“Mar Salgado”: Resumo de 27 de abril a 3 de maio

 213º Episódio

Destaque: Gonçalo atrai Frederico à fábrica de conservas a pretexto de aceitar a aliança que ele lhe propôs para voltarem a controlar o negócio. No entanto, depois de o pai confessar que foi seduzido por Patrícia e roubado por ela, Gonçalo faz entrar no gabinete dois polícias para o prenderem

Depois de Rodrigo acusar Gonçalo de ter espancado e violado uma mulher, ele tenta defender-se e nega ter cometido tal crime, afirmando que foi precisamente o irmão de Martim a fazê-lo. Kika chora de raiva e grita que vai esquecer que Gonçalo é seu pai e que o odeia. Carlota pede a Leonor para ir para casa porque está maldisposta. Gonçalo ameaça Rodrigo, mas André diz ao irmão que ninguém acredita nele e impede-o de seguir Kika quando ela decide abandonar o hotel. Antónia segue com André atrás da neta e Martim proíbe Gonçalo de frequentar o Hotel Salinas.

Kika corre pelos corredores do hotel e cruza-se com Hugo. Ele percebe que ela está a chorar e Kika acaba por se deixar envolver no seu abraço. Antónia e André quebram o momento e Kika afasta Hugo, gritando para que a deixem em paz. Gonçalo agrava a situação e deixa a filha desesperada por insistir em falar com ela. Antónia expulsa Gonçalo com a ajuda de André e Hugo retira-se dizendo que tem um encontro. André sugere a Kika um passeio na marina para se acalmar e segue com ela e Antónia.

Entretanto, Martim confronta Rodrigo com as acusações que fez a Gonçalo mas o irmão mente e não retira uma vírgula ao que disse. Rodrigo mantém a história de que Gonçalo espancou e violou uma mulher e que a sua única culpa foi tê-lo encoberto. Martim ainda desconfia da história por alguns instantes mas o irmão consegue convencê-lo. Rodrigo acrescenta que quer desculpar-se a Carlota pela situação inconveniente que criou e defende que, tanto ela como Leonor, estariam melhor a viverem ali no hotel.

Hugo irrita o empregado do restaurante do hotel porque lhe pede um copo de água da torneira para beber enquanto espera por Tina. Quando ela chega para o seu encontro estranha vê-lo por ali mas Hugo esforça-se por ser romântico e diz que está ali para uma noite inesquecível. Tina diz que também está á espera de uma pessoa e que se vai afastar porque não quer ser vista com um miúdo. O rapaz fica frustrado e ganha coragem para reagir, enviando-lhe uma mensagem a dizer que está no balcão. Ela olha, vê André e vai ter com ele, convencida de que é ele o seu admirador secreto. Ele não percebe as insinuações e avanços da peixeira e despede-se dela a dizer que tem de se ir embora, pois está a meio de uma crise familiar. A peixeira, fica frustrada e Hugo irritado, quando ela diz que vai para casa porque a pessoa que ia jantar com ela teve que ir embora.

Elsa regressa a casa na companhia de Pedro e mais uma vez discute com Júlia, agora porque a mãe a repreende por não ter avisado que estava na Lataria com o namorado e Tiago. Elsa fica ainda mais irritada quando a mãe vê o relógio que ela tem no pulso e diz que não quer que ela ande com coisas emprestadas.

Catarina confessa a Eva a sua ansiedade por não conseguir falar com Tiago. O filho chega entretanto com Nuno e cumprimenta-a de forma rápida e seca. Catarina vai atrás dele para a cozinha e Eva fica a conversar com Nuno, mas acabam por entrar de novo em choque porque ele continua pouco interessado em casar, ao contrário do seu desejo, pois considera esse passo primordial para a seguir terem filhos.

Catarina tenta que Tiago lhe perdoe por ter enviado os seus desenhos para um concurso sem a sua autorização, fazendo-lhe ver que acabou por resultar, pois ele acabou por ganhar um prémio. O filho não desarma e Eva diz que foi ela quem sugeriu a Catarina que enviasse os trabalhos. O rapaz não desarma e deixa-as a falar sozinhas, depois de garantir que não vai à exposição nem tão pouco receber o seu prémio.

Madalena censura Laurinda por ter ido falar com Sebastião e lhe ter contado que ela tenciona partir para o Dubai. Henrique choca a filha e dispara que para ela esquecer o escritor até lhe paga a viagem para a Sibéria. Laurinda fica agastada com o discurso do marido e Mateus pede que se calem pois não consegue concentrar-se no trabalho. O pai liga a televisão, ignorando a vontade dele e sugere-lhe que arranje um escritório para trabalhar.

Rute tenta negociar com os irmãos e propõe esquecer que Sílvia está a tirar um curso pago com o dinheiro da conta que têm em conjunto, desde que eles também esqueçam as suas dívidas. Daniel e Sílvia recusam, pois recusam comparar os gastos em formação com a compra de vestidos e sapatos. Hugo não participa da conversa e justifica que acabou por ir para casa mais cedo que o previsto porque ficou sem paciência para aturar os amigos, escondendo que não teve coragem para se declarar a Tina nem para se apresentar como seu admirador secreto.

Tina continua convencida de que André é o seu admirador secreto e conta a Cremilde que já se encontraram mas que ele não assumiu os seus sentimentos, porque para além de estar a resolver um problema que deve ter sido criado por Gonçalo, também deve ser tímido. Cremilde fica preocupada por causa de Kika.

Patrícia envenena Antónia contra Gonçalo e diz que devia ir a tribunal tentar recuperar a guarda da filha. Antónia decreta que a família não precisa de méis escândalos e garante que no que depender de si, Gonçalo nunca mais verá a filha.

Gonçalo vai confrontar Rodrigo com as mentiras que disse sobre si, acusando-o de ter violado Helena. Rodrigo mantém a sua versão e Gonçalo precipita-se sobre ele, agarrando-o pelos colarinhos. Martim aparece nesse momento e salva o irmão, expulsando Gonçalo do hotel sob a ameaça de chamar a segurança se ele não aceitar sair a bem.

Leonor comenta com Júlia mais um escândalo protagonizado por Gonçalo e lamenta que Kika e Carlota tenham assistido às revelações que Rodrigo fez perante toda a família. A mergulhadora assume que não gosta do futuro cunhado, até porque ao encobrir Gonçalo, parece ser igual a ele. Júlia recebe uma mensagem de Elsa a informá-la de que vai para casa de uma amiga e desabafa que ela está a dar sinais preocupantes de rebeldia. Leonor diz que deve ser apenas uma fase da idade.

Gonçalo força a entrada na casa dos Queirós mas Kika recusa-se a falar com ele. Antónia avisa-o que se não deixar a filha em paz até sem os dias de visita ficará. O telemóvel de Kika toca e Antónia atende, despachando Frederico, que insiste em falar com a neta. Gonçalo, estranha que o pai continue a procurar Kika e diz que não vai permitir que ele se aproxime dela. Antónia não lhe dá crédito e volta a pedir-lhe que se vá embora. Ele cumpre o desejo da mãe mas afirma que ela ainda vai dar o braço a torcer quando perceber que ele está inocente, desta vez.

Nuno fica incrédulo ao ouvir André detalhar-lhe mais um escândalo que agora envolve Gonçalo numa história de violência física e sexual com uma mulher. André ainda acrescenta que como se não bastassem todos os problemas que tem, Vera também recusou comprar-lhe parte da empresa. Eva aparece entretanto e fica frustrada porque Nuno recusa acompanhá-la no pequeno-almoço alegando que já está de saída para ir treinar com André. Catarina aparece entretanto e desabafa que decidiu não ir trabalhar porque dormiu muito mal, depois da discussão com Tiago e que ele nem bom dia lhe deu. Eva acha que ele e Nuno estão a jogar o mesmo jogo e pede ajuda a Catarina para conseguir reaproximar-se do namorado.

Mateus acaba a aplicação informática que estava a fazer e auto-elogia o trabalho que fez, arriscando que deve tratar-se da sua melhor criação. Henrique estranha o facto de ele ter terminado dentro do prazo estabelecido e ainda mais a sua determinação para ir reunir com o cliente. Laurinda vem de dentro e anuncia que foi convidada para oradora do congresso europeu de aquacultura. Mateus dá os parabéns à mãe, que fica irritada por Henrique desvalorizar aquele convite e dizer que não tenciona acompanhá-la.

Gonçalo vai ao escritório do doutor Pinto e pede-lhe que informe Frederico de que decidiu aceitar a aliança que o pai lhe propôs e que está disposto a reunir-se com ele nos escritórios da fábrica. Depois de Gonçalo sair, o advogado telefona a Frederico e informa-o de que o filho quer encontrar-se com ele, mas avisa-o que deve ter cuidado, pois a polícia quer que ele deponha.

Amélia convence Antónia a permitir que ela deixe a clínica e compromete-se a continuar os seus tratamentos em casa, prometendo que vai aceitar que Carlota viva com Leonor, argumentando que está farta de sofrer e que nada do que fez para evitar que elas ficassem juntas resultou.

Gonçalo deixa Frederico sem reacção quando lhe diz, no seu gabinete, que nunca faria uma aliança com o homem que apontou uma arma à sua filha, forçando o pai a confessar que se deixou seduzir por Patrícia e que ela lhe roubou 5 milhões de euros que ele tinha numa conta secreta nas Ilhas Caimão. Gonçalo fica furioso por perceber que o pai foi para a cama com a sua própria mulher e mãe da neta e não resiste a agarrá-lo pelos colarinhos, empurrando-o contra a secretária. Frederico desaba a chorar e implora o perdão do filho. Gonçalo olha-o com desprezo, dizendo que a conversa fica por ali, ao mesmo tempo que dá entrada a dois polícias, sob o olhar derrotado do pai. 

Pages: 1 2 3 4 5 6