhar no seu barco. João responde que isso não vai acontecer para já, pois ainda não está convencido de que ele mudou realmente. Xavier fica frustrado por não conseguir os seus intentos.

Laurinda dá um valente raspanete a Bento por ele ter oferecido a sua jaqueta de casamento a Cremilde e afiança que não quer saber que ele esteja apaixonado pela peixeira. Laurinda exige-lhe que mande limpar a jaqueta, indiferente ao facto de ele dizer que não tem dinheiro, deixando claro que se lhe aprontar mais alguma o põe na rua.

Idalina diz a Júlia para não acreditar em Xavier, pois acha que ele só está a mandar presentes para a filha com a intenção de que elas voltem para casa e que, se isso acontecer, voltará a tratá-las mal. Rute mete-se na conversa e a chefe manda-a calar-se. Rute aproveita para fazer o choradinho e queixar-se de ter perdido Messias. Idalina fica furiosa quando ela diz que apesar disso ainda o vai reconquistar.

Gonçalo sofre com uma imensa dor de cabeça e enquanto a secretária lhe vai buscar um comprimido, recorda a morte de Alberto e como é que com a ajuda de Patrícia simulou que o pai de Leonor morreu no seu barco em chamas. Quando desperta, toma o medicamento que a secretária lhe entrega e liga a uma das suas amantes, combinando um encontro para descontrair.

Amélia confessa-se agastada com o facto de Carlota ter faltado às aulas e não lhe atender o telefone. Martim quer ter outra conversa e confronta a mulher com o facto de lhe ter mentido a vida toda, escondendo que pagou para ter Carlota como sua filha. Amélia tenta justificar a sua atitude mas Martim dispara à queima-roupa que não sabe se alguma vez voltará a confiar nela.

Leonor conta a Diogo que Alice não vai poder tão cedo prestar depoimento na polícia contra Gonçalo e esconde que Cristóvão exigiu ir para a cama consigo a troco de informações sobre o processo de uma rapariga. Mudando de assunto, ganha coragem e vê o resultado do segundo teste de ADN, confirmando que Vanessa não é sua filha. Diogo conforta a irmã, que está revoltada com André, dizendo que nunca lhe perdoará por saber isso e nunca lhe ter contado a verdade. Nesse momento, Diogo recebe uma mensagem de Sílvia a marcar um encontro, dizendo que tem uma surpresa para ele. Leonor sorri, insinuando que eles estão cada vez mais íntimos, envergonhando o irmão.

Amélia esforça-se por conversar civilizadamente com Carlota, fazendo-lhe ver que não é correcto faltar à escola para estar com Tiago, pois já constatou que ele não está a exercer uma boa influência sobre ela. Carlota responde que só mente porque ela a força a isso e que não estava com disposição para estudos depois de saber que a mãe biológica morreu e que a vendeu à nascença.

Catarina chega a casa e encontra Tiago de mau humor a pensar que ela se atrasou por ter estado com Joana. Ela responde que esteve numa reunião mas aproveita para dizer que Joana os convidou para jantar, pois quer fazer um esforço para se reaproximar dele. Tiago reaje mal mas Catarina toma-o nas suas mãos e assegura-lhe que ele é o seu filho e que nunca o trocará por alguém. Tiago vai amolecendo e acaba por aceitar ir jantar com Joana, desde que não tenha de entrar em conversas. Catarina beija-o e diz que o adora.

Júlia entrega a Elsa o presente que Xavier lhe mandou através de Sílvia. Ao saber que a veio do pai, recusa ficar com ela, dizendo que não quer prendas dele e que jamais o perdoará pela tareia de cinto que lhe deu.

Sílvia surpreende Diogo e entrega-lhe uns ténis dele que Leonor lhe deu, revelando que estão as duas empenhadas em que ele faça exercício por causa da doença. Diogo diz que não gosta de correr mas Sílvia insiste em fazer uma caminhada, pois também quer perder peso.

Santana revela a Leonor que ninguém do centro de acolhimento quis revelar informações sobre os processos de adopção, por se tratar de informações confidenciais. Leonor continua desalentada e conta que também acabou de saber que Vanessa não é realmente a sua filha, sentindo-se enganada mais uma vez por Gonçalo. João não vê alternativa que não seja pôr o segurança a falar o que sabe e Leonor também afirma que vai ter de se encontrar com ele.

André brinca com Nuno e insinua que ele está cada vez mais próximo de Júlia, lembrando-lhe que ela é uma mulher casada e que Xavier é violento. Nuno diz que são apenas amigos. Já André, descarta por completo cruzar-se com Leonor, preferindo pensar que o que tinham acabou de vez.

Patrícia fica furiosa por perceber que Gonçalo vai para mais uma noitada com uma das suas amantes. Ele mente e afirma que vai apenas encontrar-se com alguns amigos.

Leonor atrai Cristóvão à sua casa e ele pensa que ela aceitou envolver-se com ele a troco de informações. No entanto, o segurança fica estarrecido quando se depara com Santana que lhe impede a fuga e João que tem uma barra de ferro nas mãos, disposto a fazê-lo falar. Cristóvão fica em pânico a olhar para eles.

Pages: 1 2 3 4 5