“Mar Salgado”: Resumo de 24 a 30 de novembro

 66º Episódio 

Destaque: Leonor sai de novo para o mar no barco do mestre João mas o temporal afunda a embarcação, deixando Diogo em estado de choque com a possibilidade de perder a irmã.

Patrícia reafirma que quer contar a Leonor que Carlota é a filha que tanto procurou e Gonçalo, agarrando-a com força pelo braço, acha que ela não se atreverá. André aparece de surpresa e fica indignado com o irmão. Patrícia confirma que está tudo bem e, depois de o cunhado sair, prossegue a discussão com o marido. Gonçalo recomenda-lhe que pense bem no que vai fazer, avisando que se Kika souber que é irmã de Carlota vai sofrer muito com isso. Patrícia fica a pensar no que ele disse.

Carlota esforça-se por ser simpática com Kika perguntando-lhe se ela está com dores, depois do acidente no centro de mergulho. A prima volta a ser agressiva respondendo que ela não está verdadeiramente preocupada. Gonçalo interrompe a conversa azeda entre as miúdas e Carlota pede-lhe para que não conte à mãe que foram passear de mota. O tio concede que Amélia não precisa de saber e com esta atitude, desencadeia mais um amuo em Kika. Gonçalo começa então a desculpar-se por não estar ao pé dela quando teve o acidente na aula de vela e para se redimir diz que vai oferecer-lhe um barco novo. A filha fica radiante mas Patrícia não gosta nada do que ouve e vê e acusa o marido de estar a desculpar as suas ausências comprando a filha. Kika afirma que quer o barco que o pai promete oferecer-lhe e deixa a mãe numa posição desconfortável. Patrícia ironiza e diz que tem alguns assuntos para resolver e deixa Gonçalo preocupado com o tom de ameaça que utiliza.

Júlia conversa com Leonor e insiste em achar que Xavier está mudado e que não voltará a magoá-la nem à filha, embora reconheça que Elsa ainda não conseguiu perdoá-lo. A amiga é de opinião contrária e diz que se Elsa tem essa atitude é precisamente porque se lembra que o pai prometeu vezes sem conta que não voltaria a ser violento. André surge entretanto e Júlia apressa-se a deixá-lo a sós com Leonor, afirmando que eles precisam de conversar e que ela deve contar o que descobriu. Leonor não gosta da ideia mas acaba por revelar que o teste de ADN que repetiu confirmou que Vanessa não é mesmo sua filha. Sem se deter, crítica André por sempre ter sabido da armadilha que Gonçalo lhe montou e por não a ter avisado. Ele lembra-lhe que não queria ouvir ninguém, pois queria muito ter uma filha. Leonor vai embora a garantir que nunca mais conseguirá confiar nele.

Xavier encontra Elsa no bar de Vitória e vai falar com ela, perguntando se gostou do presente que lhe enviou. A filha responde com sete pedras na mão e jura que jamais lhe perdoará pelo sofrimento a que a sujeitou e à mãe. O pescador garante que está mudado e que se pudesse pedir um desejo seria apagar o passado. Elsa, antes de sair do bar, é ainda mais dura e dispara que preferia que ele estivesse morto. Xavier fica prostrado com a violência da reacção da filha, enquanto Pedro sai atrás dela.

O namorado detém-lhe a marcha e pergunta se não acha que foi muito dura com o pai. Elsa lembra as tareias que apanhou e reafirma que nunca mais lhe perdoará pelo inferno em que transformou a sua vida.

Tina fica estarrecida quando percebe que o seu quarto foi cedido à avó Adelaide e que o tio Rogério vai dormir na sua sala. Cremilde justifica comprometida à filha que lhes ofereceu guarida enquanto eles não encontram uma casa para morar. Tina fulmina-a com o olhar, mas corre a guardar a caixa de sapatos que a avó descobriu no seu quarto, pois contém uma peça eléctrica bem intima, que passou por ser, aos olhos da avó, um enrolador de cabelos com pilhas.

Joni faz as contas e entrega a Bento apenas uma irrisória parte do seu ordenado, justificando que o resto fica com ele para pagamento do prejuízo que lhe deu quando começou a vender o peixe todo a um euro. Bento ainda lhe suplica o perdão de parte da divida mas o patrão não verga e decreta que ou aceita aquelas regras ou é despedido.

Laurinda procura Sara no hotel e pede-lhe desculpa por tudo o que lhe disse e confessa que já sabe que se ela não teve filhos, isso se ficou a dever a Filipe. Sara, aceita a justificações da sogra mas recusa voltar a viver na sua casa.

Leonor vai com Diogo jantar a casa do mestre João e confessa estar de novo num beco sem saída, chegando inclusivamente a pensar que Gonçalo é bem capaz de ter vendido a sua filha, ou tê-la abandonado à morte como fez ao rapaz. João fica sem saber como confortá-la.

Patrícia procura André para desabafar e finge-se determinada a ir contar a verdade a Leonor e revelar-lhe que Carlota é sua filha, pedindo ajuda ao cunhado. André responde que não é a melhor pessoa para isso, pois sempre quis contar tudo à mulher que ama, lembrando que só se calou para proteger a família, que desabará assim que tudo se souber. Patrícia mostra-se concordante com ele e aceita jantar lá em casa quando Júlia anuncia que já podem ir para a mesa.

Amélia conversa com Gonçalo e repreende o irmão por mais uma vez a ter desautorizado e a Martim como pais de Carlota, pois foi andar com ela de mota, em vez de estar disponível para dar assistência à filha quando Kika sofreu o acidente a manobrar o barco de vela. Gonçalo justifica que Carlota está a passar por um momento muito delicado e que precisa de apoio. Amélia acha que estão a destruir pouco a pouco a família com as suas mentiras mas Gonçalo mostra-se convencido de que Carlota irá esquecer tudo, pois já não vai mais procurar a mãe.

Mateus chega irritado ao bar, porque ainda não arranjou sítio para dormir, já que o amigo em quem depositava fé de que lhe daria guarida, está a viver com a namorada. Vitória faz-lhe ver que foi o culpado por ter sido expulso de casa, uma vez que enganou os pais. Ele lembra que estavam sempre a aborrecê-lo com a ideia fixa de que tinha de trabalhar e Vitória acrescenta que ele devia arranjar mesmo um emprego. Mateus ignora e diz que vai descobrir uma pensão onde ficar, convidando-a para o visitar. Ela diz que não vai dar, pois vai jantar com a irmã dele.

Madalena entra na Lataria e conta que viu o irmão que saiu dali furioso. Vitória conta que os pais o expulsaram de casa e Madalena dispõe-se ouvir a história ao jantar.

Laurinda não se conforma por ter a família toda dividida e argumenta que Filipe e Sara bem podiam ter regressado lá para casa, enquanto não arranjam uma só sua. Henrique lembra que foi ela quem os fez sair e a mulher responde que foi ele quem expulsou Madalena. Henrique irrita-se e pede-lhe que avise Mateus que tem de devolver o carro, pois foi ele quem o pagou. Ao ambiente fica tenso e Henrique deixa Eva e Laurinda sozinhas.

Com falta de homens para sair para o mar, João decide dar uma nova oportunidade a Xavier e admite-o a bordo outra vez. Xavier aproveita o facto de estar com Leonor para pedir desculpa por lhe ter invadido a casa. Messias aparece para sair com o pai e ostenta um ar miserável, desgostoso por ter afastado Rute da sua vida. Idalina recomenda a João que não se deixe apanhar pelo mau tempo que vão enfrentar no mar.

Diogo encontra-se com Sílvia na Lataria e ele diz que ficou contente quando recebeu a sua mensagem a convidá-la para sair. Ele confessa estar preocupado com mais uma aventura de Leonor no mar e Sílvia fica espantada com a coragem dela, acrescentando de seguida que não haverá problema com um mestre tão experiente como João. Sílvia consegue convencer Diogo a acompanhá-la de novo nas caminhadas.

Para que Adelaide e Rogério não ouçam, Tina sussurra para a mãe que devia tê-la prevenido que eles iam ficar a dormir lá em casa. A avó aparece nesse momento e convida-as para rezarem o terço consigo. Tina responde com impaciência que já o fez a tarde e vai para o quarto. Cremilde fica à mercê da sogra e é obrigada a rezar com ela e Rogério.

Gonçalo tenta fazer as pazes com Patrícia mas ela rejeita-o, de novo agastado por ele ter dito que esteve com Kika a escolher o novo barco que lhe vai dar.

Martim perdoa a Amélia por ela lhe ter escondido que tinha pago para ficar com Carlota e a mulher aceita, quase como contrapartida, que ambos apoiem Carlota de ele quiser procurar o pai biológico. Ela entra nesse momento para dar as boas noites aos pais e eles deixam-na radiante ao permitirem que volte de novo a ver Tiago, desde que seja ali em casa.

A tempestade aumenta de intensidade e Sebastião começa a ficar preocupado pois não consegue falar com Madalena.

Eva vai a casa dos pais a meio da noite e arranca Henrique à cama, pedindo ao pai que a acompanhe, pois houve um problema com um dos barcos.

Diogo acorda estremunhado com o bater insistente na porta de casa e, quando abre, depara-se com Sílvia que está ensopada por causa do temporal e lhe conta da forma mais suave que sabe que o Rainha Celestial foi ao fundo. Diogo fica em choque, receando perder Leonor para sempre. 

Pages: 1 2 3 4 5