“Mar Salgado”: Resumo de 24 a 30 de novembro

 65º Episódio 

Destaque: Patrícia discute com Gonçalo por causa da Kika e fora de si, diz que se ele quer fazer o papel de pai de Carlota vai ajudá-lo, contando a Leonor toda a verdade que têm escondido. André não sinaliza a sua presença e fica estarrecido ao ouvir o que a cunhada acaba de dizer.

João e Santana forçam Cristóvão a revelar que nenhuma rapariga que deu entrada no centro de acolhimento no ano em que os filhos de Leonor nasceram pode ser a sua filha. O segurança afiança que a menina não foi entregue naquele lar e Santana manda-o embora com a promessa de que se voltar a aproximar-se de Leonor acabará atrás das grades. Leonor fica pesarosa, duvidando que algum dia descubra a filha.

Martim conversa tranquilamente com Carlota e faz-lhe ver que não está certo andar a faltar às aulas para namorar com Tiago. Ela alega que com o namorado consegue conversar e o pai contrapõe que pode sempre falar consigo, já que com a mãe não está a conseguir entender-se. Carlota entristece por ter sabido que a mãe biológica morreu e fica ainda pior quando o pai a desengana, certo de que é impossível saber quem é o pai verdadeiro.

Joana tenta durante o jantar com Catarina e Tiago aproximar-se deste mas sem resultados. O rapaz diz com rodeios que nunca se darão bem, mesmo depois de Catarina prometer que não pretende afastá-lo da mãe e que se soubesse o que sabe hoje, jamais o teria rejeitado.

Laurinda exulta por ter um jantar muito concorrido em casa, mas Eva nota que apenas ali está ela, Mateus e o pai. Henrique dispara que só fazem falta Filipe e Sara, enervando a mulher por omitir o nome de Madalena. Durante a refeição, Henrique provoca Eva por não lhe ter passado qualquer multa. A filha esquiva-se quando Laurinda lhe pergunta se não esteve de turno com Daniel, dizendo que os turnos nem sempre coincidem. Mateus sente-se apertado pelo pai que pergunta como foi o seu dia de trabalho e mente descaradamente, dizendo que vai fazer ao conselho de administração da empresa a apresentação de uma aplicação que criou. Henrique, já escaldado, afirma que se for verdade será muito bom. Laurinda não desconfia e diz que está orgulhosa do filho. A conversa passa então a centra-se em Bento, que não apareceu para jantar. Laurinda revela que já repreendeu o irmão por lhe ter roubado a jaqueta do casamento para oferecer a Cremilde. Henrique afirma que ele só irá comportar-se quando for posto fora de casa ou arranjar uma mulher que o sustente.

Messias espera que Vitória lhe componha o farnel para levar para o mar e lamenta a falta de Rute. Vitória lembra que ela só queria o seu dinheiro e desperta com a palavra mágica a atenção de Bento. Este mete conversa com Messias e começa logo por lhe arrancar um jantar, aproveitando-se da ingenuidade do rapaz.

Sílvia irrita-se com Diogo por ele desvalorizar a sua preocupação quando ele teve a crise de hipoglicémia por causa da diabetes. Ele cai em si e pede desculpa. Quando se despede dela atrapalha-se e embora desejasse um beijo na boca acaba por beijá-la na cara. Sílvia fica pensativa.

André pergunta a Júlia se tem falado com Leonor e a amiga revela que ele está muito em baixo por não encontrar a sua filha e está também a sofrer com a separação. André vinca que se dependesse dele ainda estariam juntos.

Cremilde arrepende-se de ter dado conversa a Bento e pede perdão ao falecido marido, reclamando de Ramiro que lhe envie um sinal de compaixão. Nesse momento tocam á porta e ela quase desmaia quando, ao abrir, vê o irmão gémeo do marido à sua frente, julgando que se trata do falecido. Tina trata de desfazer o equívoco e diz à mãe que é o tio Rogério que vem acompanhado pela mãe. Adelaide, sogra de Cremilde, dispõe-se a explicar o que fazem ali e esclarece que Rogério foi transferido para os correios de Setúbal e que vão ficar por ali. Cremilde faz questão de os receber, enquanto não arranjarem casa. Adelaide mostra interesse em saber como é que ela e Tina participam nas actividades da paróquia e fica constrangida quando Cremilde se lembra que o padre pergunta muito por ela.

Patrícia reclama por Gonçalo ter chegado a casa de madrugada e a cheirar a perfume barato. Ele, ainda de ressaca, deixa-a furiosa lembrando-lhe que não pode cobrar-lhe fidelidade, pois sabe muito bem que só casou com ele fazendo chantagem, comprometendo-se a guardar segredo dos seus crimes em troca da vida de luxo que sempre quis.

Diogo confessa a Leonor que o passeio que lhe preparou com Sílvia correu melhor do que imaginava mas insiste em dizer que é apenas amigo dela. Leonor aceita mudar de assunto perante o incómodo do irmão e conta que o segurança do centro de acolhimento apurou que a sua filha nunca passou por aquele lar. Leonor desespera sem uma esperança que lhe indique que Gonçalo irá pagar pelo mal que lhe fez.

Gonçalo combina com Kika ir buscá-la ao treino de vela para depois lancharem juntos. Carlota, desanimada, diz que não vai treinar e a prima provoca-a, perguntando se vai deixar de fazer as suas coisas por ter sabido que a mãe biológica morreu. Gonçalo repreende a filha. Patrícia chega de mau humor e apressa-se a ir trabalhar. Quando fica a sós com Carlota, Gonçalo desafia-a para darem um passeio de mota para ela de animar.

Leonor encontra-se com Tomás e o advogado faz-lhe perceber que está cada vez mais difícil de encontrar a sua filha e quase impossível fazer com que Gonçalo pague pelos crimes que cometeu. Mesmo que tenha sido ele a matar o pai dela, o crime já prescreveu. Leonor sente-se angustiada.

Henrique vai à Lataria com Filipe e fica de cabeça perdida ao ver Mateus, percebendo que ele mentiu quando disse que trabalhava para uma grande empresa informática. O filho não tem como negar e ainda o censura por ele não lhe ter pago um bom advogado para processar André. Henrique fica furioso e diz-lhe que não vale a pena continuar lá em casa, pois não o quer lá. Filipe que agora é que ele arranjou a bonita e o irmão, sempre arrogante, dispara que não precisa dos pais para nada. Vitória fica preocupada.

Madalena fica entediada porque Sebastião não lhe dá atenção, uma vez que está a acabar o capítulo de um romance que tem de entregar com urgência ao editor. Sem poder sair com ele, decide ir jantar à Lataria. O namorado apoia a ideia e Madalena promete não chegar tarde.

Kika sofre um acidente a aparelhar o barco para a sua aula de vela e abre o sobrolho. O sangue escorre abundantemente pela sua cara e André, acabado de chegar ao centro de mergulho leva a sobrinha até à mãe para fazerem os curativos.

Alheio ao que aconteceu a Kika, Gonçalo passeia animadamente de mota com Carlota.

Mateus prepara-se para sair de casa com uma mochila às costas e cruza-se com Laurinda que chega inesperadamente a casa. Ela mostra-se triste por ele ter mentido e coloca-se ao lado do pai nas censuras que lhe faz. Mateus fica zangado por não ter o apoio da mãe.

Leonor lamenta a Júlia o resultado do teste que veio provar que Vanessa não é sua filha. Confessa estar desiludida por não ver uma forma de fazer com que Gonçalo pague na justiça por todo o mal que lhe fez, reservando também uma grande mágoa para André, desconfiada de que também lhe mentiu para proteger a família. Júlia sai em defesa de André e jura a pés juntos que ele não seria capaz de uma tal falsidade.

Kika, já em casa, queixa-se do penso com que ficou na testa. André brinca com ela e diz que até lhe fica bem. Patrícia agradece ao cunhado por ter estado presente, ao mesmo tempo que censura Gonçalo por ele nunca estar presente quando é necessário, nem ter atendido as suas inúmeras chamadas. Nisto, Gonçalo entra em amena cavaqueira com Carlota e fica espantado ao ver o penso que a filha tem na cabeça. Carlota pergunta o que aconteceu e Kika mostra-se agressiva, duvidando que ela esteja mesmo preocupada. A tensão aumenta quando Gonçalo confessa que foi passear de mota com Carlota e que por isso não sabia do acidente. Patrícia encaminha-se para a estufa e arrasta o marido consigo para falarem. Quando pensa que estão sozinhos, Patrícia faz uma brutal cena de ciumes, acusando-o de não ligar à filha e estar sempre mais preocupado com Carlota. Gonçalo rejeita o drama e consegue irritar a mulher a tal ponto que Patrícia diz estar farta de guardar os seus segredos e de sustentar os seus esquemas, dizendo que se ele quer fazer de pai de Carlota, vai dar-lhe essa oportunidade pois vai contar toda a verdade a Leonor. André ouve escondido a conversa e fica estarrecido. Gonçalo está em choque com a ameaça de Patrícia.

Pages: 1 2 3 4 5