Saiba como vão ser os primeiros episódios de “Belmonte”

Episódio 2

Os familiares de Emílio Belmonte são chamados e levantam-se, simultaneamente, Paula e João. Os dois olham-se surpresos. Sofia e Gustavo ficam apreensivos. Sofia aproveita o momento para revelar a João a vida dupla do seu pai, no entanto, apresenta-se desde já como esposa legítima de Emílio. João ainda que relutante com a história dá o benefício da dúvida. A verdade é revelada também a Paula, que fica atónita e obstinada. Sofia começa por revelar a João que pretende que todos em Portugal saibam da sua existência. Contudo, João pede algum tempo para dar a notícia aos irmãos, pois devido à intensidade da novidade prefere que seja dada pessoalmente. Sofia concorda e convida-o a ficar com elas durante a sua estadia no Brasil.

Rumo a casa de Sofia, João pede para que o levem até ao local onde o Emílio teve o acidente, deixando Sofia reticente. João e Paula insistem e Sofia acaba por ceder. Já no sítio, João inquere Sofia sobre os pormenores da morte do pai. Paula e João observam o local do acidente, mas subitamente, João é atraído por um barulho vindo da mata e corre na sua direção. Paula quer segui-lo mas Sofia impede-a. João volta pouco depois com um sagui nos braços, entram no carro e seguem para casa.

Na herdade dos Belmonte, prepara-se o velório sob a orientação de Inês, que enche a capela de flores. No estábulo um dos animais precisa da ajuda da veterinária Julieta, que acorre, após Pedro a alertar. Depois de Julieta observar o animal, Pedro revela que sempre acreditou que as coisas tomassem outro rumo, o que deixa Julieta desconfortável. Pedro confessa que só perderá as esperanças depois do casamento com João, mas Julieta explica-lhe que essa hipótese nunca existiu. A conversa é interrompida por Carlos, a quem Julieta pede informações sobre João, mas sem sucesso. Carlos percebe o momento entre Pedro e Julieta. Todos têm conhecimento de que Pedro foi apaixonado por Julieta em adolescente mas que esta nunca lhe correspondeu e que, em vez disso, apaixonou-se por João.

Na fazenda do Brasil, João tem o primeiro contacto com tudo o que diz respeito à vida dupla de Emílio. Encara pela primeira vez, todas as fotografias da segunda família do pai e vê livros que ele próprio tem em casa. Paula e João começam a conversar sobre as suas experiências e educação e percebem a similitude entre os dois, natural de quem partilha o mesmo pai. João fala sobre o seu curso de literatura que a mãe nunca apoiou e de como se dedicou a ser enólogo, por esse motivo está encarregue das vinhas e do azeite dos Belmonte. Paula revela que tem uma licenciatura em Agronomia. Ambos começam, cada vez mais, a criar empatia. Toda a situação é testemunhada atentamente por Sofia.

No registo civil de Corumbá, no Brasil, Gustavo recebe das mãos de uma funcionária um falso registo de casamento, com os nomes de Sofia e Emílio. Em troca, Gustavo dá um envelope com dinheiro. Seguidamente dá a boa notícia, sobre o sucesso do plano, a Sofia que se mostra vingativa e rancorosa com as promessas de Emílio e pelos anos de espera.

Em casa dos Milheiro, Miguel e Anabela pressionam Julieta para não ceder a um possível pedido de João para adiar o casamento, ainda que seja pelo luto do pai. Esta atitude deixa Julieta chocada e furiosa com os pais. Pouco depois tenta ligar a João mas este não se encontra disponível, situação que a deixa ainda mais entristecida.

No Brasil, João vê um duplicado da edição do seu livro de Hamlet, Shakespeare. Paula e João percebem que o pai educou-os de forma igual em quase tudo. Gerando uma estranha compreensão mútua.

Na estalagem, Ana dá pela falta de Laura Pires e pede ao marido para averiguar se Laura ainda estará no quarto. Na zona do bar, Alistair aproxima-se de Ana para ouvir a conversa acerca de Laura. No quarto da ativista, Henrique encontra o saco da hóspede e algumas roupas espalhadas. Aproveita para ver se a câmara que tem instalada, atrás de um espelho, está bem instalada. Retira ainda do saco de Laura um soutien, que contempla fascinado. Henrique volta à receção e descansa Ana, dizendo-lhe que provavelmente Laura só se ausentou, devido a algum contratempo sem importância. Entretanto, Alistair interpela Hugo, que ali está a trabalhar no computador, sobre o artigo da morte de Emílio Belmonte. Hugo conta-lhe todos os pormenores e este ouve atentamente.

Em casa dos Belmonte, os irmãos interrogam-se sobre a falta de notícias de João e o facto deste se encontrar no Pantanal. Mário telefona-lhes e informa-os apenas do dia da chegada de João. A curiosidade fica instalada no seio familiar.

No Pantanal, sob o luar, João e Paula partilham o silêncio da noite estrelada. Paula tem ao pescoço o colar dado pelo pai e, João reconhece-o. Pensa que terá sido de sua mãe, Clarisse. Paula conta-lhe que quando Emílio lhe ofereceu o colar disse-lhe que era da sua avó. Paula confessa-lhe o desejo de ir a Portugal e João que ouve atentamente, tenta consolá-la. Paula abraça-o e os dois acabam por adormecer nos braços um do outro. No dia seguinte, Sofia testemunha a situação, pouco antes de João despertar. João acorda atordoado, quer pelo acontecimento, quer por constatar a beleza de Paula enquanto dorme. Quando João entra em casa, Paula, ainda deitada na cama de rede, abre os olhos numa expressão de felicidade amarga. A jovem esteve sempre acordada a desfrutar do abraço de João.

Na estalagem, Ana é abordada pela Tenente Susana que procura informações sobre Laura. Depois da denúncia de desaparecimento, Susana pede a Ana que não deixe ninguém entrar no quarto onde Laura esteve instalada. Ana anui apreensiva.

Na Igreja, Joana pede para se confessar ao Padre Artur. Este ouve a crente. Joana confessa estar apaixonada por um homem que não lhe pode retribuir esse amor, pois o homem por quem se apaixonou é comprometido. Joana recusa-se a dizer o nome do homem e acrescenta que é um homem inatingível. O Padre aconselha-a a afastar-se o mais possível do dito homem, para que não se magoe. Ao ouvir o conselho do Padre Artur, Laura fica demasiado perturbada e sai de rompante pela igreja. Artur suspira de alívio.

Na estalagem, a Tenente Susana começa a interrogar Faustino e este dá-lhe as informações, enquanto faz alguns cocktails. Susana observa-o, com um olhar tentador, mas consegue concentrar-se nas perguntas. Fica a saber que a ativista comia carne e que há pessoas que testemunharam isso, como por exemplo Hugo e Alistair. Sequencialmente, interpela Henrique pedindo-lhe para visionar as gravações das câmaras de vigilância da estalagem, ao que este anui nervosamente. Esta visiona as filmagens, mas nada encontra, apenas consegue ver Laura a dirigir-se para o quarto mas nenhuma imagem a sair. Susana pede para que seja feita uma cópia dos vídeos.

Mais tarde, Susana, no recanto do seu quarto, bebe uma garrafa de vinho que esconde debaixo da cama. Simultaneamente, na estalagem, Hugo pesquisa na internet informações sobre Laura Pires.

No palheiro, Luísa e Lucas voltam a encontrar-se. Lucas pede-lhe consolo e tenta beijá-la mas Luísa mostra-se irredutível por temer o pai, que já anda desconfiado.

No moinho a adaptação dos quatro casais não é fácil. Filomena e Rafael desconfiam dos estranhos hábitos de meditação de Flip e Íris. Rafael decide esconder uma arma em casa para o caso de Flip e Íris revelarem-se perigosos. Enquanto Íris se perde com o seu brinquedo favorito, um tablet, Rafael conta a Flip sobre Emílio Belmonte, que foi quem comprou as suas terras. Nessa mesma tarde, Íris vai sozinha à cidade e levanta algum dinheiro no multibanco, que esconde numa capa falsa de um livro.

Na interior da capela da Herdade Belmonte, os irmãos já se encontram a receber os familiares, amigos e conhecidos da terra. Esperam pelo irmão João e quando este chega no carro funerário vem também o carro de Mário. João sai e enfrenta o olhar curioso de todos, recebendo Julieta nos seus braços. Paula e Sofia surgem, deixando todos perplexos. Os irmãos interrogam João que, à parte, lhes conta sobre a vida dupla do pai e que Sofia foi sua amante ainda em Portugal quando Clarisse, a mãe dos cinco, estava doente. Os irmãos ficam incrédulos e exaltados. Enquanto os cinco discutem, a empregada D. Maria repara no colar que Paula tem no pescoço, reconhecendo-o como tendo sido da patroa. Faz um comentário que deixa Sofia incomodada. Sofia resolve interferir e revela a todos os presentes, em voz alta, que é viúva de Emílio e que Paula é a única filha biológica de ambos. Sofia fita os irmãos, segura de si, deixando-os em choque.

Pages: 1 2 3 4 5