“Mar Salgado”: Resumo de 27 de abril a 3 de maio

212º Episódio 

Destaque: Antes do jantar de boas vindas a Rodrigo no Hotel Salinas, o irmão de Martim, acossado por Gonçalo, acusa-o de ter violado uma mulher há três anos atrás e quando ele grita a sua inocência, revela que ele fez o mesmo com Patrícia, quando ainda eram casados. Kika, Carlota, Leonor e Martim ficam estarrecidos com o que ouvem.

Gonçalo ouve com estupefacção o relato de Helena, que lhe assegura que quem a agrediu e violou na noite em que supostamente deveriam ter estado juntos, foi Rodrigo e não ele. A mulher conta que quando ele ficou alcoolizado, chamou Rodrigo para o levar e que ele a forçou a ter relações. Como ela recusou, ele deixou-a inconsciente com pancada e montou o cenário para o incriminar. Gonçalo fica furioso por perceber que Rodrigo lhe extorquiu dinheiro em nome de Helena e pede a ajuda dela para se vingar e limpar a sua imagem. Ela, no entanto, diz que só quer esconder aquela história e recusa falar mais do assunto, pois está magoada com Gonçalo por a ter abandonado naquela noite.

Patrícia confessa a Antónia que o facto de estar mais perto de Kika, ajudando-a nas rotinas diárias lhe tem feito bem. Antónia, por seu lado, diz que ela tem de retirar a proposta que faz a André para comprar a sua parte da empresa, porque Gonçalo tem o direito de preferência por ser sócio e que assim poderia bloquear a venda. Patrícia lamenta não poder ajudar mais e lembra-se que Martim e Rodrigo combinaram um jantar para essa noite. Antónia confirma que sim e que vai estar presente para ver Carlota, mas pede a Patrícia que não vá, para evitar constrangimentos com Leonor. Ela tenta então que Kika também não vá, mas Antónia mostra-se firme e diz que quer a neta ao seu lado. Patrícia não tem outro remédio senão acatar e muda de assunto para contar que Frederico foi intimado para ir responder à polícia pelo que lhe fez, mas que está desaparecido.

André desabafa com Diogo e revela que pode vender parte da empresa a Vera, na tentativa de a salvar. De seguida pergunta a Diogo se vai estar presente no jantar de Martim e Rodrigo e ele responde que não, justificando que não se sente à-vontade. André confirma que também não vai, pois não consegue suportar ver Martim com Leonor. Entretanto, André lembra-se que há muito não vê Diogo com o kit da diabetes. Ele mente, dizendo que está tudo bem.

Rute reclama para si parte igual da conta conjunta que tem com os irmãos, depois de Sílvia confirmar que se inscreveu no curso de gestão hoteleira com o dinheiro dessa conta. Daniel censura Rute e justifica que a despesa que está a ser feito na formação de Sílvia é um investimento de futuro. Rute sai indignada a dizer que o que está a acontecer é uma injustiça.

Tina e Joni fazem uma coligação para gerirem juntos a associação recreativa, pois ela reconhece que o trabalho é demasiado só para ela. O acordo é selado com um aperto de mão e não sem que antes se provoquem um ao outros. Messias e Vitória deixam-nos envergonhados porque assim que apertam as mãos, demoram para as largar. Entretanto, Tina recusa começar a trabalhar nesse mesmo dia, pois tem um jantar com um amigo. Joni fica com ciumes mas disfarça a irritação.

Gonçalo procura Rodrigo e bate com violência à porta do seu quarto no hotel. Como ele não abre a porta, telefona-lhe para o telemóvel e arrasa-o, dizendo que já sabe que ele o traiu, pois falou com Helena que lhe contou que foi ele que a agrediu e violou. Rodrigo está a observar Gonçalo ao longe e desliga-lhe o telefone na cara, refugiando-se muito nervoso no gabinete de Martim. Teresa aparece nesse momento e ele pergunta pelo irmão, escondendo a ansiedade quando a secretária diz que ele tinha uma reunião, sem hora para voltar. Rodrigo pede uma bebida e descrição, pois não quer ser incomodado.

Sebastião mostra-se desolado e censura Martim por não lhe ter contado que Madalena pediu a demissão do hotel porque quer ir para o Dubai. O amigo aconselha-o a procurá-la para se reconciliarem mas o escritor encontra justificações na diferença de idades para não o fazer. Martim tenta arrancá-lo de casa e convida-o para ir ao jantar que vai ter com a família, mas Sebastião recusa.

Henrique censura Laurinda por ter ido pedir ajuda a Sebastião para evitar que Madalena vá para o Dubai. O armador prefere que a filha vá para longe, do que vê-la de novo com o escritor e lembra à mulher que é a segunda vez em pouco s dias que o desilude, pois antes encobriu Mateus. Ela dispara que se ele não faz nada pelos filhos, faz ela.

Filipe insiste em comprar uma casa para viver com Sara e os filhos, quando os houver. Ela reafirma que têm é de pagar as dívidas e só depois pensar nisso. Laurinda concorda com a nora e deixa Filipe encabulado ao perguntar como é que estão a correr as tentativas para Sara engravidar.

Bento segura nas mãos de Cremilde como se estivesse a pedi-la em casamento e convida-a para um jantar romântico. A peixeira aceita mas com a promessa de ser tudo por conta dele. Bento rouba-lhe um beijo e ela põe-no em sentido. Tina procura Adelaide e quando a avó se prepara para ir à missa, repreende-a, pois foi obrigada a dividir a presidência da associação com Joni, porque ela falsificou a votação. Cremilde censura a sogra por ter feito batota a favor de Tina mas ela desvaloriza o assunto.

Madalena mostra-se decidida a ir para o Dubai, depois de mais uma discussão com Sebastião e pede a Sílvia que marque um café com Diogo para que ele lhe dê algumas dicas, pois já lá viveu. Sílvia fica constrangida e mas disfarça, acrescentando que a sua história com Diogo está arrumada no baú, tal como a dela com Sebastião.

Pedro goza com Hugo e conta a Tiago que ele vai encontrar-se com uma senhora para jantar mas que vai ser corrido quando ela o vir. Tiago ouve a história sem grande interesse mas avisa Hugo que vai pagar muito dinheiro para jantar no Salinas de Tróia. Os amigos reparam que ele está aborrecido e Tiago conta que discutiu com a mãe porque ela mandou desenhos seus para um concurso e não lhe pediu autorização. Apesar de ter ganho o terceiro prémio, Tiago não perdoa a Catarina.

Rodrigo implora ajuda a Martim, dizendo que precisa desesperadamente de dinheiro para pagar uma divida que não sabia que tinha. O irmão recusa, mas ele propõe vender-lhe a sua parte da herança dos avós. Rodrigo fica agastado porque Martim diz que essa partilha ainda vai demorar, pois tem de falar com o advogado e porque ele o manda arranjar para o jantar de família.

Rodrigo esgueira-se para o quarto, com a preocupação de se esconder de Gonçalo.

Gonçalo espera por Rodrigo no bar do Hotel Salinas. Enquanto conversa com André, insiste para que ele lhe venda os cinco por cento que tem na empresa de conservas mas o irmão afirma que nunca lhe dará tal poder. Martim aparece entretanto e Gonçalo diz que está ali apenas para falar com o irmão dele. Martim responde que nem quer saber o motivo, pois deve ter a ver com dinheiro.

Carlota vai buscar o tio ao quarto quando ele se prepara para fugir. Ao ver a sobrinha, Rodrigo não consegue evitá-la e segue com ela para o jantar. Assim que o vê, Gonçalo vai ao seu encontro para conversarem. Rodrigo tenta deixar o assunto para depois do jantar, mas Gonçalo agarra-o por um braço e força-o a acompanhá-lo. A situação torna-se mais tensa e Rodrigo joga tudo para se safar. No exacto momento em que Antónia entra com Kika, Rodrigo acusa Gonçalo de ter violado e espancado uma mulher. Martim fica estupefacto, Leonor diz que aquela conversa não deve acontecer à frente das miúdas e André manda o irmão embora. Ele grita que é mentira e que foi Rodrigo quem violou a mulher. O irmão de Martim joga uma cartada ainda mais alta e acusa Gonçalo de ter violado até a própria mulher e que ela fez queixa dele. Leonor, Martim, Carlota e Kika ficam ainda mais chocados com estas revelações.

Pages: 1 2 3 4 5 6